E para o alívio de muitos profissionais, o Governo prorrogou o prazo de envio do eSocial a partir da segunda fase.
A partir dessa prorrogação surgiram algumas modificações nos grupos e respectivos prazos de cada fase.
Se você já está trabalhando para enviar o eSocial corretamente não pode deixar de ler este artigo e acompanhar as novidades. Confira a seguir!
Relembrando o que é o eSocial
O eSocial para empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes. O eSocial tem como Comitê Gestor a Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS.
Sendo que o real motivo da implantação do eSocial no Brasil objetiva justamente a unificação de muitas obrigações em uma só, com o objetivo de simplificar os processos de envio de informações dos trabalhadores e das empresas ao Governo.
Novos Grupos
Com a prorrogação do cronograma do eSocial, surgiu mais um grupo. Antes eram 3 grupos, agora são 4 grupos classificados no eSocial. Eles são:
- Grupo 1 – Empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões (mantido);
- Grupo 2 – Empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões dos regimes Lucro Real e Presumido;
- Grupo 3 – Empresas do Simples, Empregador PF, Produtor Rural PF, MEI, sindicatos, condomínios, associações e entidades sem fins lucrativos;
- Grupo 4 – Órgãos Públicos e Organizações Internacionais.
Novos Prazos
Os novos prazos do eSocial deu uma folga para quem estava desesperado com a entrega de informações.
Você pode visualizar o calendário completo atualizado pelo nosso Infográfico, clique aqui e baixe agora mesmo.
É importante destacar que mesmo com mais tempo para entregar os eventos, é necessário não deixar o eSocial para a última hora e evitar multas e penalidades.
A prorrogação está sendo benéfica para você e sua equipe no escritório de contabilidade? Ainda tem alguma dúvida? Deixe-nos um comentário!
Aproveite e baixe nosso “Checklist: Admissão de Trabalhadores com o eSocial” e saiba o quais informações você precisar coletar para admitir novos empregados com a chegada do eSocial.
Clique no banner abaixo e acesse o material gratuitamente.
3 Comments
[…] enfatizar que o eSocial teve mudanças em seu cronograma e os profissionais devem ficar atentos às novidades do eSocial para […]
[…] de transmissão de suas informações ao eSocial, mesmo que não tenham empregados, seguindo o novo cronograma de implantação do Grupo 3. Atualmente, os prazos são os […]
[…] informações você encontra no artigo “Quais são as novidades no cronograma do eSocial?” que postamos aqui no nosso […]