O planejamento contábil é a tomada de decisões com base nos dados da empresa e no mercado externo. Para isso, é necessário que o gestor tenha uma organização das atividades, controle e métricas de resultado.
Com ele é possível obter competitividade e aumentar a lucratividade da empresa, com foco nos objetivos em médio e longo prazo.
Porém, muitas vezes os gestores de escritórios contábeis ou de empresas ficam tão preocupados em atender bem os clientes que se esquecem de planejar o crescimento do negócio. Por isso, preparamos 8 passos para você gerenciar o seu escritório contábil de forma eficiente. Confira!
1. Crie metas e estabeleça os passos para alcançá-las
Para obter sucesso é preciso saber aonde se quer chegar. Portanto, é fundamental estabelecer metas para médio e longo prazo — para 5, 10 e 15 anos, por exemplo — e traçar caminhos para alcançá-las.
Esse objetivo deve ser repassado para a equipe do escritório contábil, pois assim todos se engajarão para conquistá-lo.
2. Organize os documentos
A organização é essencial em qualquer empresa, principalmente quando se trata de dados bancários, contas a pagar e recursos para receber. Por isso, todos os documentos devem ser armazenados de modo que possam ser encontrados facilmente.
Isso dará mais agilidade para o dia a dia e segurança para o gestor tomar decisões corretas.
3. Mantenha um controle sobre as contas
É preciso manter um controle sobre as contas a pagar e a receber. Dessa maneira, o gestor evita prejuízos financeiros, débitos com fornecedores e dívidas bancárias.
4. Tenha um calendário de tributos
Faça um calendário dos tributos a serem pagos durante o ano e deixe essa informação disponível para todos os funcionários. Esse material pode ser impresso em formato de agenda, as datas também podem ser anotadas em um quadro em que todos têm acesso ou disponibilizadas por meio de ferramentas tecnológicas.
O importante é não se esquecer de pagar os impostos devidos para evitar multas e prejuízos financeiros.
5. Faça um registro de todas as atividades exercidas
Tenha um controle sobre todas as atividades exercidas por você e os demais colaboradores da empresa. Organize as tarefas diárias e meça a produtividade dos funcionários.
Dessa maneira, é possível computar quantas horas foram necessárias para desempenhar determinado processo. Assim, você consegue calcular melhor os honorários na hora de cobrar um cliente e organizar melhor o tempo necessário para cada atividade.
6. Tenha controle sobre a empresa
O gestor deve ter controle sobre tudo que acontece em seu negócio. É preciso conhecer as etapas de trabalho, estabelecer normas, processos internos e acompanhar a produtividade da equipe.
Para isso, não é necessário ficar ao lado das pessoas, controlando cada passo. Pode-se utilizar softwares para gestão das informações, controle do livro caixa e cobrança dos clientes que estão em débito.
7. Analise as métricas e monitore os resultados
Crie métricas de resultado e faça o acompanhamento mensal e anual. Ao monitorar os dados, o gestor consegue implantar melhorias nos processos para que o objetivo final seja alcançado.
8. Aumente a lucratividade com o planejamento contábil
O planejamento contábil permite a organização dos processos e mensuração dos resultados. Assim, o gestor consegue ter uma visão ampla do negócio e ter decisões assertivas para ampliar a lucratividade do escritório ou empresa.
Enfim, ao sistematizar os processos é possível controlar melhor a empresa, analisar os dados e aumentar a competitividade do negócio.
Você já fez um planejamento contábil eficiente para sua empresa? Quais os procedimentos que você realizou? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!
Quer informações sobre o Pacote Completo para Escritórios da Sibrax? Fale conosco.
Tem outras dúvidas? Entre em contato com um atendente online.
Fique por dentro das dicas da Sibrax! Siga facebook.com/sibraxsoftware
3 Comments
[…] sua equipe pode oferecer consultoria, análise de relatórios financeiros, planejamento estratégico, entre outras […]
[…] isso, o administrador deve ter controle sobre as finanças e estar preparado para esses gastos eventuais. Afinal, um colaborador que ganha um salário de R$ […]
[…] os impostos corretamente. Para isso, é indicado fazer listas dos tributos devidos, ter um bom planejamento contábil, utilizar softwares que facilitem a gestão dos processos e aceitar as orientações fornecidas […]