Como as empresas devem se preparar para combater o Covid-19 no local de trabalho?

Algumas regiões do Brasil começaram a voltar às suas atividades comerciais e empresariais após o período de quarentena.

Neste momento, é importante que as empresas se preparem adequadamente para receber funcionários, fornecedores e clientes.

Por isso, neste artigo, queremos trazer algumas dicas de como as empresas devem se preparar para combater o Covid-19 no local de trabalho a fim de garantir a segurança e bem-estar do público e equipe. Confira!

Como a empresa deve se preparar para receber o público com segurança e combater o Covid-19 no local de trabalho?

Como dissemos, algumas regiões brasileiras já estão retomando algumas atividades, mas com todo o cuidado necessário para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores e dos clientes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas/ações que a sua empresa pode adotar para combater o novo coronavírus no local de trabalho. Confira:

Informe os colaboradores com informações oficiais

Neste momento, a melhor maneira de conscientizar os colaboradores é informa-los com dados oficiais e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um bom jeito de fazer essa comunicação é fazer informativos e distribuir em murais, refeitórios, banheiros e também por meio de e-mails e canais de comunicação da empresa.

Atenção: tenha muito cuidado com a informação compartilhada, evite repassar informações médicas sem garantir a origem e Fake News.

Espalhe cartazes de prevenção pela empresa

A prevenção é a única forma de combater o novo coronavírus, por isso incentive os colaboradores a redobrar seus hábitos com a higiene: lavar as mãos com frequência, usar máscara, cobrir a boca ao tossir, descartar o lixo corretamente, entre outros.

Disponibilize máscaras e álcool em gel pela empresa

É muito necessário que na empresa tenha todos os equipamentos de proteção para combater o Covid-19: álcool em gel em pontos estratégicos da empresa, colaboradores usando máscaras, água e sabão nos banheiros, papel toalha, entre outros.

Todo o suporte para proteção deve ser oferecido para receber colaboradores e clientes.

Desabilite uso de biometrias

Atualmente, muitas empresas utilizam relógios de ponto que captam a biometria do colaborador e como o vírus se propaga através de contato e fica por horas em superfícies, a fica é desabilitar o uso de biometrias nesse período.

Existem meios alternativos para fazer o controle de jornada como por computador ou aplicativo.

Redobre a limpeza

A higiene e a limpeza são essenciais para combater o novo coronavírus (Covid-19) no local de trabalho.

É necessário que a equipe de limpeza esteja preparada e capacitada para a desinfecção constante de todos os objetos e superfícies que são tocados pelas pessoas.

Além da limpeza redobrada, o lixo deve ser recolhido com maior frequência também e ser devidamente descartado.

Desligue o ar condicionado

Infectologistas afirmam que o vírus se propaga em locais fechados. Por isso, desligar p ar-condicionado e optar pela ventilação natural é mais indicado neste momento.

Abra as janelas para que o ar circule em toda a empresa. Caso seja impossível deixar de utilizar o ar condicionado, faça a manutenção e limpeza do equipamento.

Restringir reuniões presenciais, viagens e eventos

Para evitar aglomerações, o mais indicado e recomendado nesse momento é restringir reuniões presenciais, viagens e eventos.

Adote reuniões e atendimento ao cliente por videoconferência e para a comunicação da equipe, fortaleça a utilização do e-mail e canais de comunicação interna para evitar contato físico.

Distanciamento no local de trabalho

Para receber seus colaboradores, é necessário preparar a sua empresa para o trabalho de forma segura, então é recomendado que os postos de trabalho sigam as recomendações da OMS para manter uma distância segura entre cada posto de trabalho.

É necessário manter a distância entre as mesas de trabalho e distanciamento de 2 metros de distância.

Afastar imediatamente o colaborador testar positivo para o vírus

A orientação oficial do Ministério da Saúde é que se um colaborador for diagnosticado com a Covid-19, ele deve ser imediatamente afastado de suas atividades e permanecer em isolamento domiciliar ou hospitalar, conforme orientações médicas.

Tenha empatia e ofereça suporte à equipe

Este não é um momento fácil, por isso ter empatia pelos seus colaboradores utilizar de medidas de contenção para garantir a segurança e bem-estar da equipe é fundamental.

Por isso, conscientizar e informar os colaboradores é a melhor forma agir para proteger o ambiente de trabalho.

E aí, gostou desse artigo? Deixe-nos um comentário!

| Aproveite e veja outros conteúdos relacionados ao novo coronavírus:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *