fbpx

Tudo o que o empresário precisa saber para emitir nota fiscal eletrônica

As notas fiscais eletrônicas são essenciais para qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A emissão de nota fiscal eletrônica já é obrigatória na maioria dos estados brasileiros e vem para facilitar o controle fiscal de empresários e consumidores.

Se você tem dúvidas de como implantar e começar a emitir a nota fiscal eletrônica na sua empresa, continue a leitura deste artigo.

Faça o credenciamento na SEFAZ do seu estado

Para emitir nota fiscal eletrônica, a sua empresa precisa estar cadastrada na Secretária de Estado da Fazenda. O cadastro é bem simples, mas segue diretrizes de estado para estado.

Para entender melhor como funciona no seu estado, procure ajuda de um contador profissional, ele poderá orientar e auxiliar nesse processo de pedido.

É necessário ter certificado digital

A nota fiscal precisa de autenticidade da empresa que está emitindo, por isso é necessário que a empresa adquira o certificado digital.

O certificado digital utilizado na nota fiscal eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo ser do tipo A1 ou A3 e conter o CNPJ de um dos estabelecimentos da empresa.

| Entenda melhor as diferenças entre os certificados A1 e A3 no artigo “Qual é a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?

Obtenha o código CSC da sua empresa para emissão de NFC-e

O CSC, como é conhecido o Código de Segurança do Contribuinte, é um dos principais requisitos para uma empresa emitir a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e).

É um código de segurança alfanumérico com 36 caracteres, utilizado para garantir a autenticidade do DANFE da NFC-e.

O CSC é de uso exclusivo do contribuinte e da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado, para garantir a segurança do documento emitido via web.

O Código de Segurança do Contribuinte é essencial no processo de emissão de nota fiscal eletrônica do consumidor. Além da segurança para NFC-e, serve para gerar o QR Code da nota fiscal do consumidor e dar autenticidade para a DANFE da NFC-e.

Sendo assim, o CSC é parte do QR Code da nota e precisa ser informado no programa emissor de NFC-e para que a emissão do documento seja feita.

| Saiba mais em: O que é e como obter o código CSC da sua empresa?

Fique atento ao regime tributário da sua empresa

Contratar um contador e saber exatamente qual é o regime tributário da sua empresa é essencial para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

O profissional da contabilidade sabe exatamente quais são os tributos a serem pagos de acordo com o regime tributário da empresa e também em relação ao limite de faturamento anual.

As notas fiscais comprovam as receitas da empresa e ultrapassar o faturamento total pode ocasionar em desenquadramento do regime.

Saiba qual tipo de documento fiscal sua empresa precisa emitir

Você precisa saber qual é o tipo de documento fiscal eletrônico que sua empresa está obrigada a emitir. Existem diferentes tipos de notas e você precisa ficar atento às diferenças. Elas são:

Tenha um computador adequado e internet de alta velocidade

É primordial que você tenha um computador em pleno funcionamento e uma internet de alta velocidade para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Procure verificar se o seu computador não precisa de formatação ou ser trocado, é importante uma máquina adequada para operar e para evitar erros de conexão e falhas ao emitir a nota fiscal eletrônica.

Evite erros na hora de emitir a nota fiscal eletrônica

É preciso estar muito atento na emissão da nota fiscal eletrônica, pois é um documento que vai muito rápido para a Receita Federal. É necessário preencher todos os campos com muita atenção.

Geralmente, os dados principais que devem constar na nota fiscal são:

  • Dados completos do cliente (razão social, CNPJ, inscrição estadual, inscrição municipal, endereço completo); descrição dos produtos; CFOP (código fiscal de operação e de prestações);
  • Valores;
  • Natureza da operação e códigos de tributação.
  • Empresas com mais de um CNAE, devem discriminar na nota o código emissor correspondente àquela transação.

Invista em tecnologia: adquira um software emissor de notas fiscais eletrônicas

Para emitir notas fiscais eletrônicas, é necessário adquirir um software emissor de notas, que é fundamental para se adequar a essa modalidade.

A Sibrax possui o sistema emissor de notas mais completo do mercado, que emite todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos, NF-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e, CT-e, CT-e OS. É fácil de operar, de baixo custo e contém vários módulos de controle para facilitar a gestão da sua empresa.

Você pode fazer um teste gratuito por 30 dias e conhecer melhor nosso emissor de notas e já começar a emitir suas notas fiscais eletrônicas. Preencha o formulário abaixo e faça o download! 👇

1 Comment

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram