Como orientar os clientes do escritório contábil sobre o eSocial e outras novas obrigações?

O eSocial já é realidade para muitas empresas brasileiras, e em novembro abrangerá a todas as empresas, incluindo micros e pequenas empresas. Além do eSocial outras obrigações surgem para o Brasil, como EFD-Reinf e DCTFWeb, que acompanham a chegada do eSocial.

O cronograma de implantação começou em janeiro de 2018, e muitas empresas ainda encaram problemas e ainda não começaram a preparação para a implantação do eSocial para empresas. Por isso, é essencial que o seu cliente esteja totalmente informado sobre a nova obrigação do Governo Federal e sabemos que o desafio do contabilista é grande.

Neste post, separamos 5 dicas para ajudar profissionais da contabilidade a orientar seus clientes sobre o eSocial. Acompanhe a seguir!

Prepare-se sobre a obrigação para esclarecer as dúvidas do seu cliente

Antes de preparar os clientes para o eSocial, você precisa estar totalmente atualizado sobre a nova obrigação e outras que a acompanham como o EFD-Reinf e DCTFWeb.

É importante também que você esteja por dentro da atualização do seu sistema de folha de pagamento, para poder passar todos os detalhes e informações sobre o eSocial. Seu cliente precisa saber que pode contar com seus escritório nessa fase.

Grandes oportunidades de crescimento para seu escritório de contabilidade também podem acontecer com a chegada do eSocial. Foque nisso!

Explore as vantagens do eSocial para empresas

O eSocial vem para simplificar e unificar muitos processos da folha de pagamento, surge como uma medida de desburocratização.

As principais vantagens para as empresas com a chegada do eSocial são: ganho de produtividade, diminuição de erros nos cálculos, maior segurança jurídica, substituição da entrega de diversas obrigações, registro imediato de novas informações, entre outras.

Apresente o cronograma de implantação e as multas do eSocial

Empresas obrigadas ao eSocial devem seguir o cronograma de implantação oficial do governo, e seguir cada etapa para a adequação. Quem não cumprir com essas etapas fica sujeito a penalidades e multas.

No infográfico que desenvolvemos logo no comecinho do ano, você consegue visualizar cada fase de cada etapa do eSocial, clique aqui, baixe e mostre para seu cliente todas as fases e etapas!

Informe sobre a utilização de softwares para a nova realidade do eSocial

Os sistemas de folha de pagamento são essenciais para enviar todas as fases do eSocial.

Segundo o Portal do eSocial, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial. Pois é somente por meio dele que os eventos e informações serão transmitidas.

Se caso você ainda não possuir o módulo Folha de Pagamento Sibrax, pode solicitar uma demonstração nesse link.

Ofereça suporte e seja atencioso

Mostre ao seu cliente que o seu objetivo é auxiliá-lo em tudo o que precisar, ofereça suporte e seja atencioso.

Nesse momento, muitos empresários estão em dúvida e ainda nem começaram com o eSocial, essa é uma oportunidade para escritórios oferecerem seus serviços, seja consultoria ou execução das etapas. Aproveite o momento!

Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário para nós e compartilhe-o nas redes sociais.

Aproveite e baixe nosso eBook “eSocial: por onde começar?”. Preencha o formulário abaixo e acesse o material.


One thought on “Como orientar os clientes do escritório contábil sobre o eSocial e outras novas obrigações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *