fbpx

Ataques cibernéticos: como proteger o escritório contábil?

Você já parou para pensar como os nossos dados correm riscos de ataques cibernéticos se não tomarmos todos os cuidados necessários para protegê-los?

E esse cuidado deve ser redobrado em escritórios contábeis, pois além das informações do escritório, também devemos proteger ao máximo os dados dos clientes.

Neste artigo, queremos trazer o que são os ataques cibernéticos, os principais tipos de ataques e algumas soluções para evitá-los em seu escritório de contabilidade, como, por exemplo, o servidor em nuvem. Continue a leitura conosco!

O que são os ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos são tentativas maliciosas de invasão à rede realizada por hackers que tem o objetivo de danificar ou destruir uma rede de sistemas.

Esse tipo de invasão pode fazer com que dados sigilosos sejam roubados para obter vantagens, extorsão, entre outros.

Quais são os tipos mais comuns de ataques cibernéticos?

Existem diversos tipos de ataques cibernéticos que dão muito prejuízo à uma empresa, como, por exemplo, perda de dados do escritório e dos clientes, informações sigilosas comprometidas, exposição de senhas, entre outros.

No caso do escritório contábil, três tipos de ataques cibernéticos podem causar perigos para a empresa, eles são: backdoor, ransomware e phishing.

Backdoor

Backdoor é um tipo de cavalo de troia que dá ao invasor o acesso ao sistema infectado e lhe permite um controle remoto para abrir, modificar e deletar arquivos, executar programas, entre outros.

Ransomware

Ransom malware, ou ransomware, é um tipo de malware que impede os usuários de acessarem seu sistema ou arquivos pessoais.

Phishing

O phishing é um método que se aproveita da confiança depositada por um usuário para roubar seus dados, pode acontecer de diversas formas, por mensageiros instantâneos, links de e-mails falsos, entre outros.

Como evitar ataques cibernéticos no escritório de contabilidade?

Existem boas práticas para manter os dados do escritório contábil e dos clientes mais seguros. Elas são:

Informe e eduque a sua equipe

A grande porta de entrada dos ataques cibernéticos é a equipe. Por isso, é muito importante construir uma cultura de segurança por meio de informação.

É preciso estar atento aos sites que visitam, links de e-mails suspeitos, pen-drives e instalação de qualquer tipo de software no computador.

Todas as regras de segurança devem ser passadas para os colaboradores a fim de manter as informações mais seguras.

Cuidado redobrado com as senhas

É fundamental elaborar senhas fortes que combinem números, símbolos e letras para criar uma senha.
Além disso, é importante não combinar senhas fáceis como data de aniversário e afins.

Faça backup

Os backups devem ser executados com frequência no escritório de contabilidade. Fazer o backup é essencial para deixar as informações seguras e não perder nenhum dado em caso de ataques.

Utilize servidor em nuvem

Utilizar o sistema contábil por meio de um servidor em nuvem também é uma boa solução para proteger as informações do escritório e dos clientes.

Além disso, esse serviço permite que você acesse em nuvem o seu sistema, funciona como backup, e é muito mais seguro diante de ataques ao computador.

Solução: Servidor em Nuvem Sibrax

Você pode acessar os sistemas Sibrax (Contabilidade, Folha de Pagamento, Livro Fiscal e Condomínio) na nuvem e trabalhar diretamente da sua casa!

A Sibrax utiliza os serviços de computação em nuvem mais seguros do mundo: a Amazon Web Services (AWS).

Fale com o nosso comercial e solicite o seu servidor em nuvem (43) 3372-1330 ou pelo e-mail vendas@sibrax.com.br

E aí gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário!

Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber novidades da área de contabilidade diretamente no seu e-mail. Preencha o formulário!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

2 thoughts on “Ataques cibernéticos: como proteger o escritório contábil?

    1. Olá, Ademir! Nossa equipe comercial entrará em contato para dar mais informações sobre os nossos sistemas. Ficamos felizes pelo seu interesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *