Em um país ainda instável economicamente como o Brasil, reduzir custos acaba sendo uma estratégia eficaz para implementar melhorias no condomínio.
Para reduzir os custos em condomínio é imprescindível fazer um estudo completo da contabilidade e verificar o que pode ou não pode ser cortado para garantir a saúde financeira do empreendimento.
Uma boa análise garante aplicações corretas dos recursos do empreendimento, além disso, também ajuda a evitar erros, como por exemplo, não retirar nenhum tipo de recurso que é essencial para o bom funcionamento do mesmo.
Normalmente, as análises e redução de custos são feitas pelo síndico ou pelo administrador do condomínio que devem fazer um estudo completo e não deixar nada passar.
Pensando nisso, apresentamos cinco dicas para reduzir custos em condomínios que não comprometam o condomínio e a sua gestão. Continue a leitura!
1. Poupar energia elétrica
Poupar a energia elétrica é uma das dicas mais valiosas e mais utilizadas por qualquer empresa para reduzir os custos. Você pode programar os elevadores e instalar sensores de presença para economizar energia.
Cabe ao condomínio avaliar possíveis desperdícios de energia elétrica. Uma análise bem feita e a orientação aos funcionários é essencial para economizar energia.
2. Economizar água
A instalação de hidrômetros individuais é indicada, pois incentiva a economia de água do prédio como um todo e pode representar uma economia de 20% na conta de água do prédio.
Se não for possível, são alternativas a verificação de vazamentos, a instalação redutores de vazão e o reaproveitamento da água da chuva.
3. Fazer um orçamento anual
Condomínio e administradora devem elaborar o planejamento financeiro anual para evitar a emissão de cotas extras.
O Sistema de Condomínio da Sibrax oferece esta ferramenta e nossa próxima publicação trará o passo a passo para utilizá-la.
4. Realizar manutenções preventivas
Todo prédio deve ter em sua agenda de obrigações as manutenções preventivas que são bem mais baratas que as obras de reparação.
Dentre essas manutenções estão a verificação do para-raio, bomba de água, elevadores, impermeabilização, verificação de vazamentos. Tudo isso evita obras de grande porte e, consequentemente, grande custo.
5. Estimular a gestão participativa
Os condôminos podem fazer parte do dia a dia da gestão e surpreender com ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão de situações do condomínio. Quando a questão é reduzir custos, esta saída não pode ser descartada.
Viu só como medidas simples podem ajudar – e muito! – a reduzir os custos no condomínio. Aplique-as em suas gestão!
E você tem alguma dica para gente? Deixe-nos um comentário!
Aproveite e baixe nosso eBook “Condomínio: normas, gestão e convívio” para melhorar ainda mais a sua administração no condomínio. É gratuito!