Emitir notas fiscais eletrônicas faz parte da rotina das empresas brasileiras, seja de micro a grande porte. Prestar contas ao governo do que você vende é uma obrigação em nosso sistema tributário.
Além de serem utilizadas para fiscalização, as notas fiscais eletrônicas também oferecem vantagens aos empresários e aos consumidores, como registrar as suas operações, acompanhar a venda de produtos e serviços, e manter uma rotina organizada na empresa.
Saber diferenciar qual é o tipo de nota fiscal eletrônico você deve emitir em sua empresa é essencial. Neste post, você conhecerá todos os modelos de documentos fiscais eletrônicos existentes, e saberá exatamente qual é o documento que empresa deve emitir. Veja a seguir.
NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o modelo utilizado exclusivamente para a compra e venda de produtos físicos.
A NF-e objetiva substituir de vez a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
NFC-e
A NFC-e, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, é um documento eletrônico, que faz parte do SPED, que substituirá as Notas Fiscais de Venda a Consumidor, modelo 2 e uso do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Ela objetiva facilitar a fiscalização e o controle das vendas de varejistas para consumidores de forma totalmente eletrônica.
NFS-e
A NFS-e é a sigla para Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Essa nota deve ser emitida quando a empresa prestar algum tipo de serviço.
CT-e
O CTe é a sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico, que nada mais é que um documento fiscal eletrônico que tem como objetivo de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modalidade (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário).
MDF-e
MDF-e é a sigla para Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Emitido e armazenado eletronicamente, foi criado para simplificar e vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada.
O MDF-e serve para otimizar o tempo da fiscalização nas estradas e agilizar os processos da emissão da nota, reunindo todas as NF-es e CT-es em um só documento.
Como emitir documentos fiscais eletrônicos?
Para emitir os documentos fiscais eletrônicos é necessário:
- Certificado digital padrão ICP Brasil;
- Fazer credenciamento de emitente no portal da SEFAZ do seu estado;
- Para emitir as notas fiscais eletrônicas é necessário adquirir um software emissor de notas.
E aí, ficou alguma dúvida sobre cada tipo de documento fiscal eletrônico? Deixe-nos um comentário.
Se você está procurando um software emissor de notas fiscais eletrônicas, a Sibrax possui o mais completo do mercado, emite as notas eletrônicas NF-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e, CT-e, CT-e OS.
É fácil de operar, de baixo custo e contém vários módulos de controle para facilitar a gestão da sua empresa.
Você pode fazer um teste gratuito por 30 dias e conhecer melhor nosso emissor de notas. 👇
4 Comments
[…] Conheça todos os modelos de documentos fiscais eletrônicos […]
[…] Conheça todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos aqui. […]
[…] resposta é sim, é obrigatório guardar notas fiscais do contribuinte emitente ou […]
[…] Sibrax, 26 de Outubro de […]