Sua empresa já fez a qualificação cadastral para o eSocial? Fique atento para a próxima fase

Empresários e contadores já estão se preparando para a próxima etapa do eSocial que começa em julho para empresas privadas, incluindo MEIs e pessoas físicas.

E para dar continuidade a implantação do eSocial, é essencial que as empresas façam a qualificação cadastral para validar os dados de seus empregados.

De acordo com o Manual de Orientação do eSocial, esses dados são confrontados com a base do eSocial, sendo validados na base do CPF (nome, data de nascimento e CPF) e na base do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (data de nascimento, CPF e NIS), e qualquer divergência existente impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.

Se você ainda não fez a consulta da qualificação cadastral para o eSocial deve estar atento a este artigo. Acompanhe conosco!

Consulta Qualificação Cadastral do eSocial

A consulta da qualificação cadastral é muito importante para evitar qualquer divergência nos dados já que isso impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.

É recomendável que a atualização dos dados cadastrais seja realizada antecipadamente para não ocorrer nada de errado ao transmitir qualquer evento ao eSocial.

A aplicação da CQC (Consulta Qualificação Cadastral) foi disponibilizada no Portal do eSocial, a partir do endereço eletrônico: http://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral, o sistema informa o resultado, afirmando que os dados estão corretos ou que há alguma inconsistência.

Lembre-se que o Certificado Digital deve estar devidamente instalado na máquina que efetuará a consulta de qualificação cadastral do eSocial

Preciso de um sistema de folha de pagamento para dar continuidade a implantação do eSocial?

Sim, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.

Uma vez que as informações correspondem exatamente na Qualificação Cadastral, está tudo pronto para iniciar o envio de informações ao eSocial.

Lembramos que por meio do sistema de folha de pagamento o envio das informações se tornam mais simples e exatos. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.

Se caso você ainda não possuir o módulo Folha de Pagamento Sibrax, pode solicitar uma demonstração nesse link.

E você, já fez a consulta da qualificação cadastral da sua empresa para a etapa 2 do eSocial? Conte pra gente nos comentários!

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o eSocial, não se esqueça de preencher o formulário abaixo para baixar gratuitamente o nosso eBook com as principais dúvidas para as próximas fases do eSocial.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *