Em tempos de crise, os contadores precisam encontrar alternativas para melhorar a produtividade do escritório contábil e reduzir os desperdícios, certo?
Como uma boa alternativa, a metodologia Lean Office vem ganhando mais notoriedade no mercado e nos escritórios.
O Lean Office se aplica a ideia de um escritório enxuto com foco na eliminação dos desperdícios, redução de custos e mais produtividade para o escritório contábil.
Ficou se perguntando o que é o Lean Office, de onde surgiu e como funciona? Fique tranquilo, preparamos este artigo para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a entender melhor a metodologia. Acompanhe conosco!
O que é e como surgiu o Lean Office?
O conceito de Lean Office pode ser entendido como “escritório enxuto” e surgiu no início dos anos 90, inspirado no sistema de gestão da Toyota (lean manufacturing), que buscava identificar e reduzir os desperdícios nos processos da fábrica para melhorar a sua eficiência e ganhar mais produtividade no mercado pós guerra.
E com o passar dos anos, o pensamento enxuto também chegou até as áreas administrativas, que conhecemos agora como lean office.
Portanto, o lean office é a aplicação da filosofia Lean dentro dos escritórios com o objetivo de eliminar desperdícios em processos administrativos dos escritórios.
8 desperdícios no escritório contábil segundo o Lean Office
Os principais desperdícios que podem ser mapeados nos escritórios contábeis são:
- Excesso de produção (Superprodução): criação de documentos, cadastros ou registros duplicados e fazer o trabalho antes que a próxima etapa necessite;
- Espera: espera por aprovações, decisões, disponibilidade da informação e sistemas fora do ar;
- Movimento: deslocamento dos colaboradores até outro setor ou percursos internos dentro do escritório até impressoras e copiadoras;
- Estoque: documentos abertos em processamento, excesso de informações armazenadas (arquivos), processamento de documentos em lote, estoque de materiais de escritório e papéis em geral.
- Defeito: correção de relatórios, cancelamento de notas fiscais e outros retrabalhos;
- Superprocessamento: processos burocráticos e informações desnecessárias e falta de padronização nas atividades;
- Transporte: múltiplas aprovações em documentos, entre salas, andares e departamentos;
- Habilidades: falta de padronização nos procedimentos e falta de abertura para sugestões dos colaboradores.
Benefícios em implementar o Lean Office no escritório de contabilidade
Um escritório contábil que implementa os conceitos do Lean Office em seus processos, adequadamente e de forma contínua, obtém diversos benefícios, como:
- Melhor aproveitamento do tempo e do fluxo de trabalho;
- Redução de desperdícios;
- Rapidez em coletar informações;
- Padronização e documentação na empresa;
- Diminuição do tempo de processamento de tarefas;
- Redução do trabalho em processo (pilhas de papel nas mesas);
- Reorganização do ambiente de trabalho;
- Mais produtividade para o escritório;
- Maior participação dos colaboradores.
Como implementar o Lean Office no escritório contábil?
Para implementar o Lean Office em seu escritório contábil é essencial que você, contador, tenha como aliado uma mentoria online em lean.
Isso para que a implementação no seu escritório contábil seja feita de forma adequada, seguindo todos os processos da metodologia lean office.
É importante lembrar também que não existe uma receita de bolo para a aplicação do lean office no escritório contábil e sim modelos, conceitos, ações e ferramentas para aplicar no modelo lean office do seu escritório, como o Método 5s, Seis Sigma e Kanban.
Você pode pesquisar sobre todos esses assuntos para se informar sobre o lean office e implantar a metodologia em seu escritório contábil.
- Vamos deixar aqui para você um ótimo blog sobre o lean para você se aprofundar ainda mais neste tema: Lean Blog.
Esperamos que este artigo o tenha ajudado e aberto seu mundo contábil para novas oportunidades e melhorias na gestão do seu escritório.
Um grande abraço e até a próxima.
Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do setor contábil. Preencha o formulário abaixo!
3 Comments
[…] metodologia lean office pode ser uma grande ajuda para o seu escritório contábil otimizar os seus processos a fim de […]
[…] 👉 Saiba mais sobre o Lean Office aqui: Lean office: o que é e quais são os benefícios para escritório contábil? […]
[…] Lean office: o que é e quais são os benefícios para escritório contábil? […]