fbpx

Gestão contábil: como melhorar a eficiência do escritório?

Com o crescente número de escritórios contábeis no mercado, a competitividade está cada vez mais acirrada. Por isso, cuidar da gestão contábil é essencial para melhorar os atendimentos do escritório e também para buscar novos clientes.

O empreendedorismo contábil está sendo muito mais buscado que antigamente, os contadores precisam de mais eficiência para seus processos e do aumento da produtividade da equipe para melhorar a gestão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, contador, melhorar a sua gestão contábil e tornar os seus processos mais eficientes. Continue a leitura deste artigo para saber mais!

1. Defina corretamente os honorários contábeis

Ao analisar o mercado, você vai sim encontrar muitos profissionais reduzindo seus preços e ganhando clientes. E, infelizmente, muitos empresários encaram a contabilidade como custo, e acabam contratando pelo preço mais barato. Mas isso não quer dizer que reduzir o seu preço é o que vai segurar ou captar um cliente.

Formar uma tabela de preços não é uma tarefa nada fácil, e para cobrar um valor justo para seu negócio e para seus clientes existem alguns pontos para levar em consideração para que ambas as partes saiam ganhando.

Existem outras formas de competir no mercado contábil sem ter que trabalhar com preços menores e prejudicar seu escritório e outros colegas da área.

2. Esteja atualizado na área contábil

Com tantas mudanças no cenário contábil brasileiro em relação a legislação tributária e trabalhista, manter-se informado é a única forma de não ser impactado negativamente e pego desprevenido.

Além disso, saber esclarecer as dúvidas dos seus clientes e como resolver as obrigações do dia a dia, ótima o tempo do contador. Sendo assim, a atualização no mercado contábil é indispensável para qualquer gestor contábil.

3. Otimize os processos

Para tornar a gestão contábil do seu escritório mais eficiente, é preciso otimizar os processos e eliminar os desperdícios que atrapalham a produtividade da equipe.

Então, que tal uma gestão mais enxuta para o seu escritório? O conceito de Lean Office pode ser entendido como “escritório enxuto” e surgiu no início dos anos 90, inspirado no sistema de gestão da Toyota (lean manufacturing), que buscava identificar e reduzir os desperdícios nos processos da fábrica para melhorar a sua eficiência e ganhar mais produtividade no mercado pós guerra.

E com o passar dos anos, o pensamento enxuto também chegou até as áreas administrativas, que conhecemos agora como lean office.

Portanto, o lean office é a aplicação da filosofia Lean dentro dos escritórios com o objetivo de eliminar desperdícios em processos administrativos dos escritórios.

4. Utilize ferramentas de gestão

Há muitos anos atrás, a rotina de um escritório contábil era muito diferente, muitos papéis e muita dificuldade em agilizar os processos.

Com as obrigações sendo otimizadas e modernizadas na era digital, contar com ferramentas é fundamental para ajudar na otimização do tempo e produtividade da equipe do escritório contábil.

5. Conheça e tenha um bom relacionamento com o seu cliente

Em meio à concorrência e a ascensão da contabilidade digital, se destacar no mercado para manter e captar novos clientes contábeis é fundamental. Conhecer e manter um bom relacionamento com o cliente é a melhor opção para garantir mais notoriedade e confiança no escritório contábil, além de claro, as indicações!

Ter um bom relacionamento com o seu cliente garante mais eficiência para a rotina contábil do seu escritório de contabilidade, pois as informações que você precisará do cliente será transmitida com mais rapidez.

Também é importante para entender as necessidades dos seus clientes e personalizar o seu serviço de acordo com o que o cliente precisa. Além disso, relacionar-se bem com o seu cliente é a melhor maneira de criar uma relação forte e duradoura.

6. Melhore a produtividade da sua equipe

Uma equipe motivada e organizada garante o sucesso das rotinas de trabalho e, para isso, você precisa focar em melhorar a gestão do tempo do pessoal do seu escritório.

Veja algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Organize as tarefas e respectivos colaboradores responsáveis;
  2. Estabeleça metas e prazos de entrega das tarefas contábeis;
  3. Crie um calendário de tributos e obrigações;
  4. Melhore a comunicação com seus clientes;
  5. Escute a sua equipe;
  6. Utilize a tecnologia ao seu favor.

7. Utilize um software contábil com suporte qualificado

Há diversos sistemas contábeis disponíveis no mercado. Eles têm o intuito de dar mais agilidade para as rotinas contábeis e mais eficiência ao trabalho dos contadores e sua equipe.

Assim, a equipe deixa de fazer processos manuais e ganha tempo para desempenhar atividades mais importantes, que demandam tempo e pesquisa. Por isso, ao escolher um software para o seu escritório contábil, busque por um sistema que tenha um suporte qualificado.

O suporte do seu sistema faz toda a diferença para te apoiar na entrega de obrigações, resolução de problemas, envio de arquivos, e muito mais.

 

Gostou deste artigo e tem alguma dica para melhorar a eficiência da gestão contábil? Deixe-nos um comentário! Assim, outros gestores contábeis podem melhorar a administração do negócio!

Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para ficar sempre muito bem informado. Preencha o formulário abaixo!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

Veja outros artigos que podem ser do seu interesse:

 


Sibrax - 23 anos de experiência!Quer informações sobre os Sistemas da SibraxFale conosco.
Fique por dentro das dicas da Sibrax! Siga facebook.com/sibraxsoftware

Deixe sua opiniãoDeixe-nos um comentário abaixo!

Categorias

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram