Como escolher o software contábil ideal para meu escritório?

Escolher um software contábil para dar agilidade nas rotinas de trabalho não é uma tarefa fácil. Ele precisa ser eficiente, fácil de ser utilizado e contribuir para que a equipe consiga cumprir com todas as obrigações acessórias.

Há muitas opções no mercado, o que torna ainda mais difícil o processo de decisão. Mas não se preocupe! Preparamos 7 dicas para ajudá-lo a escolher o sistema ideal para o seu escritório contábil ou empresa. Vamos conferir?

como-escolher-o-sistema-contabil-ideal

1. Consulte as opiniões de outros contadores

A decisão deve ser sua, mas é sempre válido consultar a opinião de outros usuários do sistema. Por isso, é indicado conversar com contadores que utilizam determinado software contábil.

Além disso, pode-se verificar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui. Dessa maneira, você terá maior embasamento para fazer a escolha certa.

2. Compare as funções disponibilizadas

O software contábil precisa atender ao máximo as necessidades da sua equipe no dia a dia. Por isso, verifique as funções disponibilizadas pelos programas que estão no mercado e identifique quais são mais utilizadas no seu escritório ou empresa. Afinal, não adianta adquirir um produto que ninguém usará.

Também considere outras facilidades disponibilizadas que podem trazer melhorias para as suas rotinas como: agendas tributárias, relatórios gerenciais, entre outras funcionalidades.

3. Busque a automatização dos processos

Há tantas obrigações acessórias para cuidar e impostos a pagar que não é mais possível fazer os processos manualmente.

Por isso, procure por um sistema contábil que permita a automatização de tarefas como: conciliações bancárias, lançamentos de informações em qualquer época do ano e demonstrações de resultados.

4. Procure um software que permita a integração entre ferramentas

Diante da complexidade das atividades desenvolvidas pelos contadores, geralmente é utilizada mais de uma ferramenta para que seja possível desempenhar todas as tarefas.

Por isso, procure um software que possibilite a integração entre os módulos. Sendo assim, dê preferência para um sistema que permita encontrar as notas fiscais eletrônicas, o Sped Fiscal e outras obrigações acessórias mais facilmente. Isso economizará tempo de trabalho e dará mais segurança para as informações.

5. Tenha segurança dos dados

As informações financeiras de uma empresa são confidenciais e precisam ser armazenadas com segurança. Por isso, procure um software que arquive esses dados corretamente, evitando que pessoas mal intencionadas tenham acesso a eles.

6. Considere o atendimento ao consumidor

Ao analisar as opções de software contábil leve em consideração o atendimento ao consumidor. Quais os meios disponibilizados para esclarecimentos de dúvidas? Como você é atendido?

Uma boa assistência fará toda a diferença no momento que você precisar de ajuda para resolver um problema.

7. Faça testes gratuitos

Muitas empresas disponibilizam versões gratuitas para que o cliente possa experimentar o software contábil. Desse modo, já é possível verificar a rapidez no funcionamento e se a plataforma é intuitiva, permitindo o uso com facilidade.

Aproveite para usar a versão gratuita e esclarecer as dúvidas com os atendentes antes de adquirir o sistema.

Agora você já sabe quais os fatores devem ser considerados na hora de escolher um software contábil. Aproveite a sua visita e leia o post “Entenda as funcionalidades de um programa de contabilidade”.


Sistema-de-contabilidade-Sibrax-CompletoQuer informações sobre o Pacote Completo para Escritórios da Sibrax? Fale conosco.
Tem outras dúvidas? Entre em contato com um atendente online.
Fique por dentro das dicas da Sibrax! Siga facebook.com/sibraxsoftware