Neste mês de maio, analistas de departamento pessoal já se preparam e começam a enviar informações da folha de pagamento ao eSocial da primeira etapa do cronograma de implantação das empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.
E para quem ainda não começou a se preparar para a segunda etapa, saiba que o eSocial vai mudar – e muito! – a rotina do seu departamento pessoal e na folha de pagamento.
Neste post, abordaremos as mudanças que o eSocial trará para a folha de pagamento e como sua equipe de departamento pessoal deve se preparar para acompanhar cada fase. Confira!
Quais são as principais mudanças do eSocial na folha de pagamento?
O eSocial pode até estar parecendo um bicho de sete cabeças nesse começo, mas ele foi justamente criado pelo Governo Federal para simplificar o envio de informações, substituindo diversas obrigações e unificando todas em uma só.
Mas como tudo o que é novo, o eSocial também implicará em algumas mudanças. Confira a seguir as principais mudanças do eSocial na folha de pagamento:
- Controle de dados: a folha de pagamento precisará ser preenchida com muita atenção, pois os dados que serão enviados não podem estar incorretos;
- Menos burocracia: o eSocial simplifica o envio das informações e diversas obrigações da folha de pagamento, por isso se os dados estiverem todos corretos, o envio será muito mais rápido e simples;
- Prazos de atualização: o eSocial facilita a inclusão de dados rotineiros, acelerando o registro dessas situações;
- Maior fiscalização nos dados da folha de pagamento: o eSocial garante uma maior fiscalização no controle de dados que são passados a fim de que os direitos dos trabalhadores como abono salarial, FGTS e seguro-desemprego sejam garantidos;
- Rotina: contratos de experiência, acidente de trabalho, aviso prévio, também serão comunicados através do eSocial.
Como minha equipe de Departamento Pessoal pode se preparar para o eSocial?
O departamento pessoal precisa estar preparado para as mudanças do eSocial na folha de pagamento. Por isso, é preciso que os funcionários estejam atualizados e a equipe esteja alinhada para acompanhar tais alterações.
A equipe precisa se preparar também em relação ao sistema de folha de pagamento que utilizam, pois o envio de informações será feito por meio dele, para cumprir todos os processos e envio de informações do eSocial.
A seguir, listamos algumas ações que o departamento pessoal pode adiantar para se adequar ao eSocial:
- Qualificação cadastral: validação dos dados dos colaboradores da empresa;
- Cadastros: agora será importante que os cargos e o ponto (horários) estejam atualizados;
- Mais informações serão exigidas, elas são:
- admissão e desligamento do funcionário de imediato;
- afastamento temporário;
- alteração da jornada de trabalho, de salário, e demais situações;
- condição de trabalho;
- aviso prévio;
- CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)
- ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);
- monitoramento da saúde do trabalhador;
- qualquer tipo de mudança na folha de pagamento.
Além disso, o empresário também poderá auxiliar os escritórios de contabilidade a se adequar mais rápido ao eSocial com algumas ações, como:
- Confirmar todos os dados de empregados;
- Coletar o CPF de dependentes com 8 anos ou mais, porque é uma informação INDISPENSÁVEL;
- Se informar sobre as multas e os prazos de envio das informações ao eSocial.
Por que o sistema de folha de pagamento é tão importante para a adequação ao eSocial?
Segundo o Portal do eSocial, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial. Pois é somente por meio dele que os eventos e informações serão transmitidas.
Se o seu sistema de departamento pessoal não está preparado para o eSocial, fique atento!
O sistema de folha de pagamento Sibrax identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.
Destacamos também que a Sibrax preparou materiais de apoio exclusivos para você não ter nenhuma dor de cabeça com o eSocial.
Se caso você ainda não possuir o módulo Folha de Pagamento Sibrax, pode solicitar uma demonstração nesse link.
Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário para nós e compartilhe-o nas redes sociais.
Aproveite e baixe nosso eBook “10 principais dúvidas para as próximas fases do eSocial”. Preencha o formulário abaixo e acesse o material.
6 Comments
[…] nos conta que as dúvidas e a insegurança foram os maiores desafio na implementação do eSocial no Escritório Contábil Redentor. “Mas com o suporte da Sibrax (sem demagogia), ficou tudo mais […]
[…] a chegada do eSocial muitas empresas precisarão de serviços especializados para a folha de pagamento e envio do […]
[…] DCTFWeb está diretamente relacionada ao eSocial e EFD-Reinf pois substituirá as obrigações GFIP/SEFIP. No início da vigência da DCTFWeb, as […]
[…] e é claro, nós recomendamos os sistemas da Sibrax, que são a melhor opção para adequação ao eSocial, EFD-Reinf e demais obrigações. Solicite sua demonstração logo abaixo e ofereça o melhor […]
[…] dito, anteriormente, o eSocial vem para simplificar e unificar muitos processos da folha de pagamento, surge como uma medida de desburocratização. As principais vantagens para as empresas, […]
[…] EFD-Reinf junto ao eSocial, substitui informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e […]