Terminou a sua graduação de contabilidade, passou no exame do CRC… Ufa, quanto trabalho e quantas vitórias. Mas agora a próxima etapa é se firmar no mercado contábil e colher os frutos do seu trabalho!
Para abrir o seu negócio contábil, seja um escritório como ser um contador autônomo, o segredo é pensar como um empreendedor.
Como sabemos, montar uma empresa contábil não é fácil, é preciso de muito foco, determinação, trabalho duro e superação.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para você visualizar como está o cenário contábil hoje e dicas valiosas para destacar a sua empresa contábil, e claro, conseguir seus primeiros clientes. Veja a seguir!
Cenário do mercado contábil em 2021
No cenário atual da contabilidade nos deparamos com grandes mudanças, principalmente no digital (incluindo os projetos do governo como: sped, esocial, nota fiscal eletrônica, entre outros) e no comportamento do cliente – clientes mais exigentes e digitais.
Além disso, a pandemia também trouxe uma carga de trabalho grande para o mercado contábil, novas leis, MPs e decretos, que merecem a atenção do profissional de contabilidade.
A nova realidade para os novos contadores e também para quem está na área há tempos é que a contabilidade está se reinventando para acompanhar as novas tendências do mercado contábil.
Então, o novo contador enfrenta quatro desafios no cenário de contabilidade: a mudança digital, legislação, concorrência e também o comportamento dos clientes mais exigentes.
E como enfrentar esses desafios para abrir um negócio contábil? Veja nossas dicas a seguir!
10 dicas para abrir um negócio contábil de sucesso
Confira nossas dicas para você, novo contador, obter sucesso na abertura da sua empresa contábil:
1. Faça um planejamento do seu negócio
Se você ainda não tem um planejamento estratégico e financeiro para a sua empresa, esse é o momento de fazer.
O planejamento guiará sua empresa para o futuro e ajudará a passar por essa crise. Se você tiver dificuldades em fazer planejamento financeiro empresarial, solicite a ajuda de um consultor.
2. Acompanhe as tendências do mercado
O ano de 2020 já foi intenso para os contadores e 2021 promete desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade. E as oportunidades para quem quer se destacar no mercado contábil estão aí para serem aproveitadas.
Para isso, o contador precisará estar antenado e acompanhar as tendências do setor se quiser entregar um serviço com diferencial e repensar no seu negócio.
👉 5 tendências no setor contábil para 2021
3. Mantenha-se atualizado na área contábil
Com tantas mudanças no cenário contábil brasileiro em relação a legislação tributária e trabalhista, manter-se informado é a única forma de não ser impactado negativamente e pego desprevenido na área contábil.
Para isso:
- Acesse os portais oficiais do Governo na Web
- Assine Newsletters
- Invista em treinamento e capacitação
- Fique de olho nas páginas dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade
- Participe de grupos no facebook, fóruns e whatsapp
- Aprenda com e-Books e Estudos de caso
👉 Como se manter atualizado às mudanças no setor contábil?
4. Faça networking
Ser visto é ser lembrado, já dizia o velho ditado! O networking é essencial para qualquer empresário e para o contador mais ainda.
A rede de contatos ajuda o profissional contábil a acelerar sua carreira, melhorar sua gestão, compartilhar suas dores e experiência, e – claro! – impulsionar os negócios.
Fazer networking significa se comunicar, relacionar e manter uma rede de contatos profissionais e social com pessoas que possam ajudar, trocar conhecimento, contratar ou indicar o seu perfil para outro profissional.
O networking do contador pode ser composto de empregadores, empresários, colegas e ex-colegas de trabalho, colegas de faculdade, fornecedores, colegas contadores, familiares, entre outros.
👉 Como fazer networking no setor contábil?
5. Sistema de contabilidade + suporte eficiente
Há diversos sistemas contábeis disponíveis no mercado. Eles têm o intuito de dar mais agilidade para as rotinas contábeis e mais eficiência ao trabalho dos contadores e sua equipe.
Assim, a equipe deixa de fazer processos manuais e ganha tempo para desempenhar atividades mais importantes, que demandam tempo e pesquisa. Por isso, utilize a tecnologia ao seu favor!
👉 Conheça nossos sistemas. Disponibilizamos, abaixo, um formulário para a solicitação de demonstração por 30 dias do nosso Pacote Completo (Folha, Livro e Contabilidade). Preencha com seus dados e entraremos em contato com você!
6. Defina seus honorários
Ao analisar o mercado, você vai sim encontrar muitos profissionais reduzindo seus preços e ganhando clientes. E, infelizmente, muitos empresários encaram a contabilidade como custo, e acabam contratando pelo preço mais barato.
Mas isso não quer dizer que reduzir o seu preço é o que vai segurar ou captar um cliente.
Formar uma tabela de preços não é uma tarefa nada fácil, e para cobrar um valor justo para seu negócio e para seus clientes existem alguns pontos para levar em consideração para que ambas as partes saiam ganhando.
Existem outras formas de competir no mercado contábil sem ter que trabalhar com preços menores e prejudicar seu escritório e outros colegas da área.
👉 Mercado Contábil: como competir com honorários contábeis mais baratos?
👉 6 pontos para levar em consideração ao precificar o serviço de contabilidade do seu escritório
7. Prospecção de clientes
Você já deve ter ouvido falar muito sobre prospecção de clientes, mas já parou para pensar qual é o verdadeiro significado dessa ação tão importante para o seu negócio?
A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles.
Por isso, é importante entender quais são os seus objetivos e quem você quer atingir, quais são as necessidades desse público, analisar o que você pode oferecer a eles e assim chamar a atenção destes potenciais clientes.
Para fazer a prospecção de novos clientes para o seu escritório de contabilidade é preciso utilizar mais de um método, é necessário conhecer diversos meios combiná-los para chegar até o seu cliente em potencial.
👉 Como prospectar clientes para o seu escritório contábil?
8. Relacionamento com o cliente
O relacionamento com clientes é a chave de sucesso para qualquer negócio de sucesso. E é claro que com a contabilidade não seria diferente.
Em meio à concorrência e a ascensão da contabilidade digital, se destacar no mercado para manter e captar novos clientes contábeis é fundamental, e o bom relacionamento com o cliente é a melhor opção para garantir mais notoriedade e confiança no escritório contábil, além de claro, as indicações!
Ter um bom relacionamento com o seu cliente garante mais eficiência para a rotina contábil do seu escritório de contabilidade, pois as informações que você precisará do cliente será transmitida com mais rapidez.
Também é importante para entender as necessidades dos seus clientes e personalizar o seu serviço de acordo com o que o cliente precisa. Além disso, relacionar-se bem com o seu cliente é a melhor maneira de criar uma relação forte e duradoura.
👉 Relacionamento com o cliente: como fazer no escritório contábil?
👉 Como o empresário escolhe o escritório de contabilidade que o atenderá?
9. Serviços diferenciados além da contabilidade
Vá além das atividades básicas como folha de pagamento, livro fiscal e conciliações bancárias. Seja um contador 2.0!
Ser um contador 2.0 é ser um profissional contábil que foge das maneiras tradicionais de trabalho, sempre evoluindo e se capacitando às novas tecnologias, informação e ferramentas para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes de maneira prática e em tempo real.
Além disso, o contador 2.0 foca no sucesso da empresa de seus clientes, indo muito além da contabilidade.
Este profissional oferece diversos tipos de serviços e consultorias para ampliar suas soluções e agregar mais valor aos serviços oferecidos no escritório, como por exemplo, consultorias, assessoria financeira, ferramentas de comunicação, entre outros.
A garantia de uma empresa sustentável garante que os clientes do escritório se manterão no mercado e assim a demanda do contador continuará.
👉 Contador 2.0: o que é e como se destacar no mercado contábil?
10. Marketing Digital Contábil
O marketing digital já é a realidade das empresas e captar clientes desta forma é eficaz.
Com estratégias de conteúdo que corresponda ao segmento de contabilidade, a aproximação com seus potenciais clientes será mais fácil. Por isso, desperte o interesse do seu público também na internet.
Recomendamos aqui uma gestão de redes sociais eficiente, postagens interessantes em blog institucional com conteúdo do interesse do seu público, materiais – como eBooks, infográficos, entre outros – para solucionar possíveis dores da sua persona e atrair novos clientes.
Atenção: como qualquer outro segmento, a contabilidade também possui algumas restrições de divulgação, por isso consulte as regras do CRC e confira as questões em relação a publicidade.
👉 Marketing Digital para contabilidade: como fortalecer a minha comunicação na internet?
Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂