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Marketing Digital para contabilidade: como fortalecer a minha comunicação na internet?

Em tempos como este, em que o contato virtual é a melhor opção para se comunicar com os clientes, o marketing digital ganha forças na contabilidade.

O marketing digital ajuda na comunicação com os clientes por meio de conteúdo em blogs, redes sociais, e-mails, entre outros.

Pensando nisso, neste artigo, queremos trazer algumas dicas para você utilizar o marketing digital para melhorar a sua comunicação com os clientes. Confira a seguir!

O contador pode fazer publicidade na internet?

Ao contrário do que muitos dizem, a divulgação dos serviços contábeis não é proibida, porém existem algumas regras do Código de Ética Profissional do Contabilista, que estabelece que anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.

É preciso ficar muito atento a essas questões ao começar com as estratégias de divulgação do escritório na internet, ou em qualquer outro tipo de canal.

🚫 Evite 🚫

  • Fazer comparações entre profissionais e serviços;
  • Fazer promoções ou algum outro tipo de oferta;
  • Fazer anúncios enganosos;
  • Menosprezar os trabalhos de colegas da região, da Organização Contábil ou da classe.

Marketing digital para contadores: como fazer?

O marketing digital já é a realidade das empresas para prospectar clientes de forma é eficaz. E neste caso estamos falando de anúncios, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e um site profissional.

Com estratégias de conteúdo que corresponda ao segmento de contabilidade, a aproximação com seus potenciais clientes será mais fácil.

Por isso, desperte o interesse do seu público também na internet com conteúdo de valor para solucionar possíveis dores da sua persona e atrair novos clientes.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre algumas ações práticas para fortalecer a sua presença no meio digital.

Encontre o seu público-alvo

Entender seu público-alvo é fundamental para prosseguir com o plano de comunicação. Para defini-lo, você pode criar personas que mais se aproximam do seu negócio.

Quando falamos em personas, queremos dizer para você criar personagens que podem vir a ser clientes, você pode fazer isso com base nos que você já tem.

Identificar as personas do seu negócio contribui para identificar os problemas que as pessoas (futuros clientes) podem ter e como os seus serviços podem ajudá-los.

Atualize a sua identidade visual

No digital, a imagem é tudo! A identidade visual do seu escritório de contabilidade é o que vai ficar na cabeça das pessoas quando falarem o nome da sua marca.

Invista em um logotipo moderno e coerente com seu segmento, padronize as cores da marca em todos os materiais de publicidade e propaganda, e também na internet.

Procure sempre estar atualizado, a identidade visual é a porta de entrada para fortalecer o nome da sua marca.

Faça um site profissional com blog

Um site com layout moderno e estruturado faz toda a diferença. Além do design, foque também em como as informações estão dispostas, procure utilizar informações relevantes.

Opte também por um site com blog, para gerar conteúdo e facilitar a encontrabilidade nos buscadores.

A plataforma e o conteúdo bem trabalhado e direcionado também contam muito para melhorar a experiência do usuário, e claro, também para o seu site ser encontrado nos buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo já é muito utilizado para fortalecer a presença digital de empresas na internet, e pode ser uma grande ferramenta para o escritório contábil.

Para que essa estratégia dê certo, você precisa publicar conteúdos originais, bem produzidos, com temas relevantes para o seu público, esse conteúdo pode ser: postagens no blog, webinars, infográficos, vídeos, e-Books, entre outros.

Redes Sociais

Se o seu escritório contábil ainda não está nas redes sociais, sentimos lhe dizer: está perdendo tempo, dinheiro e visibilidade.

Muitos escritórios acham que por estar há anos no mercado não precisam das redes sociais, mas não é bem assim.

Muitas pessoas e empresas estão mudando para contabilidade online, por isso é extremamente importante o escritório contábil acompanhar as tendências de marketing e reforçar o nome do escritório na internet por meio de uma comunicação eficaz com seus clientes e futuros clientes nas redes sociais.

O LinkedIn é uma rede social que pode ser muito explorada para estabelecer novas conexões com empresários, utilize dessas oportunidades para fazer suas conexões.

Temos algumas dicas para você começar com a sua estratégia de divulgação de serviços contábeis nas redes sociais, elas são:

  • Trabalhe nas redes sociais com fanpage (contas comerciais);
  • Faça um planejamento e conteúdo direcionado ao público;
  • Regra 80/20: 80% conteúdo relevante e 20% de divulgação da empresa ou serviço;
  • Segmente seu público;
  • Periodicidade nas publicações;
  • Utilize imagens e vídeos em alta qualidade;
  • Invista em anúncios.

E-mail marketing

O e-mails marketing é uma outra ferramenta poderosa para se usar no marketing digital do escritório, para que a sua estratégia seja bem-sucedida você precisa ter uma boa base de contatos (e-mails) para começar a desenvolver a sua comunicação com seus clientes e prospects.

Você pode trabalhar com o conteúdo do seu blog fazendo newsletters e aproveitar para engajar a sua base e trazer mais tráfego para o seu site.

Você também pode usar o e-mail marketing para divulgar um novo material (eBook, infográfico, entre outros) e aproximar os seus contatos do escritório contábil.

E aí, gostou essas dicas? Você tem alguma para compartilhar conosco? Deixe-nos um comentário!

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Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

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