eSocial para empresas do Grupo 3: fases, prazos e eventos

O eSocial começou para as empresas do Grupo 3 no dia 10 de janeiro de 2019, e segue com as fases de implantação do programa até 2020.

E se você ainda tem alguma dúvida em relação ao cronograma de implantação do eSocial para as empresas do Grupo 3, esse artigo foi feito para você. Confira!

O eSocial para o Grupo 3

O cronograma do eSocial teve muitas alterações desde o começo da implantação em 2018, e na última prorrogação em outubro de 2018, o Governo Federal instituiu mais um grupo de empresas no programa: o Grupo 3.

O Grupo 3 é formado por Empresas do Simples, Empregador PF, Produtor Rural PF, MEI, sindicatos, condomínios, associações e entidades sem fins lucrativos e segue o seu próprio calendário para a implantação das fases do eSocial.

No próximo tópico você confere as fases e prazos do eSocial para o Grupo 3. Não perca os prazos!

Fases e prazos do Grupo 3 do eSocial

O cronograma de implantação do eSocial para o Grupo 3 (Empresas do Simples, Empregador PF, Produtor Rural PF, MEI, sindicatos, condomínios, associações e entidades sem fins lucrativos) já começou em janeiro, mas ainda há muito pela frente. Confira, a seguir, todas as fases para você perder nenhum prazo:

  • Fase 1 – Cadastros do empregador e tabelas a partir de 10 de janeiro de 2019.
  • Fase 2 – Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas a partir de 10 de abril de 2019.
  • Fase 3 – Envio da folha de pagamento a partir de 10 de julho de 2019.
  • Fase 4 – Substituição da GFIP para o recolhimento de contribuições previdenciárias a partir de outubro/2019.
  • Fase 5 – Substituição GFIP para recolhimento de FGTS a partir de outubro/2019.
  • Fase 6 – Envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador a partir de julho/2020.

Quais são os eventos a serem enviados ao eSocial?

Os eventos a serem enviados são:

Eventos de Tabela (fase 1 do eSocial)

Os eventos de tabela identificam o empregador/contribuinte/órgão público, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e de sua estrutura administrativa que validam os eventos não periódicos e periódicos.

Eventos Não Periódicos (fase 2 do eSocial)

Os eventos não periódicos dependem de acontecimentos na relação entre o empregador/órgão público e o trabalhador que influenciam no reconhecimento de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas.

Eventos Periódicos (fase 3 do eSocial)

Os eventos periódicos têm periodicidade definida, compostos por informações de folha de pagamento e de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias.

Para sanar essas dúvidas em relação a eventos do eSocial e seus respectivos prazos colocamos à sua disposição um checklist completo com os prazos de envio dos eventos de tabela, periódicos e não periódicos do eSocial para você acompanhar o envio das informações.

| Baixe aqui: Checklist Prazo de envio dos eventos de tabela, periódicos e não periódicos do eSocial

Minha empresa pertence ao Grupo 3, como adequá-la ao eSocial?

Para se adequar ao eSocial sem dores de cabeça é importante que o seu sistema de folha de pagamento esteja adequado para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.

O sistema de folha de pagamento Sibrax identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.

Saiba mais, peça uma demonstração gratuita do nosso sistema de folha de pagamento!

E aí, você ainda tem alguma dúvida sobre o cronograma do eSocial para o Grupo 3? Deixe-nos um comentário.

Quer mais conteúdo sobre o eSocial? Recentemente lançamos um Kit com materiais sobre o eSocial que pode te ajudar.

Clique no banner e baixe gratuitamente!

33 thoughts on “eSocial para empresas do Grupo 3: fases, prazos e eventos

  1. Bom dia, tenho empresas do simples nacional, mandei o castro incicial e os eventos de tabela te 09/4, mas tenho uma empregada que esta cumprindo aviso desde 08/04 o que devo informar dessa empregada? tenho que informar esse aviso? ou só a data do desligamento, se tenho que informar o aviso qual prazo para isso? e quanto as ferias quer foram tiradas a partir de 01/04? o que devo informar delas?? e qual prazo?

    ATT Meridiane

    1. Oi, Meridiane! Como a obrigatoriedade começou em 10/04, vc deverá enviar o cadastro (S-2200) e o desligamento (S-2299), não é necessário enviar o evento de aviso (S-2250). O prazo para informar termina em 10 dias da data do desligamento. Em relação às férias, o evento deve ser transmitido até o dia 7 do mês subsequente. Para todos os empregados que estiverem afastados desde e a partir de 10/4, o evento deve ser enviado ao eSocial, ok? Obrigada pela visita e bom trabalho!

  2. Boa noite muito obrigada pelo esclarecimento, porem, ainda queria saber uma coisa no caso de ter dez dias para informar a rescisão não seria somente qdo o aviso é indenizado? a rescisão que eu tenho o aviso começou dia 08/04 e esta sendo cumprido, mesmo nesse caso terei dez dias para informormar o desligamento apos o termino do aviso?? e o caso de um empregado que começar a cumprir aviso agora dia 06, qutos dias para enviar o evendo S-2250 ? e as ferias que começaram a ser gozadas em 01/04 ? ou seja antes do inicio da obrigatoriedade o que devo informar?? se puder me ajudar ficarei muito grata ! Att: Meridiane

    1. O evento de desligamento deve ser enviado em até 10 dias do desligamento independente da forma do aviso prévio. A resposta pra sua segunda pergunta é positiva. No caso do início do aviso em 06/05, o evento S-2250 deve ser enviado em até 10 dias da COMUNICAÇÃO do aviso, não de seu início. Em relação às férias iniciadas em 01/04, se o empregado em 10/04 estava gozando essas férias, então precisa ser informado ao eSocial evento de afastamento com as respectivas datas. Espero ter ajudado!

  3. Boa tarde!
    qual competência devo enviar a partir de 10 de julho, já teremos que enviar junho ou teremos que enviar competência de julho dentro do mês?

    1. Olá, Mariana! Deverão ser informados os dados referentes à competência 07/19 (julho) até o dia 07/08/19. Não apenas a partir dos eventos do dia 10 em diante – dia 10 é o dia a partir do qual o eSocial recebe informações. Você poderá, por exemplo, enviar a informação “sem movimento” de uma empresa já no dia 10. Para as empresas com movimento, é bom aguardar o fechamento da folha para enviar. Recomendamos transmitir o quanto antes for possível, ok? Obrigada pela visita ao blog e bom trabalho!

  4. Boa tarde, eu tenho uma empresa do grupo tres que tem um empregado que saiu de ferias em primeiro de abril, sei que deveria ter informado a data fim das ferias dele ate dia 07/05 porem não enviei ainda o cadastro dos empregados porque estou com duvidas qto ao cbo correto usar, a função dele esta como aplicador de adesivos, a empresa é do setor de industrias graficas cujo cnae é ( fabricação de adesivos e selantes) com a chegada do e-social eu revisei todos os cbos, e descobri que o cbo desse empregado não tinha nada a ver com a função que ele exerce, ja morri de procurar e não encontro o cbo para aplicador de adesivos, o adesivador, o que encontrei de mais proximo foi o CBO 519905 que seria para propagandista, plaqueiro, cartazeiro algo assim, gostaria de saber se posso utilizar esse canae para essa função e se ainda posso mandar a data fim dessas ferias, sem sofrer sanção, visto que vi uma materia dizendo que se for cumprido o calendario da terceira fase ate julho, não havera multas, isso procede???

    1. Oi, Meridiane! Esse CBO que encontrou parece ter grande relação com a atividade. Não posso oferecer nenhuma garantia em relação a este código, mas talvez uma consultoria jurídica possa. Em relação aos eventos de cadastro e da informação de férias, podem ser transmitidos até o dia 09/07/2019. É provável que não haja multas, pois ainda estará dentro do período de adaptação. Após o início da Fase 3, quando o período de adaptação à Fase 2 acaba, é recomendado seguir os prazos muito corretamente para evitar notificações e multas. Obrigada pela visita novamente!

  5. Boa noite, com relação a Empresa do 3º grupo, tenho uma dúvida: tenho funcionário de Férias à partir de 31/05 e outro retornando de afastamento no dia 01/06. Quando devo enviar esses eventos para o e-social?

    1. Olá, Flávia! Para o que sai de férias no dia 31/05 vc deverá enviar o evento até o dia 07/06. Em relação ao segundo caso, depende da competência em que ocorreu o afastamento e também do motivo. Se for férias normal, o prazo é sempre até o dia 7 do mês subsequente à competência de início desse afastamento. Mas existem prazos variados para outros tipos de afastamento que não o de férias comum, ok? Obrigada pela visita ao nosso blog!

  6. OI O INICIO DA FASE 2 PARA O GRUPO 3 FOI DIA 10/04 QUAL O PRAZO MAXIMO PARA ENVIO DO CADASTRO DOS FUNCIONÁRIOS SEM MULTA É DIA 31/05 OU 09/07/2019W

      1. Isabella, bom dia!
        se um faço o registro de um funcinário entre 10/04 e 09/07 eu posso enviar até a data limite que é 09/07, ou o registro após a liberação do envio da fase 2, deve-se respeitar o prazo de 1 dia para envio das informações não periódica?
        grato,

        1. Olá, Adriano! Vamos considerar o cenário ideal, que é você já ter enviado todos os vínculos (Fase 2) ao eSocial. O prazo, sim, deve ser respeitado. O evento de admissão deve ser enviado até o dia anterior ao início da atividade. Se o funcionário inicia amanhã, 07/06, o evento de admissão deve ser enviado atá hoje, 06/06. MAS se você ainda não enviou os vínculos, poderá transmitir esse novo vínculo em conjunto com os já existentes, até 09/07, ok?

  7. Minha Empresa não tem funcionário e não paga pro-labore, e uma Empresa do Simples Nacional.Ate o momento faço a SEFIP sem movimento. Não consegui enviar os eventos não periódico. Terei que pagar multa ou tenho até Out/19, para regularizar esta situação?

    Obrigado

    1. Olá, Edson. Se não tem funcionário e não retira pro-labore, não há dados a serem enviados na Fase 2. Informará “sem movimento” na Fase 3 apenas. Obrigada pela visita ao blog!

  8. Isabella, boa tarde

    se eu efetuar o registro de um funcionário em 10/05 por exemplo, dentro do prazo para envio da 2 fase, e deixar para enviar este evento ao esocial na data limite que é 09/07, estou sujeito a multa? pois na regra deveria ser até um dia apos o registro, mas estou confuso se durante o faseamento essa regra vale.
    abraços

    1. Em relação às multas, há flexibilidade durante o período de adaptação. Nós não recomendamos que você envie fora do prazo a partir de 10/7, porque certamente ficará sujeito. Agradecemos por compartilhar suas dúvidas e pela visita ao blog!

  9. Boa tarde Isabella.

    Eu tenho uma empresa do grupo 3 que teve funcionários que entram de férias a partir de abril, maio e agora em junho. Porém, não enviei o cadastro dos empregados ainda, pois sempre que tento enviar dar erro de obrigatoriedade dizendo que o evento só será aceito após a data de obrigatoriedade. Em relação as férias, eu posso enviar até dia 09/07/2019 junto com os outros vínculos sem que haja multa por está dentro do prazo?

    1. Olá, Camila! Sobre obrigatoriedade: verifique no cadastro desta empresa se está informado o grupo correto. Em relação aos eventos de afastamento, se as pessoas já retornaram, não há necessidade de informar ao eSocial estes eventos. Os vínculos vc pode enviar tranquilamente, sem multa, até o dia 09/07, e informará as férias/afastamentos que estiverem vigentes na data e os posteriores, ok? Obrigada pela visita!

  10. Boa tarde, obrigada pela informação. Tenho uma outra dúvida. Estou tentando enviar as admissões ainda e está voltando com o seguinte erro: O valor informado não pertence aos valores válidos para o campo. Localização: /eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoRegimeTrab/infoCeletista/dtBase

    Você sabe como eu posso proceder?

  11. Olá boa tarde! Trabalho em Sindicato, gostaria de tirar uma dúvida, Entidades sem fins lucrativos (grupo 3) deve enviar a Folha de Pagamento somente de Julho/2019 em diante pelo Esocial?

  12. quando abro o esocial para cadastrar o empregado do grupo III abre com aocupaçao domestico e nao consigo apaga-la.Como devo fazer para cadastrar o empregado

    1. Olá, Maria! Para mais orientações sobre o preenchimento de dados no portal, acesse os manuais disponibilizados pelo governo ou ligue no 0800 do eSocial. Bom trabalho!

  13. Bom dia tenho uma empresa do grupo tres, que ainda não enviei o cadastro dos empregados, ocorre que dia 10/06 o ” socio prolaborista” sofrem um acidente e esta afastado por auxilio doença ate dezembro, eu preciso necessariamente, mandar primeiro o cadastro dele, para depois mandar o evento de afastamento temporaio? ou como ja cadastrei o no sistema o fastamento quando enviar os dados do cadastro dele ja ira a informação do afastamento e ficara certo?? outra coisa, em caso de ferias,tenho uma que iniciou em 01/06 eu mandei o evento de inicio, posso mandar a data fim a qualquer tempo antes 15/07 ou somente depois do dia 30/06 que sera a data final poderei enviar a data fim ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *