fbpx

Marketing pessoal para contadores: o que é e como fazer?

Para ser destaque no mercado de trabalho e nos negócios, é preciso investir em técnicas para melhorar a imagem profissional do contador.

Por isso, neste artigo, queremos falar um pouco mais sobre o marketing pessoal para contadores e também dar algumas dicas para o contador começar suas estratégias. E aí, vamos lá?

O que é marketing pessoal?

O Marketing Pessoal é uma grande ferramenta para ajudar a construir a autoridade de um profissional no segmento que ele atua.

O principal objetivo da estratégia é o fortalecimento da imagem do profissional para atrair a atenção do público, construir uma carreira de sucesso e um diferencial para o contador.

Por que o marketing pessoal é importante para os contadores?

No Brasil, cada dia mais cresce o número de contadores e se destacar no segmento, fazendo um bom marketing pessoal, pode te ajudar – e muito! – a fechar mais negócios.

Para o contabilista, seja autônomo ou gestor do escritório de contabilidade, é essencial sua imagem seja positiva, é justamente, neste momento, que o marketing pessoal se torna importante para o profissional.

As estratégias do marketing pessoal ajudarão o contador a se preparar, ganhar autoridade e a confiança do público.

Quais são as vantagens do Marketing Pessoal para contadores?

As vantagens do Marketing Pessoal para contadores são muitas, por isso listamos algumas para despertar o seu interesse em fazer e aplicar as próximas dicas. Veja quais são as vantagens:

  • Vantagem competitiva;
  • Fortalecimento das competências e habilidades;
  • Visibilidade de seu trabalho;
  • Auto reconhecimento;
  • Autoridade no que fala;
  • Desperta a atenção do público;
  • Conquista da confiança dos clientes;
  • Melhoria nos resultados de prospecção de clientes.

10 dicas essenciais para fazer Marketing Pessoal para Contadores

O Marketing Pessoal é uma construção diária e precisa ter o foco do contador para que as estratégias sejam bem aplicadas.

Por isso, listamos algumas dicas para que você, contador, coloque em prática o seu marketing pessoal e se destacar em sua carreira profissional. Veja a seguir!

1. Tenha um objetivo definido

Para começar a trabalhar o seu marketing pessoal você precisa definir um objetivo e as metas para chegar até onde quer estar.

Alguns objetivos podem ser ganhar uma promoção, conseguir mais clientes para o seu escritório contábil, ganhar autoridade no segmento, entre outros. Defina seu objetivo e planeje cada meta para conquistá-lo.

2. Foque no autoconhecimento

Conhecer seus pontos fortes e fracos, reconhecer suas competências e saber bem o que quer são maneiras eficientes de fazer o seu marketing pessoal.

Faça uma lista nas coisas que você é bom e liste também o que pode melhorar ou aprender.

3. Se qualifique

Conhecimento nunca é demais! E se você quer se destacar no mercado e trabalhar melhor o seu marketing pessoal para construir uma autoridade na área precisa se qualificar.

Faça cursos, worshops, participe de eventos, entre outros. Isso te ajudará a estar sempre atualizado e pronto para qualquer tipo de situação no trabalho.

4. Analise sua imagem: postura e visual

Pode parecer uma coisa sem importância, mas para o marketing pessoal, são os detalhes que fazem toda a diferença.

Além do seu foco em melhorar seus conhecimentos, você também precisa construir uma imagem forte, e isso inclui sua postura e visual.

A postura do seu corpo fala e passa mensagens, por isso desenvolva a sua comunicação não-verbal.

E quanto ao seu visual, ele é a primeira coisa que as pessoas sabem sobre você ao te encontrar, então qual é a imagem que você quer passar para essas pessoas?

Aqui nós não estamos falando em investir em roupas caras, estamos falando em cuidados com a aparência e higiene. Fique atento a mensagem que o seu visual está passando.

5. Escute as pessoas ao seu redor

As pessoas que estão ao seu redor têm muito a te ensinar, escute-as.

Sejam elas, colegas de trabalho, clientes, chefes e estagiários, você pode conseguir boas dicas para a sua carreira.

Além disso, ser um bom ouvinte garante amizades e admiração das pessoas, que é um dos focos do marketing pessoal.

6. Melhore a sua comunicação

Busque ter domínio de temas específicos da contabilidade, esteja antenado nas últimas notícias.

Além disso busque sempre falar de forma clara e tenha o máximo de cuidado ao se expressar, seja no trabalho e, principalmente, conversas com clientes.

7. Cuidado com a escrita

Em um mundo tecnológico, o cuidado com a escrita também é importante, por isso se você não tem tanto domínio de ortografia e gramática, utilize sempre os corretores de texto para ajudá-lo no envio de e-mails ou redigir documentos.

8. Explore as redes sociais

E por falar em comunicação, uma boa oportunidade de construir o seu marketing pessoal é utilizar as redes sociais com coerência.

O marketing pessoal está cada vez relacionado ao digital. Marcas, recrutadores e líderes estão atentos aos perfis dos profissionais.

E existe até uma rede social focada só em carreira profissional, o LinkedIn. Essa rede social é ideal para te ajudar com seu marketing pessoal.

Utilize esse espaço para divulgar suas competências, experiências profissionais, aprendizados do cotidiano, cursos que você tenha feito ou artigos interessantes para o seu público-alvo.

9. Seja pontual

Ser pontual é essencial para fazer um bom marketing pessoal.

Procure se organizar para gerenciar o seu tempo e chegar sempre com antecedência aos seus compromissos.

A tecnologia pode te ajudar e muito a cumprir com seus compromissos, existem diversas ferramentas, como o trello, google agenda, entre outros, que podem fazer a diferença na gestão da sua rotina.

10. Faça networking e participe de eventos

Ser visto é ser lembrado, portanto, participar de eventos, se envolver em grupos de networking é fundamental para ser reconhecido no mercado.

Faça uma lista dos principais eventos da sua cidade e região, e comece a participar, leve seu cartão de visita e faça novos contatos.

E aí, gostou das nossas dicas para fazer Marketing Pessoal para sua carreira como contador?

| Aproveite e veja outros conteúdos que podem te ajudar:

Fique atualizado, inscreva-se em nossa NEWSLETTER! 

Preencha o formulário abaixo!

Esperamos que este artigo tenha sido útil.

Um grande abraço e até a próxima! 🙂

1 Comment

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.