Uma dos grandes questionamentos dos contadores é o aviltamento dos honorários contábeis, que causa um certo desconforto para os profissionais e consequentemente perda de clientes.
Nesse artigo, vamos refletir sobre essas questões de valores e também sobre como podemos competir com honorários mais baratos no mercado contábil. Acompanhe conosco!
Mudanças no mercado contábil
A tecnologia trouxe muitos benefícios para os profissionais como economia, otimização da produtividade da equipe com softwares inteligentes, e muito mais.
A internet trouxe com ela uma revolução contábil, devido a chegada da contabilidade online, que acarretou muitas mudanças ao mercado contábil, principalmente aos honorários contábeis.
Manter os preços competitivos na contabilidade ficou muito mais acirrado e isso faz com que o empreendedor contábil tenha que inovar, se adaptar, analisar sua forma de trabalhar e como competir nesse novo mercado.
Preço x Valor do Serviço Contábil
Existe uma grande diferença entre preço e valor de um serviço. E quase sempre os clientes tratam desse assunto como um gasto, e você, contador, deve fazer ao máximo para mostrar a diferença entre o preço e valor do seu serviço contábil.
- Preço: está relacionado com o dinheiro;
- Valor: está relacionado com o benefício, solução, qualidade e experiência que o seu cliente terá ao adquirir seu serviço.
Ao fazer um orçamento para um potencial cliente, o profissional precisa entrega o valor do seu serviço contábil, elencar todas as obrigações, soluções e etapas de cada processo que envolve o seu trabalho.
O seu potencial cliente precisa saber que está contratando uma solução completa e que vale a pena a pagar o preço que está em sua proposta devido ao valor que o seu serviço terá para a empresa contratante.
Honorários contábeis: cobrar menos realmente vale a pena?
Nesse momento, é preciso se fazer muitas perguntas e uma análise do mercado, da situação atual do seu escritório, dos sistemas contábeis, dos seus colaboradores e se questionar: reduzir o meu preço realmente vale a pena?
Ao analisar o mercado, você vai sim encontrar muitos profissionais reduzindo seus preços e ganhando clientes. E, infelizmente, muitos empresários encaram a contabilidade como custo, e acabam contratando pelo preço mais barato. Mas isso não quer dizer que reduzir o seu preço é o que vai segurar ou captar um cliente.
O que influencia em preços menores no mercado contábil?
Sabemos que a prática de preços menores tem muito a ver com divulgação, sendo que empresas, principalmente da contabilidade online, investem muito em tecnologia e marketing digital, que acaba sendo um grande fator decisivo, já que com o marketing especializado e segmentado, conseguem atingir o seu público e oferecer preços mais baratos. Geralmente, essas empresas conseguem captar clientes de pequeno e médio porte.
Se isso te preocupa, é necessário começar outras estratégias para mostrar o valor do seu serviço contábil para o mercado com propostas mais elaboradas e significativas para o cliente.
O aviltamento de honorários na contabilidade
O Aviltamento de Honorários é quando um contador pratica um preço abaixo do que a classe contábil costuma cobrar. Isso gera muitas discussões entre a classe contábil e muitas cobranças ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Considera-se aviltamento de honorários contábeis:
- Quando há prática de preço abaixo do praticado pelos profissionais da contabilidade;
- Quando não são executados os serviços contábeis inerentes ao contador;
- Quando o cliente não recebe o serviço contratado.
Por isso, fique atento e analise se você não está cometendo nenhum aviltamento contábil.
Como competir com honorários contábeis mais baratos que do meu escritório de contabilidade?
Existem outras formas de competir no mercado contábil sem ter que trabalhar com preços menores e prejudicar seu escritório e outros colegas da área.
Listamos algumas soluções que você pode colocar em prática a fim de melhorar sua cartela de clientes no escritório contábil:
- Conhecer seu público;
- Conhecer seus concorrentes;
- Não comparar o escritório a grandes empresas (concorrentes indiretos);
- Comunicação com o cliente;
- Valorizar os clientes atuais;
- Focar em um nicho que você mais achar interessante para oferecer os serviços contábeis;
- Contratar um ou mais funcionários para cuidar do comercial e prospectar;
- Acompanhar as tendências do mercado contábil, como o marketing digital contábil (redes sociais e outras estratégias);
- Investir na capacitação de funcionários a fim de obter o máximo de qualidade nos serviços contábeis;
- Invista em tecnologia para obter mais produtividade no escritório;
- Parcerias com outros escritórios contábeis;
- Redes de apoio de profissionais da contabilidade (grupos especializados em contabilidade no facebook, por exemplo).
Viu só, contador? Existem muitas maneiras de competir no mercado contábil além do preço baixo. Coloque tudo em prática e tenha muitos resultados positivos.
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