fbpx

4 grandes riscos que o escritório contábil corre sem o backup em nuvem

O backup faz parte da rotina de milhares de profissionais da contabilidade, mas geralmente é realizado em dispositivos físicos, que mesmo bem cuidados, ainda correm grandes riscos.

Neste artigo, apresentamos a você, contador, 4 grandes riscos que o escritório contábil corre SEM o backup em nuvem. Confira!

O que é o backup em nuvem?

O backup em nuvem é um processo que salva os dados de um sistema em um servidor na nuvem, ou seja, é a transferência das informações da sua base de dados para a internet, garantindo uma maior segurança para os dados.

O backup em nuvem é algo extremamente importante para os escritórios contábeis e quanto mais seguro o local que salvar o documentos, melhor!

Backup físico x backup em nuvem: quais são as diferenças?

Existem diferenças entre o backup em dispositivos físicos e o backup em nuvem, e ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais da contabilidade.

O backup físico ainda é muito utilizado em escritórios contábeis, ele é feito a partir de servidores e mídias físicas, como HD externo, pendrive, entre os outros.

Quem escolhe esse tipo de backup precisa investir muito mais em TI e dispositivos de armazenagem, uma estrutura física e equipe especializada para monitorar esses dados. Apesar de ainda ser muito eficaz, fazer o backup em dispositivos físicos requer muitos gastos e riscos para os contadores.

Já o backup em nuvem não necessita de nenhum dispositivo físico, pois os dados da empresa ficam armazenados em nuvem. Esse tipo de backup vem ganhando muitos adeptos desde 2015, devido a maior segurança e economia para as empresas.

Quais são os riscos que o escritório contábil corre SEM o backup em nuvem?

Com os novos programas do governo – como o eSocial, SPED, entre outros – que têm como objetivo tornar todas as obrigações e prestação de contas das empresas de forma totalmente digital, prezar e cuidar dos arquivos digitais das empresas que ficam aos cuidados do escritório de contabilidade ficou muito mais importante.

Por isso, se o seu escritório ainda não possui backup em nuvem para armazenar os dados do seu sistema fique atento aos riscos, como:

  • Exclusão de arquivos importantes: o famoso DELETE acontece com frequência em escritórios contábeis, arquivos que eram importantes e ficam armazenados no computador do usuário pode facilmente ser exposto ao risco de ser perdido antes de realizar o backup em um dispositivo físico.
  • Roubo e diversos danos da máquina: as máquinas do escritório de contabilidade também estão sujeitas a diversos perigos como roubo, perda total do HD, incêndios, alagamentos, entre outros.
  • Ataque cibernético: um dos maiores riscos para quem ainda não utiliza a nuvem para fazer o backup é o ataque cibernético (ataque de hackers). Os dados ficam muito expostos somente na máquina ou em outros tipos de dispositivos e corre grande risco de seus dados ficarem expostos a esses hackers.
  • Documentos infectados por vírus: além dos problemas com danos, roubos e ataques, outro grande problema é o vírus, que causa grandes perdas de documentos importantes nos escritórios de contabilidade.

Vantagens do backup em nuvem para o escritório contábil

Para diminuir os riscos com os dados armazenados pelo escritório contábil e de grande importância para empresas e para o próprio escritório, a escolha mais segura sobre o backup é escolher o armazenamento desses dados em nuvem. As vantagens do backup em nuvem são:

  • Diminui danos causados por erros humanos: os erros cometidos pelos profissionais da contabilidade são comuns e inevitáveis, para diminuir e recuperar dados importantes para o escritório contábil, salvar os dados em nuvem garante menor perda de documentos.
  • Periodicidade: a periodicidade do backup em nuvem é diária e automática, não precisa que nenhum funcionário fique responsável em salvar os documentos dispositivos físicos, só requer que você programe a hora que deseja fazer seu backup.
  • Agilidade: ao salvar os dados em nuvem por meio do backup, essas informações podem ser utilizadas e acessadas de qualquer lugar.
  • Segurança: com o Backup em Nuvem as informações que você lançar nos sistemas diariamente serão guardadas e você pode garantir muito mais segurança para sua empresa e seus clientes.
  • Recuperação de dados: se for necessária uma recuperação de dados, será muito mais simples retomar o trabalho normalmente pois suas informações estarão a poucos cliques de serem restauradas.
  • Economia: os custos com o backup em nuvem, com certeza, são bem menores do que optar pelo modo tradicional de backup. Além da economia com aquisição de outras opções de backup, você economiza no espaço da sua empresa, vistorias, e possíveis gastos com perda de dados dos outros dispositivos.

Com este artigo, percebemos que o backup em nuvem é uma boa alternativa em economia e segurança para manter os dados do escritório bem salvos.

No seu escritório contábil já utilizam esse tipo de backup em nuvem? Deixe-nos um comentário com sua experiência.

Os clientes da Sibrax já possuem a possibilidade de adquirir o backup em nuvem, muito mais seguro para seus dados.

Aproveite e peça uma demonstração dos nossos sistemas contábeis – Folha de Pagamento, Livro Fiscal e Contabilidade – e garanta o seu backup na nuvem com esse pacote!


4 Comments

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram