fbpx

Jornal

CUIDADO COM MULTAS DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Em que pese não haver contribuição do PIS e da Cofins sobre rendimentos de aplicações financeiras das empresas optantes pelo Lucro Presumido, a informação dessas receitas em Outros Rendimentos na EFD-Contribuições é obrigatória. A omissão dessa informação acarreta multa de 5%, limitada a 1% do valor da receita bruta do contribuinte no período a que se refere a escrituração (IN-RFB nº 1876/2019). O sistema de Livro Fiscal da Sibrax faz a exportação automática dessa informação. Para isso, você deve cadastrar o CNPJ da fonte pagadora (do banco) no sistema. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte.

Leia mais »

FELIZ 2020

É o que esperamos para este ano! O mercado projeta aumento de 2% para o PIB de 2020. É pouco, mas se realizar já será um começo com certo alívio, depois de quatro anos de PIB negativo ou próximo de zero. As pequenas empresas e os escritórios contábeis, de modo geral, foram os que mais sofreram com a retração econômica. Todavia a concentração da riqueza nacional teve forte crescimento, ficando, nesse período, nas mãos dos grandes grupos nacionais e internacionais. Que se tenha mais distribuição de renda este ano, é o que nós da Sibrax esperamos. Osvaldo Lima Sócio-Diretor

Leia mais »

O LEÃO NÃO DORME NO PONTO

Se você, ou seu cliente, é optante pelo Lucro Presumido, fez aplicações financeiras e não incluiu os rendimentos dessas aplicações na base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Liquido (CSLL) e na base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), faça urgentemente as adequações tributárias, pois, a partir de janeiro de 2020, a Receita Federal vai intimar todos à regularização sob pena de aplicação de multa de até 225%. Abra o olho!

Leia mais »

OLHE AO SEU LADO!

No lado direito dos sistemas da Sibrax, você encontra: Agenda de Obrigações, Boleto da Sibrax, Notícias da Semana, Treinamento e Histórico de Atendimento. Veja o que cada seção oferece: AGENDA DE OBRIGAÇÕES: publicamos os vencimentos dos tributos e obrigações acessórias do dia e do mês. BOLETO DA SIBRAX: você emite o boleto da mensalidade da Sibrax, inclusive de parcelas em atraso. NOTÍCIAS DA SEMANA: você encontra nossas publicações feitas no Jornal da Sibrax e também as leis e normas publicadas recentemente. TREINAMENTO: você encontra vídeos e orientações de temas específicos da contabilidade, RH e fiscais. HISTÓRICO DE ATENDIMENTO: publicamos todas as consultas que você fez ao nosso suporte. As orientações podem servir para solucionar alguma dúvida que venha a surgir novamente.

Leia mais »

eSOCIAL: UM FÔLEGO A MAIS

Em virtude da simplificação que o governo vai fazer no eSocial e também da adequação à Medida Provisória n.º 905/2019 (Emprego Verde e Amarelo), foi prorrogado, para datas que serão definidas e divulgadas por meio de portarias, o envio de eventos de folha de pagamento para o Grupo 3 (micro e pequenas empresas, MEI, empregadores pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos), de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST para o Grupo 1 (empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões), bem como de eventos do Grupo 4 (órgãos públicos e organizações internacionais). Vamos aguardar. O velho e surrado Sefip continua, sabe-se lá até quando!

Leia mais »

O PORQUÊ DO PORQUÊ!

Não se desconta o IRRF na folha de salários quando o valor do desconto for inferior a R$ 10,00, mas desconta-se qualquer valor de IRRF sobre o 13º salário. Por quê? Porque o 13º salário é rendimento tributado exclusivamente na fonte. Para qualquer rendimento sujeito à tributação exclusiva na fonte não existe limite mínimo para o desconto do IRRF!

Leia mais »

13º SALÁRIO: VEJA DE NOVO.

Devido a grande demanda de suporte sobre o 13º Salário, vamos republicar o Jornal da Sibrax da edição nº 33 de 5/11/2019. Antes, porém, lembramos que o INSS sobre o 13º Salário vence no dia 20 de dezembro e, para quem está obrigado a entregar a DCTFWEB mensal, deve-se enviar a DCTFWEB ANUAL – 13º Salário – ano 2019 também no dia 20. Clique aqui e veja os procedimentos para o cálculo e o pagamento do 13º Salário.

Leia mais »

FIQUE ATENTO PARA NÃO TER NEM DAR PREJUÍZO!

A falta de cuidados com o pagamento do salário-família – especialmente quanto à guarda dos seguintes documentos: certidão de nascimento, atestados de vacinação e de frequência escolar – pode causar grandes prejuízos ao empregador numa fiscalização do INSS. O INSS pode autuar a empresa e cobrar dela os valores pagos aos empregados nos últimos cinco anos, com juros, multas e correção monetária, quando não forem observados os requisitos para o seu pagamento. O sistema da Folha de Pagamento da Sibrax gerencia com precisão os prazos das entregas dos atestados e faz a suspensão dos pagamentos do salário-família até que o empregado cumpra com sua obrigação de apresentar esses documentos. No recibo de salário do empregado é informada a suspensão e os motivos pelos quais o benefício foi suspenso. Uma vez assinado o recibo, o empregador fica protegido contra eventuais pedidos de pagamento desse benefício pelo empregado ou seus herdeiros. Lembramos que o atestado de vacinação do dependente deve ser entregue até aos 6 anos de idade, anualmente, no mês de novembro; e o atestado de frequência escolar do dependente deve ser entregue a partir dos 7 anos até completar 14 anos, semestralmente, nos meses de maio e novembro.

Leia mais »

BOM DIA!

Hoje é feriado em Londrina, e nosso suporte está atendendo normalmente. Não deixe de ler o jornal de amanha que vai abordar sobre salário-família.

Leia mais »

AMANHÃ VAI TER SUPORTE!

Bom dia! Amanhã será feriado em Londrina, comemorar-se-à o aniversário da cidade. Ela fará 85 anos. Em virtude da grande demanda do nosso suporte nesta época, e, tendo em vista que temos clientes também em outras cidades, vamos manter todos os funcionários do suporte atendendo você. Pode consultar!

Leia mais »