fbpx

Afinal, quais são as vantagens da implantação do eSocial no Brasil?

O eSocial tem gerado polêmica entre os profissionais da área, devido a tantas mudanças na folha de pagamento e substituição de obrigações.

O eSocial Empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes, que tem como Comitê Gestor a Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS.

Sendo que o real motivo da implantação do eSocial no Brasil é justamente a unificação de muitas obrigações em uma só, com o objetivo de simplificar esses processos.

Na teoria, a nova obrigação destaca muitas vantagens para empresas, para trabalhadores e para a sociedade. Neste post, destacamos as vantagens da implantação do eSocial no Brasil. Continue a leitura!

Quais são as vantagens do eSocial para empresas?

Como dito, anteriormente, o eSocial vem para simplificar e unificar muitos processos da folha de pagamento, surge como uma medida de desburocratização. As principais vantagens para as empresas, são:

  • Ganho de produtividade: o eSocial passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos;
  • Diminuição de erros nos cálculos: hoje, ainda ocorrem muitos erros na geração dos documentos da folha de pagamento;
  • Maior segurança jurídica: garante conformidade com a legislação;
  • Substituição da entrega de diversas obrigações: unificação de diversas obrigações em um único processo;
  • Registro imediato de novas informações: disponibilização imediata dos novos dados dos colaboradores aos órgãos envolvidos.

E para o trabalhador, quais são as vantagens?

As vantagens não são apenas para as empresas, o trabalhador também terá benefícios com esse novo sistema, como:

  • Maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários;
  • Maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho;
  • Registro de informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador;
  • Registro de funções e atividades que o trabalhador desenvolve, e também o local onde executa suas atividades e riscos que está exposto.

Existem benefícios para a sociedade com a implantação do eSocial?

Sim, a sociedade também ganha com a implantação do eSocial no Brasil, além de simplificar a vida das empresas e trabalhadores, o novo sistema vai contribuir também para uma melhoria na elaboração e tomada de decisão em políticas públicas, bem como na prestação dos benefícios previdenciários aos trabalhadores.

O eSocial traz diversas vantagens e assegura informações em ambiente digital, substituindo 15 obrigações fundamentais na relação trabalhista, onde estarão seguras em único banco de dados.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o eSocial, deixe um comentário para nós!

Quer saber mais sobre o eSocial e por onde sua empresa deve começar? Baixe o nosso eBook, gratuitamente. Preencha o formulário abaixo e saiba mais!


5 Comments

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram