fbpx

3 motivos para não deixar o eSocial para última hora

Está chegando o momento em que todas as empresas devem se adequar ao eSocial. E você está preparado para tanta novidade no departamento pessoal?

Se você ainda não cumpriu com os requisitos iniciais e ainda está meio perdido em relação à nova obrigação, temos um conselho: pare de procrastinar! Chegou o momento de se entregar ao eSocial e adequar-se!

Ainda não está convencido que o eSocial é real? Nesse artigo, te daremos 3 motivos para não deixar essa obrigação para a última hora. Confira!

Recapitulando o que é o eSocial

O eSocial para empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes, que tem como Comitê Gestor a Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS.

Sendo que o real motivo da implantação do eSocial no Brasil é justamente a unificação de muitas obrigações em uma só, com o objetivo de simplificar esses processos.

A seguir, mostraremos a você os principais motivos para não deixar o eSocial esquecido e pra última hora.

1º motivo: cronograma oficial de implantação

O primeiro e mais fundamentado motivo para você não deixar o eSocial pra lá é o cronograma oficial de implantação. Empresas obrigadas ao eSocial devem seguir o cronograma oficial do governo, e seguir cada etapa para a adequação.

No infográfico que desenvolvemos logo no comecinho do ano, você consegue visualizar cada fase de cada etapa do eSocial, clique aqui, baixe e visualize!

2º motivo: substituição de obrigações

Esse motivo tem gerado polêmica entre analistas de DP, a substituição das obrigações que já estamos acostumados como CAGED, RAIS, MANAD, entre outras. (Visualize todas as obrigações que serão substituídas pelo eSocial, aqui!), na teoria, serão todas unificadas em uma só com a chegada do eSocial.

Por que essas obrigações serão substituídas? Serão substituídas para cumprir com o objetivo do programa, que é simplificar e unificar o envio das informações ao Governo.

3º motivo: novo programa, novos desafios de aprendizagem

Tudo o que é novo causa bastante sofrimento para aprender, não é mesmo? Esse é um motivo bem importante para não deixar o eSocial para depois, porque com tantas coisas a serem desenvolvidas pelo departamento pessoal, é necessário disciplina e determinação para aprender e se adequar ao eSocial.

Qual é a solução para se adequar mais rápido ao eSocial?

A gente recomenda sempre contar com um sistema adequado ao eSocial. Isso não é só propaganda do ótimo sistema da Sibrax não, é real, pois as informações serão enviadas via sistema, tudo de forma digital. Por isso, o seu sistema de folha de pagamento tem que estar adequado.

Se você ainda não tem um sistema ou o seu não está adequado ou cobrando a mais por isso, a gente te dá um conselho importante: chegou a hora de mudar! Não perca tempo e solicite uma demonstração do Sistema de Folha de Pagamento da Sibrax, clique aqui!

Sabemos que não é nada fácil essas mudanças, mas não podemos deixar pra lá, pois como todas as obrigações, o não cumprimento gera penalidades e muita dor de cabeça para as empresas. Então, vamos focar no eSocial? Conte com a gente!

E aí, gostou desse artigo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe-nos um comentário!

Aproveite e baixe nosso eBook “eSocial: por onde começar?” e já começa a por em prática o que falamos e aprender mais sobre a nova obrigação.


3 Comments

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram