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Relacionamento com o cliente: como fazer no escritório contábil?

O relacionamento com clientes é a chave de sucesso para qualquer negócio de sucesso. E claro que com a contabilidade não seria diferente.

Em momentos de crise como esse que estamos vivendo, estar próximo do seu cliente garante diversos benefícios para o seu negócio contábil.

Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas para você melhorar o seu relacionamento com o cliente do escritório contábil. Confira a seguir!

Qual é a importância do relacionamento com cliente do escritório contábil?

E meio à concorrência e a ascensão da contabilidade digital, se destacar no mercado para manter e captar novos clientes contábeis é fundamental, e o bom relacionamento com o cliente é a melhor opção para garantir mais notoriedade e confiança no escritório contábil.

Ter um bom relacionamento com o seu cliente garante mais eficiência para a rotina contábil do seu escritório de contabilidade, pois as informações que você precisará do cliente será transmitida com mais rapidez.

Também é importante para entender as necessidades dos seus clientes e personalizar o seu serviço de acordo com o que o cliente precisa. Além disso, relacionar-se bem com o seu cliente é a melhor maneira de criar uma relação forte e duradoura.

5 dicas para fazer um bom relacionamento com cliente do escritório contábil

Veja, a seguir, as dicas que separamos para você, contador, fazer um bom relacionamento com os seus clientes.

1. Se aproxime dos seus clientes

O primeiro passo para fazer um bom relacionamento com o cliente é se aproximar e conhecer bem cada um deles.

Por isso, é muito importante você fazer a persona do seu negócio para entender as necessidades desses clientes e poder contribuir ao máximo com a jornada empresarial de cada um dos seus parceiros/clientes.

Entender bem como o cliente se comporta também é essencial, pois existem clientes mais desorganizados e esquecidos, ou que não consegue utilizar muito bem as tecnologias, e também existem clientes mais ativos e participativos.

Diante disso, você precisa se adaptar e padronizar a sua comunicação com cada um deles. Essa análise facilita bastante também a comunicação e entrega de obrigações no prazo, e claro, a aproximação com os seus clientes.

Outra boa dica para se aproximar dos seus clientes é investir em marketing digital contábil e conteúdo relevante para os seus clientes e prospects.  É fundamental fazer uma boa comunicação a fim de levar informação e, também, para facilitar o seu atendimento ao cliente.

2. Invista em uma parceria e na confiança dos seus clientes

A confiança no produto/serviço e em quem executa os processos é a base de qualquer negócio.

Por isso, esteja a par de tudo o que acontece com cada cliente e como é a comunicação da equipe com ele.

Jamais se afaste do seu cliente após o fechamento do contrato, não deixe esse relacionamento ficar puramente operacional, pois a fidelização de um cliente é um trabalho diário e a confiança é conquistada dia após dia.

Se você não tem tempo para visitar o seu cliente regularmente, procure marcar reuniões online por videochamada, contato telefônico ou até mesmo invista em envio de novidades do seu blog que podem ajudar o seu cliente a entender melhor a empresa dele e solucionar diversas questões empresariais. Seja cuidadoso, educado e gentil.

3. Seja eficiente na resolução de problemas

Nós conhecemos muito bem como existem problemas na rotina contábil com o cliente, seja por falta de dados para concluir uma entrega de obrigação ou até mesmo o distanciamento com o cliente.

Para poder resolver o problema que seu cliente está enfrentando você precisa prestar um atendimento rápido e eficaz. Você precisa sempre ter em mente que ninguém gosta de ficar muito tempo esperando por uma solução, por isso converse com seu cliente e identifique o problema, ou a necessidade que o seu cliente tem, e busque a resolução o problema o mais rápido para garantir a satisfação do seu cliente.

Aqui, na Sibrax, o nosso índice de satisfação com os clientes é de 94% devido ao nosso suporte atender de forma rápida e com total eficiência na resolução dos problemas que os clientes enfrentam. Pense no seu cliente sempre!

4. Esteja atento ao feedback do cliente

O feedback do seu cliente é extremamente importante para manter um bom relacionamento, pois a opinião do cliente vai te guiar na melhoria do seu serviço e do seu atendimento.

Para obter o feedback do seu cliente, você pode perguntar diretamente a ele ou montar um questionário e enviar por e-mail para saber como está o grau de satisfação e claro, solicitar opinião sobre os serviços e melhorias.

Não se esqueça, o feedback é um ótimo indicador de qualidade do seu negócio e eficaz para o desenvolvimento do seu relacionamento com o cliente e do seu negócio.

5. Foco no bom atendimento

Uma pesquisa do SEBRAE confirmou que os empresários enxergam o contador como o responsável pelo cumprimento e entrega de obrigações, mas a gente sabe que a classe contábil é muito mais que isso.

E para desmistificar essa imagem que os empresários tem dos contadores, o melhor é focar em um bom atendimento a fim de atender às expectativas do cliente e garantir a sua satisfação.

Além disso, um bom atendimento deixa muito claro tudo o que o contador pode fazer pela empresa, além de claro suas obrigações.

Para realizar um bom atendimento é necessário ter empatia, pois se colocar no lugar do outro ajudará a humanizar o atendimento e entender melhor o seu cliente.

Além da empatia, outro fator determinante para o sucesso do seu atendimento ao cliente é a capacitação da sua equipe.

A sua equipe contábil precisa estar apta a solucionar os problemas e entregar com eficiência todas as obrigações da empresa, ou seja, ter conhecimento na área e estar focado na qualidade do serviço e necessidade do cliente.

Como falamos, o relacionamento com o cliente é fundamental para superar momentos de crise, e deve ser feito dia após dia, com foco na confiança, qualidade e excelência do serviço e atendimento prestado pelo escritório de contabilidade.

Queremos saber de você: como é o seu relacionamento com o cliente contábil? Deixe-nos um comentário.

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Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

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