Ao contrário do que muitos dizem, a divulgação dos serviços contábeis não é proibida, porém existem algumas regras do Código de Ética Profissional do Contabilista.
O código de ética, atualizado em 2019, estabelece que anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
Por isso, é preciso ficar muito atento a essas questões ao começar com as estratégias de divulgação do escritório na internet, ou em qualquer outro tipo de canal. Veja, a seguir, o que não pode ao fazer no marketing contábil!
O que não pode ao fazer no marketing contábil?
Veja, abaixo, o que diz a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador sobre publicidade na contabilidade:
- A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.
- A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.
- Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços.
- O profissional deve observar, no que couber, o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que concerne à informação adequada e clara sobre os serviços a serem prestados, e a Lei de Propriedade Industrial que dispõe sobre crimes de concorrência desleal.
- É vedado efetuar ações publicitárias ou manifestações que denigram a reputação da ciência contábil, da profissão ou dos colegas, entre as quais:
(a) fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferece, sua capacitação ou sobre a experiência que possui;
(b) fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros; e
(c) desenvolver ações comerciais que iludam a boa-fé de terceiros.
O que o contador deve evitar em sua estratégia de marketing?
Em resumo, seguindo o Código de Ética, o contador deve evitar:
- Fazer comparações entre profissionais e serviços;
- Fazer promoções ou algum outro tipo de oferta;
- Fazer anúncios enganosos;
- Menosprezar os trabalhos de colegas da região, da Organização Contábil ou da classe.
Como fazer o marketing contábil dentro das diretrizes do Código de Ética?
O marketing, principalmente o marketing digital, já é a realidade das empresas para prospectar clientes de forma é eficaz. E, neste caso, estamos falando de anúncios, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e um site profissional.
Com estratégias de conteúdo que corresponda ao segmento de contabilidade, a aproximação com seus potenciais clientes será mais fácil.
Por isso, desperte o interesse do seu público também na internet com conteúdo de valor para solucionar possíveis dores da sua persona e atrair novos clientes.
Veja os artigos que separamos para te ajudar no marketing contábil:
- Marketing Digital para contabilidade: como fortalecer a minha comunicação na internet?
- Marketing pessoal para contadores: o que é e como fazer?
- Tudo o que você precisa saber para criar um site para seu escritório contábil
- 7 dicas para começar sua estratégia nas redes sociais e ajudar o seu escritório de contabilidade a crescer
- LinkedIn para contadores: como utilizar a rede para ampliar conexões profissionais na web?