ECD - Divulgação

Teve folga com o IR? Comece AGORA com as ECDs

Nós sabemos que você está ocupado com o Imposto de Renda… Mas se estiver sobrando algum tempo, sugerimos que você comece AGORA MESMO a preparar o SPED Contábil (ECD) de seus clientes! O prazo para transmissão termina no dia 31/5.

Criamos um vídeo com o passo a passo completo que vai te ajudar na hora de fazer a escrituração. Veja:

Lembre-se que a Sibrax dá suporte ao próprio sistema de Contabilidade. Se tiver alguma dúvida quanto aos procedimentos que não sejam efetuados pelo sistema, contate o órgão responsável. Antes de começar, leia essas importantes observações para a geração do SPED Contábil:

  • O livro digital deve ser assinado por, no mínimo, duas pessoas: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.
  • Não existe limite para a quantidade de signatários, mas os contabilistas sempre devem assinar por último.
  • Na ECD, os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.
  • É possível assinar a ECD por procuração que deve ser arquivada na Junta Comercial. A procuração eletrônica da RFB não pode ser utilizada. O SPED Contábil não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores – esta verificação é feita pela Junta Comercial.
  • Para efetuar a entrega com procuração do Certificado Digital, insira o CPF do procurador (geralmente o contador) como representante legal e qualifique-o como procurador, no Cadastro da Empresa, aba Sócio, no sistema de Contabilidade da Sibrax.
  • Antes de gerar o arquivo no sistema, você deverá emitir no site do seu CRC a “Certidão de Regularidade Profissional”. Esta certidão conterá um número de controle que você deverá informar ao gerar o SPED. Entre na área de Serviços Online do site, e na seção Emitir Certidões, Acesso Público, selecione Certidão de Regularidade Profissional.
  • Antes de exportar o arquivo do SPED Contábil (ECD), você deve ter efetuado o Encerramento do Exercício.

O vídeo mostra todo o passo a passo da geração do arquivo. Se quiser imprimir as orientações, clique aqui.


Contabilidade Sibrax - Completo!Quer informações sobre o sistema de Contabilidade Gerencial da SibraxFale conosco.
Tem outras dúvidas? Entre em contato com um atendente online.
Fique por dentro das dicas da Sibrax! Siga facebook.com/sibraxsoftware

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.