Como gerenciar minhas tarefas como síndico/administrador de condomínio?

As funções executadas pelo síndico são as mais importantes para o bom funcionamento do condomínio, seja na gestão ou no convívio entre os condôminos.

A profissão de síndico não é nada fácil, requer conhecimento em diversas áreas, paciência, jogo de cintura, empatia, e principalmente, requer organização.

Com tantas tarefas, o síndico precisa gerenciar o seu tempo da melhor forma possível para não se perder. Por isso, separamos algumas dicas para você, síndico ou administrador de condomínio, gerenciar suas tarefas no condomínio de forma simples e prática. Continue lendo este artigo!

como-gerenciar-minhas-tarefas-como-sindico-ou-administrador-de-condominio

Defina seu horário de trabalho

Geralmente, os síndicos moram no condomínio que gerenciam, e é muito comum os condôminos o procurarem fora de hora. Isso é uma situação recorrente e bem complicada, e deve ser evitada com a definição de horários específicos de trabalho e atendimento.

Estabeleça os dias e horários do seu trabalho para gerenciar suas tarefas e atendimento, isso é muito importante para o bom andamento do seu trabalho. Informe aos condôminos seus horários.

Garanta também um meio de comunicação no condomínio que você possa atender as ocorrências, pode ser por e-mail, WhatsApp do condomínio, livro de reclamações e sugestões, entre outros. Assim você organiza o seu tempo sem deixar de atender os moradores do condomínio!

Organize suas tarefas diárias em uma agenda

Ter uma agenda é muito importante para gerencias suas tarefas de síndico ou administrador de condomínios, seja no modo tradicional – caderninho – ou até mesmo por meio de aplicativos.

Essa agenda pode ser organizada por níveis de prioridade. Existe um método chamado de Matriz de Gestão de Tempo, que ajuda a identificar as tarefas 1) urgentes, 2) importantes, 3) não-urgentes e 4) não-importantes. Escreva suas tarefas diárias e em cada uma defina qual é a prioridade.

Arquive adequadamente os documentos do condomínio

Na rotina do condomínio também existe muita burocracia, como por exemplo, os registros das atas de reuniões e assembleias, contratos, notas fiscais, obrigações tributárias, contas a pagar, entre outros. Portanto, é extremamente importante que você tenha todos os documentos organizados para não ter nenhum tipo de dor de cabeça e ganhar em agilidade e produtividade em suas tarefas, e uma gestão de condomínio mais eficiente.

Para arquivar adequadamente os documentos do condomínio, você pode seguir as seguintes recomendações:

  • Defina a ferramenta de arquivo: pode ser arquivado via web ou software, ou no modo tradicional, como caixas ou pastas adequadas, com tudo categorizado e etiquetado;
  • Digitalização dos documentos: procure sempre ter esses documentos digitalizados, para não ter perigo de perdê-los;
  • Priorize os documentos: priorize os documentos que você sempre utiliza e os mais importantes;
  • Tempo de armazenamento: a cada cinco anos, o síndico ou administrador do condomínio deve verificar o arquivo, e separar o que ainda é útil ou não para o condomínio.

Utilize um sistema de condomínio

Para ganhar tempo e produtividade em suas tarefas, você pode utilizar a tecnologia como aliada. Um sistema de condomínio pode ser a alternativa que você estava procurando para melhorar a gestão das suas tarefas.

A Sibrax desenvolveu um sistema prático, que te ajuda – e muito – a administrar o seu condomínio, preparado para as mais diversas formas de rateio das despesas condominiais.

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas para entender melhor o que o sistema de condomínio Sibrax pode fazer por sua gestão.


Gostou desse artigo? Tem alguma dica para ajudar os colegas atuantes na administração de condomínios? Deixe-nos um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *