Como encontrar profissionais qualificados para seu escritório contábil?

Segundo a pesquisa Internacional Business Report, o tempo aproximado para contratação de profissionais qualificados no Brasil é de 48 dias. O estudo também identificou uma dificuldade dos gestores encontrarem trabalhadores com as competências específicas para a companhia. Somado a isso, muitos não possuem habilidades gerais como capacidade de trabalhar em equipe e boa comunicação.

O mesmo problema ocorre para muitos gestores de escritórios contábeis. Apesar de todos os anos aumentar o número de contadores formados, nem todos possuem as habilidades necessárias para atender as demandas dos clientes do escritório.

Então, o que fazer para contratar profissionais qualificados? Veja as dicas que preparamos!

profissionais qualificados

Faça uma boa divulgação da vaga

Para conseguir encontrar o profissional certo para o seu escritório contábil é necessário fazer a divulgação da vaga.

Para tanto, você pode compartilhar um anúncio nas redes sociais, encaminhar um e-mail com a descrição da função para o Conselho Regional de Contabilidade ou contratar uma agência de recursos humanos para fazer a pré-seleção de candidatos.

Informe no anúncio as principais habilidades que você espera dos profissionais qualificados. Por exemplo: o contador deve ter CRC ativo, ser especialista em obrigações acessórias, ter habilidade para compreender as necessidades dos clientes, e ter amplo conhecimento sobre impostos e área financeira.

Além disso, podem ser descritos os benefícios que o escritório contábil oferece aos colaboradores como vale-alimentação, plano de saúde e auxílio para aperfeiçoamento profissional.

Verifique o histórico profissional do candidato

Depois de anunciar a vaga, provavelmente o escritório contábil receberá muitos candidatos interessados. Então, esse é o momento de fazer o primeiro filtro dos currículos.

Analise as experiências dos profissionais qualificados, locais em que eles já exerceram as atividades, possíveis especializações realizadas, entre outras características importantes para o escritório.

Diante dessas informações, separe os currículos que mais se encaixam com o perfil do profissional adequado para a sua empresa e chame os candidatos para a entrevista.

Faça testes para confirmar os conhecimentos dos profissionais qualificados

Durante a entrevista, é possível realizar perguntas para confirmar as informações que constam no currículo dos profissionais qualificados. Além disso, pode-se fazer outras perguntas para conhecer mais sobre o perfil dos candidatos. Veja alguns exemplos:

  • Por que você pretende trabalhar nesta empresa?
  • Quais são seus objetivos profissionais?
  • Como é trabalhar sob pressão?
  • Como era o seu relacionamento com as pessoas das outras empresas em que trabalhou?

Em seguida, você pode aplicar um teste para verificar os conhecimentos do candidato. Por exemplo, se ele precisará lidar com planilhas de excel você pode repassar informações para ele elaborar um modelo.

Caso ele necessite utilizar softwares contábeis, você pode verificar como é a adaptação dele com a ferramenta do seu escritório.

Analise a capacidade de adaptação e desenvolvimento de novas habilidades

Outro fator que pode ser analisado é a capacidade de adaptação do profissional. Em alguns casos, os candidatos possuem um excelente currículo, mas não têm habilidade para conversar com clientes e esclarecer dúvidas. Se essa for uma necessidade do escritório, isso poderia trazer problemas no futuro.

Já o candidato que tem um perfil de liderança pode se transformar em um braço direito do gestor. Nesse caso, ele poderá manter um bom relacionamento com a equipe, contribuir para o estabelecimento de metas e obtenção de resultados.

O que acha de seguir essas dicas na hora de fazer a contratação de profissionais qualificados? Depois, é só compartilhar a sua experiência conosco!

Baixe nosso e-book grátis e descubra como aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade

3 thoughts on “Como encontrar profissionais qualificados para seu escritório contábil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *