Captar novos clientes para o escritório contábil é um grande desafio para o contador.
Chamar a atenção do público parece uma tarefa difícil, mas algumas ações podem te ajudar a prospectar novos clientes.
Neste artigo, daremos algumas dicas para você melhorar a imagem do seu escritório e prospectar novos clientes. E aí, vamos lá?
O que é a prospecção de novos clientes?
Você já deve ter ouvido falar muito sobre prospecção de clientes, mas já parou para pensar qual é o verdadeiro significado dessa ação tão importante para o seu negócio?
A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles.
Por isso, é importante entender quais são os seus objetivos e quem você quer atingir, quais são as necessidades desse público, analisar o que você pode oferecer a eles e assim chamar a atenção destes potenciais clientes.
Como fazer a prospecção de novos clientes para o meu escritório contábil?
Para fazer a prospecção de novos clientes para o seu escritório de contabilidade é preciso utilizar mais de um método, é necessário conhecer diversos meios combiná-los para chegar até o seu cliente em potencial.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a chegar em seus prospectar de maneira efetiva e confiável. Veja a seguir:
Analise sua empresa e o mercado
A primeira coisa que você precisa fazer para começar a aumentar a sua cartela de clientes é estudar a sua própria empresa e entender se é o momento de reter novos clientes, se isso pode comprometer a produtividade da sua equipe, se você tem capital para aumentar a equipe de precisar atender mais clientes.
Isso vale a se pensar para não atrapalhar seu comprometimento com seus clientes atuais.
É essencial que você saiba bem quais são suas metas e seus objetivos, e também a missão, valores e visão da empresa. Essas questões ajudam – e muito! – a conhecer melhor o escritório contábil.
Faça a análise SWOT do seu escritório de contabilidade
Uma análise eficaz pode ser feita com a ajuda da análise matriz SWOT – sigla do inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA) – uma importante ferramenta de avaliação e planejamento estratégico em uma organização.
É na análise SWOT que podemos identificar pontos positivos e negativos do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e externo da organização (oportunidades e ameaças) nos direcionando para tomadas de decisões.
Coloque tudo no papel e entenda bem a sua empresa e seus objetivos.
Encontre o seu público-alvo
Entender seu público-alvo é fundamental para prosseguir com o plano de captação de novos clientes. Para defini-lo, você pode criar personas que mais se aproximam do seu negócio.
Quando falamos em personas, queremos dizer para você criar personagens que podem vir a ser clientes, você pode fazer isso com base nos que você já tem.
Identificar as personas do seu negócio contribui para identificar os problemas que as pessoas (futuros clientes) podem ter e como os seus serviços podem ajudá-los.
Valorize os seus clientes atuais
O tal do marketing boca a boca ainda funciona e é extremamente importante. Se um cliente está satisfeito com seu serviço, com certeza irá recomendar.
Por isso, sempre preste um serviço de qualidade e sempre atenda da melhor forma seus atuais clientes.
Atualize a sua identidade visual
A identidade visual do seu escritório de contabilidade é o que vai ficar na cabeça das pessoas quando falarem o nome da sua marca.
Invista em um logotipo moderno e coerente com seu segmento, padronize as cores da marca em todos os materiais de publicidade e propaganda, e também na internet.
Procure sempre estar atualizado, a identidade visual é a porta de entrada para fortalecer o nome da sua marca.
Faça um site profissional com blog
Um site com layout moderno e estruturado faz toda a diferença. Além do design, foque também em como as informações estão dispostas, procure utilizar informações relevantes.
Opte também por um site com blog, para gerar conteúdo e facilitar a encontrabilidade nos buscadores.
A plataforma e o conteúdo bem trabalhado e direcionado também contam muito para melhorar a experiência do usuário, e claro, também para o seu site ser encontrado nos buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.
Invista em Marketing Digital e de Conteúdo de acordo com as regras do CRC
O marketing digital já é a realidade das empresas e captar clientes desta forma é eficaz.
Com estratégias de conteúdo que corresponda ao segmento de contabilidade, a aproximação com seus potenciais clientes será mais fácil. Por isso, desperte o interesse do seu público também na internet.
Recomendamos aqui uma gestão de redes sociais eficiente, postagens interessantes em blog institucional com conteúdos do interesse do seu público, materiais – como eBooks, infográficos, entre outros – para solucionar possíveis dores da sua persona e atrair novos clientes.
Atenção: como qualquer outro segmento, a contabilidade também possui algumas restrições de divulgação, por isso consulte as regras do CRC e confira as questões em relação a publicidade.
Faça networking e participe de eventos
Ser visto é ser lembrado, portanto, participar de eventos, se envolver em grupos de networking é fundamental para propagar o nome da sua empresa.
Faça uma lista dos principais eventos da sua cidade e região, e comece a participar, leve seu cartão de visita e faça novos contatos.
E aí gostou dessas dicas para prospectar novos clientes para o seu escritório contábil? Deixe-nos um comentário!
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