Já perdeu algum prazo importante de pagamento de imposto e entrega de alguma declaração acessória? Isso pode ser evitado ao utilizar o Livro Fiscal, um programa contábil que disponibiliza uma agenda de obrigações tributárias.
O sistema ainda oferece diversas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento das tarefas do dia a dia, como guias de recolhimento e preenchimentos de declarações.
Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Confira!
Tenha mais praticidade no dia a dia
Com o uso de um programa contábil completo é possível manter as obrigações acessórias dos clientes atualizadas. Uma ferramenta como o Livro Fiscal permite o acesso a todas as informações necessárias para integrar as declarações a serem enviadas pela empresa, evitando o retrabalho e ganhando em eficiência.
O sistema também permite importar da Secretaria Estadual da Fazenda todas as notas de entrada dos clientes.
Conheça as ferramentas mais importantes do programa contábil
Um software de Livro Fiscal reúne diversas ferramentas importantes para a rotina de uma empresa ou escritório contábil. As principais são:
- Sistema Público de Escrituração Digital – SPED Fiscal
O SPED Fiscal é o detalhamento de todas as entradas e saídas de notas fiscais da empresa.
O documento deve ser enviado mensalmente para a Receita Estadual, para que seja feito um controle das operações que envolvem impostos como: Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
- Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA
É uma declaração feita à Secretaria da Fazenda Estadual sobre as operações que envolvem o ICMS.
Geralmente, a guia deve ser enviada no mês seguinte ao da apuração. Em alguns estados a declaração é obrigatória, por isso o mais indicado é consultar o site da SEFAZ.
- SINTEGRA
É um Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA). Ele tem como objetivo facilitar o envio de informações entre as empresas e a Secretaria Estadual da Fazenda.
Essa é uma obrigatoriedade para todas as empresas que fazem o pagamento do ICMS.
- Geração DAS e DEFIS
O programa ainda permite o preenchimento das declarações de DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional e DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais.
Essas declarações são obrigatórias para as micro e pequenas empresas que atuam no regime do Simples Nacional.
- Controle Financeiro
O sistema contábil também permite o controle financeiro da empresa, registrando as entradas e saídas de dinheiro e permitindo a emissão de relatórios de inadimplência.
Assim, fica muito mais fácil de garantir a segurança financeira do negócio e cobrar os devedores.
- Declaração de Serviços para Prefeitura
O software de Livro Fiscal também permite a declaração de serviços para a Prefeitura. Assim, não é preciso recorrer ao órgão público para fazer a emissão do documento.
Entenda as vantagens do Livro Fiscal da Sibrax
O Livro Fiscal da Sibrax é um programa contábil completo que pode dar muito mais rapidez para as tarefas diárias, principalmente se estiver integrado a outros sistemas.
Uma das vantagens do software é a importação automática de notas eletrônicas. Assim, não é preciso contratar mais um sistema para fazer essa função.
Além disso, ele possui uma agenda de obrigações tributárias. Dessa maneira, o contador recebe um aviso sobre os vencimentos de impostos e encargos sociais no início do mês, evitando o esquecimento de algum prazo importante.
O sistema ainda permite a declaração de faturamento de qualquer período, evitando que o cálculo tenha que ser feito manualmente.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre Livro Fiscal da Sibrax? Quer saber mais detalhes sobre o programa contábil? Solicite uma demonstração!
4 Comments
[…] O software permite adicionar os honorários de clientes, imprimir recibos e gerar boletos bancários com código de barras. Desse modo, você tem um controle total sobre as parcelas do inadimplente. […]
[…] Gostou deste assunto? Aproveite a visita no nosso site para fazer a leitura do post “Livro Fiscal: um programa contábil que avisa os prazos importantes”. […]
[…] Em casos mais amenos, a Receita Federal pode autorizar o pagamento dos tributos devidos em forma de parcelamento. Porém, ao fazer esse acerto, não existe a possibilidade de […]
[…] considere outras facilidades disponibilizadas que podem trazer melhorias para as suas rotinas como: agendas tributárias, relatórios gerenciais, entre outras […]