A dificuldade em manter o cadastro de clientes atualizado na empresa ainda é um grande problema por parte de muitos empresários e colaboradores.
Alguns ainda acreditam que não é necessário manter um cadastro e histórico de seus clientes por ainda ser um pequeno negócio, ou até mesmo porque esse processo exige muito tempo para fazer. Mas o que ainda não sabem é que podem estar perdendo uma grande oportunidade de estratégia de crescimento, vendas e comunicação com seus clientes.
Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto, quais são as informações necessárias para construir um bom cadastro de clientes, benefícios e como fazer a automação desse processo? Continue lendo esse conteúdo, é muito importante para sua empresa!
Qual é a importância de ter o cadastro de clientes da minha empresa?
Independente do tamanho da sua empresa, é importante ter o cadastro de clientes da sua empresa atualizado, pois ele ajuda a controlar, padronizar as informações do seu negócio, além de ser uma ótima estratégia de análise do seu público-alvo.
A seguir falaremos um pouco mais sobre as informações e outros benefícios.
Quais informações são indispensáveis para o cadastro de clientes da minha empresa?
Para construir o seu cadastro de clientes, algumas informações são indispensáveis. Tanto para controle como para padronização de informação. Assim qualquer funcionário pode acessar e resolver qualquer ocorrência que possa vir acontecer.
Separamos as informações que você precisa coletar para construir sua base de clientes, elas são:
- Nome completo;
- CPF/CNPJ
- Razão Social (se tiver);
- Nome fantasia (se tiver);
- E-mail atualizado;
- Telefone fixo e celular;
- Endereço completo;
- Contatos para recado;
- Cadastrar as compras e datas respectivas;
- Adicione um campo para observações.
Benefícios de ter o cadastro de clientes atualizados
Os benefícios de ter o cadastro dos clientes atualizados são muitos. Eles são:
- Padronização de informações;
- Mais produtividade da equipe;
- Melhora a comunicação com o cliente;
- Segmentação de público;
- Otimização do tempo de seus funcionários;
- Controle de inadimplência;
- Histórico do cliente sempre que precisar revolver qualquer ocorrência.
Como automatizar o cadastro de clientes?
A automação por meio de sistemas de gestão pode te ajudar muito nesse processo de cadastro de clientes. Um bom software auxilia na padronização e acesso rápido das informações, além de outros processos como cobranças, negociação de vendas pelo histórico do cliente, estratégias de marketing direcionadas, fidelização, entre outros.
A Sibrax conta com um sistema completo de gestão + emissão de notas fiscais eletrônicas, que pode te auxiliar muito na automação do cadastro dos clientes, além das outras vantagens.
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[…] no blog, nós sempre lembramos a importância de ter o cadastro dos clientes atualizados, pois isso pode ser o fator que está dando erro na emissão das notas fiscais que você está […]
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