Qual é a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?

Ao solicitar um sistema para emitir documentos eletrônicos você já deve ser deparado com o requisito “certificado digital”, e se você está se perguntando se sem ele consegue realizar a emissão, a resposta é não.

O certificado digital é fundamental para validar sua autoridade no meio digital e verificar se suas informações são autênticas.

Atualmente, existem dois tipos de certificados digitais, o A1 e o A3. Embora se pareçam, existem diferenças entre eles, e você precisa saber qual é o ideal para a sua empresa.

Neste artigo, você esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

Qual é a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?

O que é o certificado digital?

O certificado digital é um arquivo eletrônico de validação jurídica para transações eletrônicas e serviços via internet.

Para que serve o certificado digital?

Os certificados digitais possibilitam que as empresas se identifiquem e garantam a integridade e autoria sobre um arquivo eletrônico de forma segura.

O que é preciso para adquirir um certificado Digital?

Antes de começar a procurar seu sistema emissor de documentos fiscais eletrônicos, é necessário adquirir o certificado digital com uma Autoridade Certificadora – entidade responsável por emitir certificados digitais – e seguir o passo a passo de adesão com todos os dados necessários para autentificação impostos pela certificadora contratada.

Certificado digital A1

O certificado digital A1 é gerado eletronicamente, instalado direto na máquina do usuário e armazenado em um pendrive.

Uma das principais diferenças do certificado digital A3 é o seu tempo de validade, após 12 meses de uso é preciso renová-lo.

Principais vantagens do certificado A1:

  • Pode ser instalado no servidor da empresa;
  • Pode ser instalado em diversos computadores;
  • Ideal para softwares de emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Não precisa de senha para ser validado.

Certificado digital A3

O certificado digital A3 vem em formato físico, cartão ou pendrive, e é bastante utilizado tanto pela sua validade com um prazo mais extenso e a autentificação para outras obrigações contábeis.

Ele precisa de um dispositivo token USB e utilização de senhas. Isso garante uma maior segurança para a empresa enviar as suas informações.

Normalmente, a validade do certificado digital A3 é de aproximadamente 3 anos. Uma das desvantagens é que esse tipo de certificado digital só pode ser usado em um único computador por vez.

Principais vantagens do certificado A3:

  • Pode ser usado para acessar o SPED Contábil, a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) e o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Sicomex);
  • No estado de São Paulo, ele é aceito pelo DETRAN para a E-CNHsp e o CRVsp;
  • O usuário pode levá-lo para qualquer lugar.

É importante lembrar que as empresas que necessitam dos certificados digitais e transmissão de informações devem possuir máquinas aptas para receber os arquivos, para evitar qualquer tipo de quebra de dados e erros nas transmissões de informações.

Se você chegou neste artigo com a necessidade de emitir documentos fiscais eletrônicos como NF-e, NFC-e, MDF-e, CT-e ou CT-e os, temos mais uma dica para você, o emissor de documentos eletrônicos mais completo do mercado.

Preencha seus dados no formulário abaixo, baixe o sistema e teste gratuitamente por 30 dias!


3 thoughts on “Qual é a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *