Como criar um plano de carreira para o escritório contábil?

Um gestor não deve se preocupar apenas com a aquisição de bons talentos para o escritório contábil. É fundamental desenvolver estratégias para reter pessoas que são importantes para a empresa. E o plano de carreira tem papel fundamental nesse processo.

Nele, o gestor deve informar de maneira clara as competências esperadas para que o profissional obtenha um novo cargo no escritório. Isso cria expectativas de crescimento para o contador e também contribui para que o escritório tenha sempre colaboradores qualificados.

Entenda a importância do plano de carreira

O plano de carreira é um documento que estabelece as condições necessárias para um profissional obter um cargo maior dentro da empresa. Ele serve de orientação para que os contadores possam buscar o conhecimento necessário a fim de assumir tarefas mais complexas e obter salários maiores.

Esse processo permite que o escritório possa ampliar sua cartela de clientes, pois terá profissionais qualificados para atender as demandas. Paralelo a isso, ele também serve de base para que a empresa possa acompanhar a produtividade dos colaboradores, o cumprimento de prazos e a satisfação dos clientes.

Sendo assim, o trabalho deve estar associado a um feedback completo para os funcionários, visto que é por meio dele que eles poderão observar seus erros e acertos.

Conheça os benefícios de adotar um plano de carreira

O documento traz vantagens tanto para os profissionais como para o escritório contábil. Ele fornece mais segurança para o colaborador, que terá conhecimento até onde pode ir dentro da empresa. Isso serve de estímulo para que ele busque mais conhecimento para desenvolver a própria carreira.

Para a empresa os benefícios são muitos. Confira:

  • Evita que os profissionais fiquem acomodados;
  • Aumenta a capacitação da equipe;
  • Proporciona maiores chances de retenção de talentos;
  • Torna a empresa atrativa para outros profissionais da área;
  • Amplia o comprometimento da equipe.

Saiba como montar um plano de carreira para o escritório contábil

O processo de criação do documento passa por várias etapas que incluem o reconhecimento das capacidades dos profissionais que já estão no escritório de contabilidade, avaliação das necessidades da empresa e atualização sobre o perfil do mercado. Acompanhe:

Estabeleça a estrutura do escritório

Em primeiro lugar, o gestor precisa avaliar qual é a estrutura necessária para cumprir com as demandas do escritório de contabilidade. Logo, ele deve avaliar quais são os cargos existentes, suas subordinações e tarefas desempenhadas. Com isso, será possível conhecer a estrutura básica necessária para o desenvolvimento das atividades.

Conheça as expectativas dos profissionais

O gestor também deve conversar com a equipe para conhecer os objetivos dos profissionais e suas expectativas para o futuro dentro do escritório. Também é importante avaliar o perfil do mercado, para conhecer o salário médio aplicado nas demais empresas e a estrutura oferecida para os colaboradores.

Analise o perfil dos profissionais

Depois de conversar sobre as expectativas dos funcionários, é hora de avaliá-los. Procure saber mais sobre as tarefas que cada um desempenha, as diferenças entre as habilidades de um auxiliar para um analista júnior, entre outras situações. Esses dados servirão de base para estruturar o plano de carreira.

Defina critérios para mudanças de cargo

Agora que você já sabe qual é a estrutura necessária para o funcionamento das atividades do escritório e conhece o perfil dos colaboradores, é hora de definir os critérios para o avanço na carreira.

Para tanto, é necessário detalhar as informações com objetividade e clareza. Identifique a experiência exigida, nível de escolaridade, conhecimento técnico, peso das avaliações internas, entre outras situações.

Veja o exemplo de estrutura que pode ser criada:

 
Cargo Escolaridade Experiência Habilidades Tempo de Casa
Estagiário A partir do 3º semestre da graduação em Ciências Contábeis.

 

Nenhuma Conhecimento em excel, proatividade e vontade de aprender. Nenhum
Auxiliar Contábil Graduado em Ciências Contábeis. Nenhuma Proatividade e autonomia. Atividades: importação e exportação de documentos eletrônicos, lançamentos contábeis, notas fiscais.
Atua com supervisão.
Nenhum
Analista Júnior Graduado em Ciências Contábeis. 1 ano e meio Atividades: conciliação financeira, apuração de impostos, fechamento contábil de empresas menores.
Atua com supervisão.
Nenhum
Analista Pleno Graduação em Ciências Contábeis e especialização na área. 2 anos e meio Atividades: esclarecimento de dúvidas de clientes, fechamento contábil de médias empresas, elaboração de relatórios financeiros e contábeis, análise de crédito.
Responde a um superior.
De preferência pelo menos 1 ano e meio.
Analista Sênior Graduação em Ciências Contábeis e especialização na área contábil ou tributária. 4 anos e meio Ter capacidade de atuar com autonomia, sem supervisão diária.
Atividades: faz a análise crítica dos relatórios e orienta os clientes no processo de decisão.
De preferência pelo menos 2 anos e meio.
Supervisor Graduação em Ciências Contábeis, especialização na área e MBA ou Mestrado em gestão de empresas. 7 anos Atividade: auxilia o gestor do escritório contábil na captação e atendimento de clientes, supervisão da equipe e esclarecimentos de dúvidas.

 

No mínimo 4 anos.

Documente e divulgue as informações

Crie um documento especificando todas as situações para deixar tudo devidamente registrado. Depois, é recomendável fazer uma reunião com os colaboradores para apresentar o plano de carreira e explicar o seu funcionamento.

Enfim, criar um plano de carreira é um passo estratégico para ampliar a possibilidade de retenção de profissionais capacitados. Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer técnicas de negociação para ampliar a sua carteira de clientes em 2018? Baixe nosso e-Book gratuitamente! 👇

Dicas para aumentar o lucro do seu escritório contábil

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *