É obrigatório guardar as notas fiscais da empresa? Por quanto tempo?

As notas fiscais são documentos tão simples que às vezes esquecemos do grau de importância que elas têm para a gestão e contabilidade da empresa.

Por meio das notas fiscais as empresas comprovam entrada e saída de produtos/serviços que servem para comprovação de obrigações legais ao Fisco.

Só por esse fato, já deu para percebeu o quanto elas são importantes e que devem ser guardadas de forma segura.

Mas as questões que devemos nos importar é: guardar notas fiscais é realmente obrigatório? Por quanto tempo devo guardá-las? Confira, neste artigo, mais informações!

Guardar notas fiscais da empresa é obrigatório?

A resposta é sim, é obrigatório guardar notas fiscais do contribuinte emitente ou destinatário.

Fica a cargo das empresas, setor financeiro, guardar as notas fiscais emitidas e recebidas, por isso, fique atento, pois essa armazenagem depende exatamente da sua empresa e não do escritório de contabilidade.

Lembre-se: com a emissão digital das notas fiscais, como por exemplo NF-e, é importante armazenar o arquivo XML.

Por quanto tempo uma empresa deve guardar suas notas fiscais?

O armazenamento das notas é feito como medida de segurança para as empresas e para a Receita Federal.

No prazo de guarda, que é de 5 anos, a empresa pode receber algum tipo de cobrança, como de imposto de renda por exemplo, e apenas a nota poderá comprovar que em determinado período fez a emissão do documento com o valor e que os impostos correspondentes foram retidos e pagos.

Quais são os benefícios de guardar as notas fiscais da sua empresa?

Os benefícios de guardar suas notas fiscais são diversos, pois é um documento fiscal e comprova a compra e venda na sua empresa. Listamos alguns benefícios para você sempre lembrar do quão importante é guardar seus documentos fiscais:

  1. Você poderá vender equipamentos que já não usa mais em sua empresa para outras pessoas, físicas ou jurídicas, desde que tenha a nota fiscal guardada;
  2. Com as notas fiscais você não sofrerá golpes e cobranças indevidas;
  3. Terá como comprovar a garantia das compras de equipamentos sem nenhuma dor de cabeça.

Como guardar as notas fiscais eletrônicas de forma segura?

Com o avanço das tecnologias, atualmente, você pode contar com soluções práticas e seguras para guardar suas notas fiscais eletrônicas.

Uma das formas seguras de armazenar seus arquivos XML é a “nuvem”. Além, do armazenamento das notas em nuvem, existem também outros tecnologias como o armazenamento da base de dados da Sibrax!

A adesão a este serviço permite que você utilize o nosso sistema emissor de notas fiscais em todas as filiais do seu negócio! Fale conosco e saiba mais.

base-de-dados-nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *