fbpx

O que impede o seu escritório contábil de crescer? Veja os principais erros!

A gestão de um escritório contábil não é uma tarefa fácil e fazer a empresa contábil crescer é um grande desafio, tanto para os novos contadores quanto para os profissionais que estão na área há muito tempo.

Além da concorrência e das obrigações que o profissional precisa estar atento, a contabilidade passa por transformações a todo momento.

E, como em qualquer segmento, erros acontecem e impedem que a sua empresa contábil cresça da forma que você almeja.

Por isso, neste artigo, queremos tratar dos principais erros que impendem o seu escritório contábil de crescer. Acompanhe conosco!

10 erros que impendem o crescimento do seu escritório de contabilidade

Confira, a seguir, os principais erros que dificultam o crescimento do seu escritório contábil!

1. Processos ineficientes

Um dos principais erros que atrapalha o crescimento do seu escritório contábil, com certeza, é a gestão ineficiente de processos, como, por exemplo, redigitação, retrabalho, obrigações atrasadas, inexistência de controle de processos, entre outros.

Esses erros são conhecidos como desperdícios e atrasam a sua rotina de trabalho e atrapalham a produtividade da sua equipe. Para resolver essa questão é preciso muita organização e foco no mapeamento dos seus processos de trabalho para resolvê-los.

A metodologia lean office pode ser uma grande ajuda para o seu escritório contábil otimizar os seus processos a fim de ganhar em tempo e produtividade.

2. Desperdícios

Ainda dentro da temática de processos ineficientes, existem cerca de oito desperdícios que podem estar dificultando o crescimento do escritório de contabilidade.

Segundo o lean office, os principais desperdícios que podem ser mapeados nos escritórios contábeis são:

  • Excesso de produção (Superprodução): criação de documentos, cadastros ou registros duplicados e fazer o trabalho antes que a próxima etapa necessite;
  • Espera: espera por aprovações, decisões, disponibilidade da informação e sistemas fora do ar;
  • Movimento: deslocamento dos colaboradores até outro setor ou percursos internos dentro do escritório até impressoras e copiadoras;
  • Estoque: documentos abertos em processamento, excesso de informações armazenadas (arquivos), processamento de documentos em lote, estoque de materiais de escritório e papéis em geral.
  • Defeito: correção de relatórios, cancelamento de notas fiscais e outros retrabalhos;
  • Super processamento: processos burocráticos e informações desnecessárias e falta de padronização nas atividades;
  • Transporte: múltiplas aprovações em documentos, entre salas, andares e departamentos;
  • Habilidades: falta de padronização nos procedimentos e falta de abertura para sugestões dos colaboradores.

É necessário identificá-los para resolver esses problemas a fim de aumentar a eficiência da sua empresa contábil.

3. Não ter um bom relacionamento com os clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é a chave para o sucesso de qualquer negócio e não dar a devida importância a esse fator de sucesso é um grande risco para o seu escritório contábil.

E meio à concorrência e a ascensão da contabilidade digital, ter um bom relacionamento com o seu cliente garante mais eficiência para a rotina contábil do seu escritório de contabilidade.

Para isso, você deve entender as necessidades dos seus clientes e personalizar o seu serviço de acordo com o que o cliente precisa.

Além disso, relacionar-se bem com o seu cliente é a melhor maneira de criar uma relação forte e duradoura e, claro, garantir boas indicações de novos clientes para o seu escritório contábil.

4. Parar de se atualizar

Como falamos, a contabilidade está em constante mudança e você não pode parar no tempo e um grande erro que você, contador, pode estar cometendo é deixar de se atualizar.

O contador precisa estar sempre atualizado, não só em relação as tarefas e obrigações, mas também atualizado e capacitado para fazer uma gestão contábil eficiente do seu próprio negócio.

Busque por cursos de capacitação e reciclagem dos seus conhecimentos, tanto na contabilidade quanto em relação ao setor fiscal e trabalhista/previdenciário.

Também procure entender mais sobre a contabilidade consultiva e novas maneiras de melhorar a sua gestão contábil.

5. Deixar de lado o networking contábil

Não fazer parcerias e deixar o networking contábil também atrapalha e impede que você consiga novas oportunidades no mercado contábil.

A rede de contatos ajuda, o profissional contábil, a acelerar sua carreira, melhorar sua gestão, compartilhar suas dores e experiência, e – claro! – impulsionar a sua empresa de contabilidade.

Não esqueça que uma andorinha só não faz verão, procure manter contato com pessoas da área, participe de eventos on-line, grupos de contabilidade nas redes sociais, entre outros.

6. Não explorar o marketing pessoal e do escritório

É como diz aquele velho ditado “Quem não é visto, não é lembrado”.

Se você quer prospectar novos e se tornar uma autoridade na área de contabilidade para fazer o seu escritório crescer, você não pode esquecer do marketing contábil, principalmente o marketing digital, tanto do seu marketing pessoal quanto da sua empresa contábil.

Separamos dois artigos que podem te ajudar nessa tarefa:

7. Não avaliar o desempenho da equipe

Muitos donos de escritório de contabilidade possuem uma equipe para executar os serviços contábeis e atender seus clientes. E como sabemos, a rotina da sua empresa de contabilidade depende da execução e desempenho do seu time.

Por isso, aplique avaliações de desempenho e, claro, escute a sua equipe. Disponibilize um tempo durante a semana para conversar com sua equipe e entender as dificuldades que todos enfrentam.

Ao criar essa oportunidade, será possível obter bons feedbacks para melhorar a rotina de trabalho e a produtividade dos colaboradores.

8. Não agregar valor ao seu trabalho

Você sabia que muitos empresário encaram a contabilidade apenas como burocracia? Por isso, os contadores precisam agregar valor ao seu trabalho e ser um consultor do sucesso do negócio do seu cliente.

Já falamos aqui sobre a importância da contabilidade consultiva diante dos novos tempos. A contabilidade consultiva já é conhecida como o futuro da profissão contábil, pois representa a nova postura dos contadores em frente os desafios do mercado.

De forma estratégica, a contabilidade consultiva é importante para garantir os melhores resultados para a empresa que você atende no escritório de contabilidade e também na tomada de decisões de maneira assertiva para seus clientes.

9. Ser resistente à tecnologia

Outro erro que seu escritório pode estar cometendo é resistir à tecnologia. Para fazer qualquer tipo de trabalho e enviar as obrigações você dependerá da tecnologia. Sabemos bem disso com o SPED, eSocial, nota fiscal eletrônica.

E para se atualizar, você precisará contar com um bom pacote de sistemas contábeis, completos e eficientes – assim como os sistemas da Sibrax.

10. Não fazer uma gestão contábil eficiente para o seu próprio escritório

Cuidar da gestão contábil é essencial para melhorar os atendimentos do escritório e também para buscar novos clientes. O empreendedorismo contábil está sendo muito mais buscado que antigamente, os contadores precisam de mais eficiência para seus processos e do aumento da produtividade da equipe para melhorar a gestão.

E, para isso, o contador deve definir corretamente seus honorários, focar na produtividade da sua equipe, nos processos internos, na sua contabilidade, no bom relacionamento com seus clientes, utilizar ferramentas de gestão e estar sempre atualizado.

Gostou deste artigo e tem alguma dica para evitar esses erros que impedem o crescimento do escritório? Deixe-nos um comentário! 

Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para ficar sempre muito bem informado. Preencha o formulário abaixo!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

Veja outros artigos que podem ser do seu interesse:

Deixe sua opiniãoDeixe-nos um comentário abaixo!

Categorias

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram