Um dos setores que mais crescem no país são os de serviço. E assim como quem vende um produto, quem oferece um serviço também deve prestar contas ao Estado. Por isso, Além da NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, também surgiu a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço).
Se você é um prestador de serviço e ainda tem dúvidas em relação a Nota Fiscal de Serviço NFS-e, acompanhe este post! Nele vamos falar sobre o que é, para que serve, os benefícios e como emitir uma NFS-e.
O que é a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)?
A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e), assim como todos os documentos fiscais eletrônicos, surgiu para desburocratizar e facilitar a emissão e prestação de contas dos serviços no Brasil e faz parte do programa SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.
Segundo, a página do SPED, “a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços”.
O contribuinte pode realizar a emissão pela internet, deixando de lado a grande quantidade de papéis utilizadas antigamente.
Para que serve e quais são os riscos se eu não emitir NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviço serve prestar contas da sua empresa e, consequentemente, estar em dia com o Fisco, relativo aos seus impostos e declaração dos seus gastos e ganhos.
Se sua empresa de serviços não emitir a NFS-e corre riscos, como sonegação fiscal que geram multas e até mesmo prisão.
Então, é muito importante emitir esse documento fiscal eletrônico corretamente.
Quais são os benefícios da Nota Fiscal de Serviço?
Listamos alguns benefícios que o contribuinte tem ao emitir Nota Fiscal de Serviço eletrônica:
- Redução de custos com papel, impressão e armazenamento de documentos;
- A NFS-e é um documento com validade fiscal e jurídica;
- Mais segurança;
- Diminui os erros na emissão do documento;
- A produtividade aumenta, já que é feito tudo pelo computador;
- Melhora o controle das contas da empresa;
- Evita os riscos de multa e sonegação fiscal.
Como emitir NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviço não tem um layout padrão e deve acompanhar o layout de cada município para concluir a emissão. Geralmente, empresas que geram muitas notas fiscais de serviço optam por softwares emissor de notas, pois ganham em produtividade e evitam erros por repetição – que acontecem muitas vezes ao emitir a nota de serviço pelas prefeituras.
Caso seja esse o seu caso, recomendamos que sua empresa atenda aos seguintes requisitos para emitir NFS-e por um sistema emissor de documentos fiscais eletrônicos:
- Estar credenciada junto à Secretaria da Fazenda do Estado em que está estabelecida;
- Possuir certificado digital (emitido por Autoridade Certificadora credenciado ao ICP-BR) contendo o CNPJ da empresa;
- Possuir acesso à internet;
- Analisar se o município possui NFS-e (alguns municípios ainda não têm layout para NFS-e) e se é compatível com o sistema.
Agora que você já sabe o que é, para que serve, benefícios e como emitir NFS-e, deixe um comentário pra gente do que achou desse artigo.
Conheça todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos aqui.
Aproveite e assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades!
3 Comments
[…] Nota Fiscal de Serviço – NFS-e: para empresas que prestam serviços; […]
[…] NFS-e é a sigla para Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Essa nota deve ser emitida quando a empresa prestar algum tipo de […]
[…] Fique atento: recibos não possuem valores fiscais, sempre solicite a NFS-e. […]