fbpx

Qual é a importância de fazer o backup das informações da sua empresa?

Só quem já perdeu todos os seus dados por falta de fazer backup sabe o quão importante é essa cópia de segurança.
Se você ainda não tem costume de fazer o backup dos seus arquivos saiba que está correndo grandes riscos de perder todas as suas informações.

Pode parecer que isso nunca vai acontecer com a gente, mas lamentamos em informar que acontece – e muito – em diversas situações como formatar o computador, falha no disco ou até mesmo excluir alguma coisa sem querer ou até mesmo pegar um vírus, todos estamos vulneráveis a isso e devemos nos preparar.

Você que é empresário ou contador conhece bem a importância de ter todos os seus arquivos salvos e atualizados. Mas se você ainda é daqueles que deixam o backup para depois, precisa continuar lendo este post. Nele, abordaremos o que é o backup, seus tipos, importância, frequência e riscos de não fazer. Continue a leitura!

O que é o backup?

O backup, basicamente, significa cópia de segurança e é uma palavra muito comum no cotidiano de quem utiliza sistemas e necessitam manter seus dados atualizados e armazenados.

Seu objetivo é oferecer mais segurança ao recuperar dados originais perdidos e restaurá-los para serem utilizados novamente.

Por que o backup é tão importante para sua empresa?

Como falamos anteriormente só quem já perdeu seus arquivos sabem o quão importante é fazer o backup. E se você ainda não está convencido, a seguir te apresentamos grandes motivos para que essa ação seja rotina em sua vida:

  • Mais segurança das suas informações;
  • Continuidade de atendimento para seus negócios com informações acessíveis;
  • Mobilidade: suas informações podem ser acessadas de qualquer lugar dependendo do tipo de backup escolhido.

Quais são os riscos de não fazer backup?

Os riscos são muitos e você acabará se prejudicando sem um backup dos seus arquivos, e como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar.

Alguns dos riscos que você está exposto ao não realizar o backup dos seus dados são:

  • Deterioração de dispositivos físicos;
  • Interrupção de informações;
  • Perda total de dados.

Com que frequência devo fazer o backup dos meus dados?

A gente sempre recomenda fazer o backup das suas informações todos os dias. Mas se isso for impossível para você por causa da correria do dia a dia, tente pelo menos fazer a cópia dos seus dados a cada 15 dias.

Onde salvar os backups?

As boas práticas para quem quer seus dados íntegros e disponíveis sempre sem nenhuma dor de cabeça é salvar o backup em mais de um local, como por exemplo, dispositivos móveis (hd externo ou pen drive), servidor local, outras máquinas e também na nuvem.

A rotina de fazer backup é uma das melhores formas de garantir a segurança da sua empresa e de seus clientes. Quem é cliente da Sibrax sabe como é simples e seguro copiar seus dados em todos os nossos sistemas.

Agora que você já sabe qual a importância de fazer o backup periodicamente, compartilhe este post com seus colegas de profissão para não esquecerem da cópia de segurança.

Aproveite e se inscreva em nossa newsletter e receba mais dicas como essa. Preencha o formulário com seus dados e receba as novidades.


1 Comment

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram