Como o departamento fiscal deve se preparar para a EFD-Reinf em 2018?

A EFD-Reinf está chegando, e você já está preparado? Não deixe para a última hora!

Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre essa nova obrigação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), focando nos desafios que as empresas enfrentam para se adequarem e também, claro, vamos dar algumas dicas para se preparem da melhor forma para a chegada da EFD-Reinf em 2018. Continue a leitura!

Como o departamento fiscal deve se preparar para a EFD-Reinf em 2018?

Recapitulando o que é EFD-Reinf

A EFD-Reinf é a sigla para Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais, que tem como objetivo complementar o eSocial, substituindo as obrigações GFIP e DIRF. A obrigação faz parte do novo projeto do Governo, o SPED — Sistema Público de Escrituração Digital.

Os dados deverão ser informadas mensalmente ao governo. O prazo começará a valer a partir de 1º de maio para as empresas que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016. E as demais companhias deverão declarar os dados no sistema a partir de 1º de novembro do mesmo ano.

O prazo de entrega da EFD-Reinf é até o dia 15 de cada mês e o prazo para recolhimento até o dia 20. O não envio dessa obrigação acarreta penalidades para as empresas.

É importante destacar que a obrigatoriedade da EFD-Reinf não se resume a contribuintes também obrigados ao eSocial, confira as empresas que são obrigadas no artigo “Obrigatoriedade, prazo e desafios da EFD-Reinf para as empresas em 2018” em nosso blog.

Quais são os principais desafios das empresas com a EFD-Reinf?

Com o foco total no eSocial, as empresas esquecem um pouco dessa obrigação, não mesmo? Mas essa obrigação merece muita atenção para superar os desafios.

Os principais desafios das empresas para adequação à EFD-Reinf são muitos (e a gente já comentou sobre isso aqui no blog, clique aqui), como a mudança de cultura e processos, fonte de informação descentralizada, processos manuais em excesso e até mesmo dificuldade em se adaptar ao novo sistema de escrituração digital do governo, o SPED.

Como se preparar para a chegada do EFD-Reinf?

Com a chegada da EFD-Reinf e eSocial cada vez mais próximas, as empresas precisam primeiramente lembrar que essas obrigações serão entregues de forma digital, ou seja, o uso de sistemas adequados é essencial para o cumprir o prazo de entrega dos envios dos eventos das mesmas.

Deste modo, as empresas podem se preparar e também acelerar o processo de adequação. Veja a seguir alguns métodos a serem adotados:

  • Ter paciência e se informar ao máximo sobre a EFD-Reinf;
  • Ter atenção a obrigatoriedade, aos prazos de entregas e também as multas;
  • Fazer testes e conversar com a empresa de sistemas, procure não deixar tudo em cima da hora, seja antecipado;
  • Melhorar o controle dos documentos fiscais eletrônicos, isso é muito importante;
  • Melhorar os processos internos e padronização das informações para que nenhum funcionários envie informações em duplicidade;
  • Ficar atento aos retornos dos envios das informações;
  • E por último, e super importante, se esforçarem para se adequarem às novas obrigações, é importante que os funcionários tenham em mente que essas obrigações são a nova realidade tributária do país e quanto mais essas obrigações forme aceitas, mais rápido acontece a adequação.

Como falamos anteriormente, a EFD-Reinf tem muita relação com o eSocial, e deve ser implantada paralelamente ao eSocial, mas lembrando sempre que é de forma complementar. E não se esqueça, a EFD-Reinf faz parte do SPED, e você deve contar com sistemas totalmente adequados ao envio dessas informações.

E ai gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas sobre a implantação do EFD-Reinf? Deixe-nos um comentário!

Aproveite e peça uma demonstração do nosso Pacote Completo de Sistemas Contábeis (Livro Fiscal, Folha de Pagamento e Contábil) totalmente preparado para o eSocial e EFD Reinf.


One thought on “Como o departamento fiscal deve se preparar para a EFD-Reinf em 2018?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *