Como manter diferenciais competitivos no escritório de contabilidade?

Como consumidor, você provavelmente deve buscar produtos ou serviços que oferecem qualidade, bom preço e algo que os destaque dos outros, certo? Os escritórios de contabilidade também devem se preocupar com os diferenciais competitivos que podem apresentar aos clientes. Caso contrário, correm o risco de oferecerem apenas serviços básicos que podem ser substituídos por uma empresa mais “em conta”.

Nesse sentido, o serviço de um escritório contábil pode compreender o planejamento de estratégias para aperfeiçoar a gestão empresarial. Vamos conferir?

diferenciais competitivos no escritório de contabilidade

Disponibilize serviços diferenciados

O que acha de investir na especialização dos serviços do escritório contábil? Para isso, é necessário contratar funcionários altamente qualificados e fornecer meios para que eles busquem, cada vez mais, cursos de atualização.

Depois, é necessário criar diferenciais competitivos. Para tanto, o escritório pode disponibilizar serviços que vão além das funções contábeis e fiscais. Veja algumas opções:

  • oferecer consultorias financeiras para que as empresas possam ampliar a lucratividade;
  • desenvolver a contabilidade gerencial para auxiliar os gestores com avaliações que possam contribuir para decisões estratégicas;
  • orientar sobre possíveis problemas que podem surgir e a maneira mais correta de solucioná-los.

Desse modo, o escritório contábil consegue agregar valor ao serviço prestado e se destacar em relação aos concorrentes.

Foque na qualidade

Outro fator primordial para um escritório de contabilidade é assegurar o máximo de qualidade em seu trabalho. Para isso, é necessário que os colaboradores se mantenham atualizados sobre as mudanças na legislação, uso de ferramentas contábeis e estratégias adotadas por outras empresas.

Sendo assim, é recomendável assinar revistas especializadas no setor, incentivar a capacitação profissional com benefícios salariais e realizar a dispensa de funcionários para eventos da área.

Adote estratégias para fidelização de clientes

Crie um relacionamento transparente e duradouro com os clientes do escritório contábil. Mantenha uma comunicação efetiva, preocupe-se com a opinião deles e procure cumprir os prazos. Atitudes simples e positivas podem aumentar a fidelização de clientes e garantir o faturamento no final do mês.

Use a tecnologia como uma aliada

O setor contábil lida com uma variedade de dados diariamente. Para atender as demandas das empresas e tornar o processo cada vez mais ágil, é essencial adotar o uso da tecnologia. Os softwares contábeis oferecem inúmeras ferramentas para agilizar o trabalho do contador como:

  • conciliação dos lançamentos contábeis;
  • projeção de orçamentos;
  • balanços patrimoniais;
  • resultado de lucro ou prejuízo, entre outros.

Ao utilizar um sistema de ponta, o escritório conseguirá assegurar o cumprimento dos prazos e ganhar a confiança do cliente.

Tenha sempre o registro ativo no CRC

A manutenção do cadastro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é uma obrigatoriedade que mantém a credibilidade do escritório contábil. Portanto, não se esqueça de mantê-lo sempre regularizado.

Como você pode perceber, os detalhes podem fazer toda a diferença na hora de oferecer um serviço especializado para os clientes.

Quais os diferenciais competitivos que você já adota no seu escritório contábil? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!

Baixe nosso e-book grátis e descubra como aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade

One thought on “Como manter diferenciais competitivos no escritório de contabilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *