Os documentos fiscais eletrônicos já são a realidade de muitas empresas no Brasil, mas ainda é comum as dúvidas surgirem quando novos empresários entram no mercado e precisam saber como implementar a emissão de notas fiscais eletrônicas em suas empresas.
Para simplificar esse processo, neste artigo, listamos 5 passos para você, empresário, começar a emitir (ainda hoje!) as suas notas fiscais eletrônicas. Continue a leitura deste post e veja o que você precisar fazer para começar a implementação em sua empresa!
Passo 1: adquira um computador adequado e internet de alta velocidade
É primordial que você tenha um computador em pleno funcionamento e uma internet de alta velocidade para a emissão de notas fiscais eletrônicas.
Procure verificar se o seu computador não precisa de formatação ou ser trocado, é importante uma máquina adequada para operar e para evitar erros de conexão e falhas ao emitir a nota fiscal eletrônica.
Passo 2: saiba qual tipo de documento fiscal sua empresa precisa emitir
Você precisa saber qual é o tipo de documento fiscal eletrônico que sua empresa está obrigada a emitir. Existem diferentes tipos de notas e você precisa ficar atento às diferenças. Elas são:
- Nota Fiscal Eletrônica – Nfe: é um documento para quem vende bens e mercadorias;
- Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor – NFC-e: é utilizada em varejo, quando a venda é realizada diretamente ao consumidor;
- Nota Fiscal de Serviço – NFS-e: para empresas que prestam serviços;
- Conhecimento do Transporte Eletrônico – CT-e: para empresas que fazem a prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário);
- Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – MDF-e: para empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.
Passo 3: faça o credenciamento na SEFAZ do seu estado
Para emitir nota fiscal eletrônica, a sua empresa também precisa estar cadastrada na Secretaria de Estado da Fazenda. O cadastro é bem simples, mas segue diretrizes de estado para estado.
Para entender melhor como funciona no seu estado, procure ajuda de um contador profissional, ele poderá orientar e auxiliar nesse processo de pedido.
Passo 4: adquira o certificado digital
A nota fiscal precisa de autenticidade da empresa que está emitindo, por isso é necessário que a empresa adquira o certificado digital.
O certificado digital utilizado na nota fiscal eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo ser do tipo A1 ou A3 e conter o CNPJ de um dos estabelecimentos da empresa.
Entenda melhor as diferenças entre os certificados A1 e A3 no artigo “Qual é a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?”
Passo 5: adquira um software emissor de notas fiscais eletrônicas
Para emitir NF-e, é necessário adquirir um software emissor de notas, que é fundamental para se adequar a essa modalidade.
A Sibrax possui o sistema emissor de notas mais completo do mercado, que emite todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos, NF-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e, CT-e, CT-e OS. É fácil de operar, de baixo custo e contém vários módulos de controle para facilitar a gestão da sua empresa.
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