O objetivo de qualquer contador empreendedor é aumentar o lucro do escritório contábil. E em meio a tanta concorrência isso não é uma tarefa fácil.
Além do planejamento financeiro que o contador já deve possuir, algumas outras estratégias são necessárias para aumentar a cartela de clientes e, consequentemente, o lucro do escritório de contabilidade.
Pensando nisso, queremos trazer algumas dicas para aumentar o lucro do seu negócio contábil. Confira a seguir!
1. Faça a prospecção de novos clientes
Você já deve ter ouvido falar muito sobre prospecção de clientes, mas já parou para pensar qual é o verdadeiro significado dessa ação tão importante para o seu negócio?
A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles.
Por isso, é importante entender quais são os seus objetivos e quem você quer atingir, quais são as necessidades desse público, analisar o que você pode oferecer a eles e assim chamar a atenção destes potenciais clientes.
Para fazer a prospecção de novos clientes para o seu escritório de contabilidade é preciso utilizar mais de um método, é necessário conhecer diversos meios combiná-los para chegar até o seu cliente em potencial.
2. Ofereça serviços diferenciados
Vá além das atividades básicas como folha de pagamento, livro fiscal e conciliações bancárias. Seja um contador 2.0!
Ser um contador 2.0 é ser um profissional contábil que foge das maneiras tradicionais de trabalho, sempre evoluindo e se capacitando às novas tecnologias, informação e ferramentas para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes de maneira prática e em tempo real.
Além disso, o contador 2.0 foca no sucesso da empresa de seus clientes, indo muito além da contabilidade.
Este profissional oferece diversos tipos de serviços e consultorias para ampliar suas soluções e agregar mais valor aos serviços oferecidos no escritório, como por exemplo, consultorias, assessoria financeira, ferramentas de comunicação, entre outros.
A garantia de uma empresa sustentável garante que os clientes do escritório se manterão no mercado e assim a demanda do contador continuará.
3. Estabeleça seus honorários corretamente
Ao analisar o mercado, você vai sim encontrar muitos profissionais reduzindo seus preços e ganhando clientes. E, infelizmente, muitos empresários encaram a contabilidade como custo, e acabam contratando pelo preço mais barato. Mas isso não quer dizer que reduzir o seu preço é o que vai segurar ou captar um cliente.
Formar uma tabela de preços não é uma tarefa nada fácil, e para cobrar um valor justo para seu negócio e para seus clientes existem alguns pontos para levar em consideração para que ambas as partes saiam ganhando.
Existem outras formas de competir no mercado contábil sem ter que trabalhar com preços menores e prejudicar seu escritório e outros colegas da área.
- Mercado Contábil: como competir com honorários contábeis mais baratos?
- 6 pontos para levar em consideração ao precificar o serviço de contabilidade do seu escritório
4. Melhore a produtividade da sua equipe
Uma equipe motivada e organizada garante o sucesso das rotinas de trabalho e, para isso, você precisa focar em melhorar a gestão do tempo do pessoal do seu escritório.
5. Trabalhe seu marketing pessoal
No Brasil, cada dia mais cresce o número de contadores e se destacar no segmento, fazendo um bom marketing pessoal, pode te ajudar – e muito! – a fechar mais negócios.
Para ser destaque no mercado de trabalho e nos negócios, é preciso investir em técnicas para melhorar a imagem profissional do contador.
O Marketing Pessoal é uma grande ferramenta para ajudar a construir a autoridade de um profissional no segmento que ele atua.
6. Tenha um bom relacionamento com o cliente
O relacionamento com clientes é a chave de sucesso para qualquer negócio de sucesso. E é claro que com a contabilidade não seria diferente.
Em meio à concorrência e a ascensão da contabilidade digital, se destacar no mercado para manter e captar novos clientes contábeis é fundamental, e o bom relacionamento com o cliente é a melhor opção para garantir mais notoriedade e confiança no escritório contábil, além de claro, as indicações!
Ter um bom relacionamento com o seu cliente garante mais eficiência para a rotina contábil do seu escritório de contabilidade, pois as informações que você precisará do cliente será transmitida com mais rapidez.
Também é importante para entender as necessidades dos seus clientes e personalizar o seu serviço de acordo com o que o cliente precisa. Além disso, relacionar-se bem com o seu cliente é a melhor maneira de criar uma relação forte e duradoura.
7. Invista em Marketing Digital e de Conteúdo de acordo com as regras do CRC
O marketing digital já é a realidade das empresas e captar clientes desta forma é eficaz.
Com estratégias de conteúdo que corresponda ao segmento de contabilidade, a aproximação com seus potenciais clientes será mais fácil. Por isso, desperte o interesse do seu público também na internet.
Recomendamos aqui uma gestão de redes sociais eficiente, postagens interessantes em blog institucional com conteúdo do interesse do seu público, materiais – como eBooks, infográficos, entre outros – para solucionar possíveis dores da sua persona e atrair novos clientes.
Atenção: como qualquer outro segmento, a contabilidade também possui algumas restrições de divulgação, por isso consulte as regras do CRC e confira as questões em relação a publicidade.
Dica extra: Invista em um sistema contábil completo
Há diversos sistemas contábeis disponíveis no mercado. Eles têm o intuito de dar mais agilidade para as rotinas contábeis e mais eficiência ao trabalho dos contadores e sua equipe.
Assim, a equipe deixa de fazer processos manuais e ganha tempo para desempenhar atividades mais importantes, que demandam tempo e pesquisa. Por isso, utilize a tecnologia ao seu favor!
Conheça nossos sistemas. Disponibilizamos, abaixo, um formulário para a solicitação de demonstração por 30 dias do nosso Pacote Completo (Folha, Livro e Contabilidade). Preencha com seus dados e entraremos em contato com você!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!