Com a crise econômica que se agravou no país no último ano, muitos gestores têm se perguntado “como fidelizar clientes no escritório contábil”?
Esse é um grande desafio para muitas empresas, visto que diante das dificuldades financeiras muitos consumidores optam por serviços mais baratos, mesmo que não tenham a mesma eficiência.
Neste post, você vai conhecer algumas dicas para fidelizar clientes e aperfeiçoar o relacionamento com eles. Veja!
1. Melhore o atendimento
Em época de dificuldades econômicas, o atendimento diferenciado é a chave para aumentar e fidelizar a cartela de clientes. Por isso, o gestor deve incentivar a equipe contábil para oferecer atendimento de qualidade e eficiência.
Algum cliente costuma trazer dificuldades e problemas para o escritório? Trate-o com cordialidade, mostre soluções para o problema dele e seja o seu braço direito. Seja rápido e eficaz na resolução das situações do dia a dia e, com certeza, ele valorizará o seu trabalho.
Procure oferecer canais diferenciados para contato que podem dar mais agilidade na comunicação entre os funcionários e os clientes. Ferramentas como Skype e Slack permitem o compartilhamento de documentos e troca de informações.
Ao estabelecer uma relação de confiança, será muito mais difícil o seu cliente trocar de escritório contábil por uma questão de preço, pois ele perceberá a qualidade do atendimento oferecido.
2. Crie canais de relacionamento com os clientes
Além de investir em ferramentas que facilitam a troca de informações no dia a dia, o gestor também pode estudar a carteira de clientes, verificar suas necessidades e interesses.
A partir disso, é possível estabelecer um relacionamento por meio de ações de marketing. Nesse caso, pode-se investir em campanhas de e-mail marketing, compartilhamento de dicas nas redes sociais e blog posts com conteúdos atrativos e relevantes.
Veja alguns exemplos: o gestor pode criar promoções para os clientes mais antigos, enviar cartões de aniversário, compartilhar dicas que contribuam para as atividades da empresa, entre outras situações.
3. Mostre o valor do seu trabalho
Valorize o serviço prestado pelo escritório contábil. Mostre, sempre que possível, o valor do trabalho oferecido. Explique aos clientes como a sua equipe pode resolver os problemas deles e contribuir para o crescimento do negócio.
Portanto, mostre que você tem uma proposta diferenciada em vez de obter clientes apenas com preços baixos.
4. Cumpra os prazos
O gestor e a equipe do escritório contábil devem ter disciplina e organização para atender as demandas dentro do prazo. Isso fortalece o relacionamento com o cliente e mostra que todos estão comprometidos com o trabalho.
Para isso, é fundamental deixar claro que os resultados também dependem das ações do cliente. Por isso, explique a importância do envio de notas com antecedência, boletos e outras informações contábeis.
Oriente os colaboradores para que eles lembrem os clientes quando alguma documentação estiver faltando. Se for preciso, crie um calendário de prazos e indique softwares de gestão que facilitem as tarefas básicas do dia a dia. Assim, você garante o cumprimento dos prazos, evita multas e problemas com o fisco.
5. Ofereça serviços diferenciados
Se você ainda tem dúvidas sobre como fidelizar clientes, esta pode ser a dica de ouro para seu escritório contábil. Vá além das atividades básicas como folha de pagamento, livro fiscal e conciliações bancárias.
A sua equipe pode oferecer consultoria, análise de relatórios financeiros, planejamento estratégico, entre outras possibilidades.
Gostou dessas 5 dicas sobre como fidelizar clientes? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário para que possamos ajudá-lo!
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ótimas dicas, obrigado