Passo a passo - Seguro Desemprego

[Passo a passo] Seguro desemprego

Siga os passos para gerar o arquivo no sistema Folha de Pagamento e veja como importá-lo para o Empregador Web. Clique aqui para ver o passo a passo em vídeo. Veja também como cadastrar uma procuração no Empregador Web.

Ver as principais dúvidas sobre a legislação em vigor e consulte o manual do usuário do Empregador Web se tiver dificuldades ao usar o portal.

Como gerar o arquivo no sistema Folha de Pagamento

  • Acesse o menu Arquivos
  • Selecione a opção Seguro Desemprego
  • Marque a opção Enviar por arquivo
  • Digite o Código da empresa
  • No campo Último salário, marque a opção Mês anterior da rescisão (consulte o SINE)
  • Digite o Código do empregado
  • No campo Desligamento, marque a opção Com projeção do aviso (consulte o SINE)
  • Confira a carteira de trabalho do empregado para preencher o campo Qtd. de meses trabalhados com vínc. empregatício nos últimos 36 meses
  • Confira novamente a carteira de trabalho do empregado e confirme se a caixa de seleção para a afirmação Recebeu salário em cada um dos últimos 6 meses deve ser marcada
  • Marque a caixa de seleção para a afirmação Aviso prévio indenizado apenas se ocorrer
  • Clique em Adicionar no arquivo
  • Clique em Gerar Arquivo
  • Clique no link Clique aqui para enviar o arquivo, você será direcionado para a página do Empregador Web



Atenção

O preenchimento dos campos Último salário e Desligamento estão sujeitas às definições do SINE de cada município. Não deixe de conferir.

O empregado pode receber mais ou menos parcelas do benefício com base na quantidade de meses. Certifique-se de que está informando o número correto de meses trabalhado nos últimos 36 meses.

Você pode repetir o processo e inserir outros empregados no arquivo. O Empregador Web aceita informações em lotes.

Como importar o arquivo no Empregador Web

  • Na página do Empregador Web, em opções de acesso, clique em COM Certificado Digital
  • Informe seu nome de usuário e senha e clique em Enviar
  • Clique sobre o CNPJ da empresa
  • No menu Requerimento, clique na opção Importar Arquivo
  • Clique em Escolher Arquivo (C:\Sibrax\Seguro Desemprego.sd)
  • Selecione o arquivo e clique em Importar

Atenção

Se você ainda não possui cadastro no Empregador Web, clique em Cadastrar Gestor nas opções de Acesso Direto e entre no portal mesmo sem certificado digital.

Importante: o sistema irá gerar o formulário de requerimento. Você deve solicitar ao empregado que assine a guia de confirmação da entrega do documento. Esta guia se encontra na 2ª via do formulário (via do trabalhador), na parte inferior do documento.

Orientação extra – Como cadastrar uma procuração no Empregador Web

 
Prefira realizar este processo se a empresa possuir certificado digital padrão ICP. Assim, o procurador terá acesso ao sistema e cadastro da empresa logo após a confirmação da operação. Se a outorgante não utilizar certificado digital padrão ICP, terá de levar os documentos ao MTE e aguardar a ativação da procuração.

  • Entre no Empregador Web utilizando o certificado digital padrão ICP
  • No menu Administração, selecione Manter Procuração e depois a opção Cadastrar Procuração (o representante legal poderá emitir a procuração direcionada tanto a pessoa física quanto jurídica)
  • Insira as informações solicitadas
  • Confira se estão corretas
  • Aguarde a mensagem de confirmação da operação de cadastro de procuração

Bom trabalho!


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29 Comments

  • 09/06/2020
    09/06/2020

    Caros, fiz os passos indicados na página, porém estou com um problema tem uma funcionária com erro no CBO, ela é monitora de teleatendimento CBO 4222-15 porém ele está constando inválido. alguém sabe como resolver?

    • Isabella
      15/06/2020
      Isabella
      15/06/2020

      Olá, Patricia! Verifique o código, em primeiro lugar, e, depois, se há alguma informação de histórico atrelada a funcionária que possa gerar divergencias, se estiver importando informações por arquivo. Obrigada por compartilhar sua dúvida e bom trabalho!

  • 06/06/2020
    06/06/2020

    Bom dia, o meu contador antigo não lembra o Usuário que ele cadastrou no empregador web, com isso não consigo entrar para fazer o requerimento de seguro desemprego de uma funcionária. E com certificado digital não abre. Da sempre erro.

    • Isabella
      08/06/2020
      Isabella
      08/06/2020

      Olá, Lucas! Confira as formas disponíveis para a recuperação desta senha. Entre em contato com o órgão correspondente para obter mais informações a respeito se não puder solucionar desta forma. Obrigada por compartilhar sua dúvida e bom trabalho!

  • Davi Pedro Joaquim
    22/05/2020
    Davi Pedro Joaquim
    22/05/2020

    Gostaria de informaçao,como fazer o cadastro do seguro desemprego.

    • Isabella
      25/05/2020
      Isabella
      25/05/2020

      Olá, Davi. Entre em contato com o setor de RH da empresa para a qual você prestava serviços para obter informações. Obrigada pela visita ao blog!

  • Flavia
    12/05/2020
    Flavia
    12/05/2020

    Fui dispensada no dia 23/ 03/20 tentei da entrada no meu auxílio não consigo, Está dando divergências no aplicativo da carteira digital, preciso de uma orientação
    Obrigado

    • Isabella
      13/05/2020
      Isabella
      13/05/2020

      Olá, Flavia! Entre em contato com o setor de RH da empresa que realizou o seu desligamento para obter mais informações. Esperamos ter ajudado e obrigada pela visita!

  • Liliane Alves de Moura Martins
    09/05/2020
    Liliane Alves de Moura Martins
    09/05/2020

    Eu estou precisando gerar uma guia de seguro desemprego para empregado de MEI foi feito o certificado, entrei cadastrei o gestor, sendo que quando eu entro na tela principal não aparece o cnpj e nem opção para fazer o requerimento. Alguem poderia me auxiliar por favor o que devo fazer.

    • Isabella
      13/05/2020
      Isabella
      13/05/2020

      Olá, Liliane! Para o Empregador Web, você pode ligar para o número 158 e pedir orientação direto na central de atendimento Alô Trabalho. Espero ter ajudado e bom trabalho!

  • Thássia
    07/05/2020
    Thássia
    07/05/2020

    Olá, Faço para entrar com recurso no seguro desemprego. Poderia me ajudar?

    • Isabella
      13/05/2020
      Isabella
      13/05/2020

      Olá, Thássia! Entre em contato com o setor de RH da empresa que realizou o seu desligamento para obter mais informações. Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

  • Rosiane silva
    30/04/2020
    Rosiane silva
    30/04/2020

    Boa noite fui demitida sem justa causa 3 anos e 5 meses cumpri o aviso como posso gerar minha chave para realizar o saque do fgts e posteriormente da entrada no seguro eu mesma posso fazer isso através de qual site obrigado

    • Isabella
      04/05/2020
      Isabella
      04/05/2020

      Olá, Rosiane! Quem gera a chave de saque do FGTS é a empresa que realizou a demissão. É também a empresa que faz a comunicação de dispensa ao governo. Você pode dar entrada no seguro por meio do site http://www.servicos.mte.gov.br, ok? Esperamos ter ajudado. Obrigada por compartilhar sua dúvida!

  • flaviane
    20/04/2020
    flaviane
    20/04/2020

    Bom dia! no caso no campo da soma dos tres ultimos salários nao aparece nenhum valor somado. E o salário dos ultimos 3 meses não é o salário da carteira.
    é assim mesmo?

    • Isabella
      20/04/2020
      Isabella
      20/04/2020

      Olá, Flaviane. É preciso sempre informar os valores corretos em qualquer declaração. Obrigada pela visita!

  • Thayná
    09/04/2020
    Thayná
    09/04/2020

    Bom dia. Se aparecer a mensagem : O upload do arquivo falhou. Formato de arquivo inválido. O que pode ser ? Me informaram que neste caso o funcionário não tem direito ao seguro desemprego, é isso ?

    • Isabella
      13/04/2020
      Isabella
      13/04/2020

      Oi, Thayná. É formato do arquivo que está inválido. Isso não quer dizer que o funcionário não tem direito. Verifique o arquivo que está sendo gerado. Obrigada pela visita ao blog e bom trabalho!

  • Luiz Marconi
    14/07/2019
    Luiz Marconi
    14/07/2019

    Eu gerei o arquivo e não consigo enviar dar a mensagem de que o loguinho esta desatualizada como devo fazer pra resolver

    • Isabella
      15/07/2019
      Isabella
      15/07/2019

      Oi, Luiz! Para este tipo de suporte, entre em contato diretamente com o SAC da Caixa pelo telefone 0800 726 0101. Espero ter ajudado!

  • Empregador Web Gerson
    23/03/2018
    Empregador Web Gerson
    23/03/2018

    Legal saber disso artigo bacana!

  • Empregador Web Gerson
    09/03/2018
    Empregador Web Gerson
    09/03/2018

    Bom artigo passo a passo ajudando a galera, parabens!

  • ROGERIO CONTINI
    16/12/2017
    ROGERIO CONTINI
    16/12/2017

    pessoal hoje dia 16/12 estou tentando gerar o seguro desempego web, o desligamento/ultimo dia trabalhado será dia 22/12 (tem que ser neste dia, ou posso fazer isso antes) ?

    • Isabella
      18/12/2017
      Isabella
      18/12/2017

      Oi, Rogerio! Tudo bem? Seguro desemprego só pode ser enviado no dia do desligamento ou posteriormente, ok? Espero ter ajudado e bom trabalho.

  • RITA
    14/09/2017
    RITA
    14/09/2017

    MEU DEUS QUE COISA BOA !!!! AJUDA DEMAIS !! MUITO OBRIGADA!!
    EU GOSTARIA DE SABER O PASSO A PASSO PARA GERAR AGRRF NO SISTEMA CONECTIVIDADE “PRI” PODEM ME AJUDAR ?

    • Isabella
      14/09/2017
      Isabella
      14/09/2017

      Oi, Rita! Ficamos felizes em saber que o passo a passo te ajudou. Ainda não temos publicado o passo a passo d GRRF, no entanto, o tutorial será disponibilizado para geração pela folha da Sibrax e transmissão pelo Conectividade ICP, ok?

      • Cinthya Santos
        25/04/2018
        Cinthya Santos
        25/04/2018

        Boa noite
        Eu consegui importar o arquivo deu certo….mas eu não consigo imprimir o requerimento….onde imprimo?

        Desde já agradeço.

        • Isabella
          26/04/2018
          Isabella
          26/04/2018

          Cinthya, o requerimento é gerado logo após a importação do arquivo. Se não foi gerado automaticamente, veja se o documento não está disponível nas opções do menu requerimento ou tente uma nova importação. Bom trabalho!

  • José
    17/09/2016
    José
    17/09/2016

    Valeu!

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