Qual contador nunca quis ter uma proposta comercial tão profissional que o cliente queira fechar contrato imediatamente, não é mesmo? O problema é que isso não se consegue baixando um modelo da internet, mas construindo-o de acordo com o posicionamento, visão e valores, da sua empresa, em caráter exclusivo para cada cliente.
Portanto, se o que você quer é captar novos contratos para o seu escritório de contabilidade, seja um novo escritório ou um já estabelecido, sua proposta deve ser bem completa e tirar todos as dúvidas do seu futuro cliente.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, contador, melhorar suas vendas com uma boa proposta. Confira!
Por que o contador deve fazer uma proposta comercial para captar novos contratos para o escritório?
Como bem sabemos, muitos empresários enxergam os serviços dos contadores como pura burocracia e isso dificulta que o profissional contábil mostre o valor do seu trabalho.
E, é aí que uma proposta bem elaborada, junto à negociação, entra para ser um grande trunfo para o contador: demonstrar o real valor do seu trabalho, como parceiro de negócios e do sucesso de qualquer empresa, em qualquer segmento.
A proposta comercial servirá como base para discussão sobre os serviços, para dar um norte ao empresário, para apresentar o escritório, seus serviços, agregar valor, mostrar sua experiência e, claro, valorizar o trabalho do contador.
5 dicas para uma boa proposta comercial na contabilidade
Agora, que você já sabe a importância de fazer uma boa proposta comercial para sua prospecção, chegou a hora de colocar a mão na massa. Veja nossas dicas a seguir!
1. Mostre por que esse empresário precisa de você
Para mostrar que o empresário precisa de você, é preciso conhecê-lo!
Descubra quais necessidades ele tem, quais delas são mais urgentes para ele e como você pode resolver o problema dele com os seus serviços. Ou seja, estude-o.
Faça perguntas antes de começar a elaborar sua proposta, aproveite o primeiro contato com esse empresário para saber o máximo que puder sobre suas dores e seus diferenciais.
Caso a sua proposta comercial não deixe claro porque seu prospect precisa de você, com certeza ele não continuará a leitura, se a primeira página não for convincente, o restante será descartável, partindo direto para o preço.
Sendo assim, quando você conhece bem o empresário e sabe exatamente o que ele precisa em sua proposta, ele pode pensar: esse contador pode ser mais do que um encargo legal, ele tem potencial para me ajudar. E, sempre, certifique-se de manter o que você prometeu.
2. Pesquise o mercado contábil e concorrentes
Pesquisar o mercado contábil e seus concorrentes é um dos pontos mais importantes para montar uma boa proposta comercial e se diferenciar dos demais na elaboração.
Busque responder para você mesmo as seguintes questões:
- Quais são as tendências do mercado contábil?
- Quais são as novas tecnologias?
- O que mais concorrentes estão fazendo para se diferenciar e agregar valor?
E, em seguida, coloque tudo em ação para melhorar a sua proposta de contabilidade!
3. Cobre o justo pelos seus honorários contábeis
Nesse momento, é preciso se fazer muitas perguntas e uma análise do mercado, da situação atual do seu escritório, dos sistemas contábeis, dos seus colaboradores e se questionar: reduzir o meu preço realmente vale a pena? Seja justo com seu trabalho!
Existem outras formas de competir no mercado contábil sem ter que trabalhar com preços menores e prejudicar seu escritório e outros colegas da área, e é realmente mostrando o seu diferencial e o seu valor.
4. Defina um modelo de proposta
Para definir o seu modelo de proposta comercial, você deve ter bem claro o seu objetivo e o perfil do empresário que você está atendendo.
E outra coisa que você deve pensar é se essa proposta será digital ou impressa, pois isso fará a diferença para se apresentar.
5. Checklist de uma boa proposta comercial para escritório contábil
Agora, vamos colocar a mão na massa? Veja os principais itens que sua proposta comercial deve ter:
- Apresentação do seu escritório: você pode falar aqui sobre a história, serviços oferecidos, quem faz parte da equipe, cases de sucesso, entre outros.
- Depoimentos: coloque alguns depoimentos de clientes, empresas atendidas, resultados.
- Resumo da proposta: o resumo deve mostrar o que o cliente tem a ganhar com seus serviços, o que o escritório fará por ele no período de contrato, entre outros.
- Detalhamento dos serviços: o que exatamente você está oferecendo com a sua proposta comercial? Explique em detalhes o que oferecerá ao cliente.
- Valores/Investimento: no final da proposta, apresente os valores dos honorários contábeis, apresente como investimento.
- Prazo de validade: não deixe de incluir a data de validade dessa proposta. Isso ajuda a ter um retorno do cliente e a manter o valor do seu trabalho até aquela data que você definiu.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, contador, fechar novos contratos para o escritório de contabilidade. Aproveite e veja outros conteúdos que podem ser úteis para suas negociações futuras!
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