O mercado contábil evoluiu e está muito mais tecnológico. As informações chegam em instantes para o Governo, a concorrência muito mais acirrada e a comunicação com os clientes é instantânea.
Trabalhar no modo operacional já não funciona mais para nenhum segmento, e com a contabilidade não é diferente.
O contador deve se adaptar às novas tendências 2.0 se quiser destacar-se no mercado contábil.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a evolução da contabilidade com a chegada do digital, sobre o contador 2.0 e suas competências. Confira!
Evolução da contabilidade no Brasil
A evolução da contabilidade no Brasil é notável e já não dá mais para fugir da forma em que as informações são enviadas.
Com tantas obrigações fiscais, trabalhistas, legais, acessórias, que são entregues em formato digital como, por exemplo, o SPED (eSocial, EFD-Reinf, DCTFWeb, documentos fiscais eletrônicos, entre outros), traz muitas mudanças no dia a dia e na forma como o contador trabalha.
Se adaptar e evoluir junto à contabilidade é fundamental para a continuidade da profissão, e utilizar das ferramentas tecnológicas é indispensável para o contador que agora vive em um ambiente totalmente 2.0.
O que é ser um contador 2.0?
Ser um contador 2.0 é ser um profissional contábil que foge das maneiras tradicionais de trabalho, sempre evoluindo e se capacitando às novas tecnologias, informação e ferramentas para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes de maneira prática e em tempo real.
Além disso, o contador 2.0 foca no sucesso da empresa de seus clientes, indo muito além da contabilidade.
Este profissional oferece diversos tipos de serviços e consultorias para ampliar suas soluções e agregar mais valor aos serviços oferecidos no escritório, como por exemplo, consultorias, assessoria financeira, ferramentas de comunicação, entre outros.
A garantia de uma empresa sustentável garante que os clientes do escritório se manterão no mercado e assim a demanda do contador continuará.
Lembre-se: Pensar na empresa do seu cliente também é pensar na sua empresa.
Qual é o perfil do contador 2.0?
Precisamos salientar que para ser um contador 2.0, o profissional precisa sair do escritório e ser mais participativo, protagonista e comunicativo.
Destacamos quatro competências que o contador 2.0 deve ter para se destaca no mercado contábil:
Antenado
O contador precisa estar antenado e ligado em tudo o que acontece no ambiente digital, redes sociais, novidades do mercado, etc.
Acompanhar blogs, páginas na web, canais no YouTube, participar de eventos da área e acompanhar as novas ferramentas do mercado são inerentes ao processo de informação que o contador 2.0 deve observar e trazer para a sua rotina diária.
Utilizar sistemas contábeis – como os softwares contábeis desenvolvidos pela Sibrax– ajuda (e muito!) a ser ágil e moderno, sempre em dia com as obrigações e comunicação com o cliente.
Proativo
O contador tradicional para ser tornar um contador 2.0 não pode ficar quietinho em sua mesa do escritório, deve buscar novas formas de evoluir e se relacionar com clientes.
Conversar, participar, fazer eventos para seus clientes e entendê-los é o que faz um contador ser proativo e importante para os negócios de seus clientes.
Dinâmico
Ser dinâmico é ter a capacidade de evoluir conforme às novidades do mercado, ter capacidade de raciocínio rápido, trabalhar em equipe, delegar tarefas e de gerenciar seu tempo da melhor maneira possível para atender o máximo de clientes no escritório.
Organizado
A organização é um fator primordial para ser um contador 2.0. Estar sempre em dia com suas reuniões, respostas aos clientes e obrigações é obrigatório.
Estratégico
O trabalho do contador tradicional é muito operacional, pensar estrategicamente, atualmente, é o que diferencia o contador 2.0 dos demais profissionais no mercado.
Atualmente, no mercado brasileiro muitas empresas fecham por falta de planejamento estratégico e análise do seu segmento. Por isso, é fundamental que o contador 2.0 preste assessoria em gestão empresarial e diversas outras soluções ao empresário, para que essa empresa não faça parte dessas estatísticas.
O que preciso fazer para me destacar no mercado contábil sendo um contador 2.0?
Para se destacar no mercado contábil sendo um contador 2.0 você deve:
- Buscar diferenciação por nicho de mercado;
- Se capacitar com cursos e treinamentos;
- Acompanhar as novidades do mercado contábil;
- Utilizar ferramentas tecnológicas para trabalhar e se comunicar com os clientes;
- Priorizar o relacionamento com os clientes;
- Fazer sempre a mais do que se é esperado pelo seu cliente.
Agora que você já sabe o que é e como se tornar um contador 2.0, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar todas essas informações em prática. E aí, contador, você está preparado para o mercado contábil 2.0?
E aí gostou desse artigo? Deixe-nos um comentário ou compartilhe com seus colegas contadores!
Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar as novidades do setor contábil em primeira mão! Preencha o formulário abaixo e cadastre-se.
2 Comments
[…] 👉 Contador 2.0: o que é e como se destacar no mercado contábil? […]
[…] Contador 2.0, veja algumas dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn: […]