fbpx

Contabilidade consultiva: o que é e qual a sua importância para o setor contábil?

Contador, você já ouviu falar sobre a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva já é conhecida como o futuro da profissão contábil, pois representa a nova postura dos contadores em frente os desafios do mercado.

Veja, neste artigo, mais informações sobre a contabilidade consultiva e a sua importância para o setor contábil. Acompanhe a seguir!

O que é a contabilidade consultiva e por quê é tão importante?

A Contabilidade Consultiva é basicamente um modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima de seus clientes – empresários, com foco total no relacionamento com o cliente.

De forma estratégica, a contabilidade consultiva é importante para garantir os melhores resultados para a empresa que você atende no escritório de contabilidade e também na tomada de decisões de maneira assertiva para seus clientes.

Como atua o contador consultor?

O contador consultor já é considerado o futuro e principal papel do futuro do profissional contábil. O papel do contador consultor é auxiliar o seu cliente – empresário – a tomar decisões estratégicas e assertivas rumo ao sucesso do seu negócio.

Ou seja, além de cumprir a legislação, obrigações e rotina contábil, analisa dados estrategicamente para ajudar gestores na tomada de decisão, se tornando no que todo contador deseja para sua carreira: muito mais que burocracia, um parceiro estratégico de empresas.

Há diferenças entre o contador tradicional e o contador consultor. Enquanto o contador tradicional trabalha para solucionar problemas e não foca em sua gestão, os contadores consultores agregam serviços aos clientes, estão preocupados em obter e oferecer uma gestão do negócio de sucesso aos seus clientes.

Quais são as competências essenciais para se tornar um contador consultor?

Existem algumas competências necessárias para se tornar contador consultor. A primeira delas é evoluir e acompanhar as tendências do mercado. Procurar fazer mais que o está acostumado e se tornar um verdadeiro conselheiro estratégico para os empresários.

Outro ponto importante para se tornar um contador consultor é se diferenciar dos outros concorrentes. Saber usar as tecnologias ao seu favor, saber se comunicar bem, resolver suas dores e também oferecer novos serviços de apoio ao empresário, como a gestão financeira.

Outra competência que o contador consultor deve ter é saber se vender! Mostrar que o seu trabalho é importante para qualquer tipo de empresa e sempre atender todos os clientes –antigos e novos – com a máxima atenção possível para a resolução de seus problemas.

Benefícios da contabilidade consultiva

Confira, a seguir, os benefícios da contabilidade consultiva que listamos para você:

  • Redução de custos para o escritório contábil e para o empresário
  • Entregas de valor e bom relacionamento com o cliente
  • Inovação e contabilidade mais moderna
  • Retenção e prospecção de clientes
  • Traz destaque ao escritório de contabilidade

Como se tornar um contador consultor?

Confira 5 passos simples para se tornar um contador consultor:

  1. Fazer mais: seja proativo e mostre seu diferencial
  2. Torne-se digital e acompanhar as tendências do mercado
  3. Seja um parceiro do cliente
  4. Conheça o impacto do seu trabalho, atue como um verdadeiro gestor
  5. Mostre com números: use as métricas a seu favor

E você, ainda tem dúvidas que a contabilidade consultiva é o futuro da contabilidade? O que você acha disso? Conta pra gente nos comentários!

Aproveite e assine nossa newsletter para sempre receber novidades do nosso blog diretamente no seu e-mail!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

Veja outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

 

Deixe sua opiniãoDeixe-nos um comentário abaixo!

Categorias

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram