fbpx

Novo eSocial: o que vem por aí?

Você está confuso com a prorrogação do cronograma de implantação do eSocial e sobre as notícias sobre a simplificação do eSocial?

Continue a leitura deste artigo para esclarecer as suas dúvidas!

Mudanças no cronograma de implantação

Antes de falarmos sobre o Novo eSocial do Governo Federal, vamos colocar os pés no chão para não cometer nenhum erro que prejudique as empresas com notificações e penalidades.

O eSocial tem um novo cronograma e não pode ser abandonado, deve ser seguido rigorosamente e todos os eventos devem ser enviados.

Atenção, isso é muito importante!

As principais mudanças do cronograma do eSocial, desde a última alteração, foram: prorrogação do INÍCIO da Fase 3 (envio dos eventos periódicos – folha de pagamento) do Grupo 3 e do início da Fase 5 (sst) dos Grupos 2, 3 e 4.

Os eventos da Fase 2 (eventos não periódicos) devem ser enviados normalmente.

Lembre-se: os prazos de envio dos eventos do eSocial têm data apenas de início, a partir do momento que entra a obrigatoriedade para o Grupo, os eventos precisam ser enviados. Se você ainda não enviou os eventos não periódicos (fase 2), recomendamos que envie de imediato.

| Baixe aqui: Checklist Prazo de envio dos eventos de tabela, periódicos e não periódicos do eSocial

Veja como fica o novo calendário de implantação do eSocial:

Novo eSocial: mudanças para 2020

Agora sim, vamos falar do novo eSocial, que começa a vigorar em 2020. Sabemos que a notícia foi dada como extinção do eSocial e todos ficaram muito surpresos.

A questão que devemos entender é que o envio das obrigações não voltará a ser como era antes, a partir de agora não será mais um sistema, serão 2 (dois) sistemas. Se você está aliviado, vamos com calma e vamos entender melhor a proposta.

Em vez de transmitir todos os eventos para o mesmo ambiente, que era o principal objetivo deste atual projeto do eSocial, a partir de 2020 as informações trabalhistas e previdenciárias passarão a compor um sistema e as informações tributárias outro.

Mas o que o Governo promete é que mesmo sendo dois sistemas, o Novo eSocial será simplificado devido a redução de informações a serem enviadas pelas empresas, ou seja, alguns eventos serão extintos por completos e algumas informações opcionais de eventos também serão retiradas.

Portanto, o programa do governo não será extinto e sim simplificado, dividido em 2 sistemas com algumas mudanças mais simples.

Qual é o foco do Governo para mudar o eSocial?

O Governo busca atingir os seguintes objetivos com o novo eSocial:

  • Desburocratização: substituição das obrigações acessórias;
  • Não solicitação de dados já conhecidos;
  • Eliminação de pontos de complexidade;
  • Modernização e simplificação do sistema;
  • Integridade e continuidade da informação.

Perguntas mais frequentes sobre o Novo eSocial

Estamos recebendo algumas perguntas frequentes aqui no blog, então vamos tentar esclarecer com base nas informações obtidas no Portal e no Suporte do eSocial:

Meu investimento para o eSocial foi perdido?

O investimento feito pelas empresas para a implantação do eSocial, como aquisição de sistema de folha de pagamento, cursos, treinamentos e capacitações, será respeitado pelos novos sistemas, pois a transmissão dos dados do Novo eSocial será realizada ainda via web service.

As informações enviadas serão aproveitadas no Novo eSocial?

Sim, também terá aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração. Portanto, o investimento das empresas com a implantação do eSocial não foi perdido.

Quando o novo eSocial começa a vigorar?

As mudanças passarão a vigorar a partir do primeiro trimestre do ano que vem, em janeiro/2020.

Posso deixar de informar o eSocial este ano?

Não, pois o eSocial está em pleno vigor. Como eSocial substitui muitas obrigações acessórias, tudo deve continuar sendo informado, sendo que é fundamental que o sistema seja continuamente alimentado perante os prazos estipulados no cronograma vigente.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o Novo eSocial? Deixe-nos um comentário.

Aproveite e se inscreva em nossa NEWSLETTER para acompanhar as próximas novidades do eSocial e demais obrigações.

4 Comments

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram