Desvende os segredos da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) e simplifique sua vida no campo!
Com a obrigatoriedade da NFP-e em diversos estados do Brasil, o processo de emissão de notas fiscais para produtores rurais está mais fácil e prático do que nunca.
Neste artigo, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre essa nova modalidade de nota fiscal e o que acontece se o produtor rural não se adequar. Acompanhe agora!
O que é a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e)?
A Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, que tem como objetivo documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias de produtores e microprodutores rurais.
É uma nota fiscal eletrônica modelo 55 adaptada para o produtor rural poder emitir eletronicamente suas notas fiscais para a Secretária da Fazenda de seu estado.
A NFP-e possui as mesmas atribuições e validade jurídica da Nota Fiscal de Produtor, em papel, modelo 4.
Benefícios da NFP-e para o produtor rural
- Substituição da nota fiscal em papel por um processo eletrônico.
- Fim da prestação de contas junto à prefeitura.
- Redução de custos de impressão e envio.
- Mais agilidade e segurança na informação.
- Garantia da recepção dos dados.
Prazo!
Desde 1º de janeiro de 2021, os produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil já estavam obrigados a utilizar a NFP-e.
Produtores rurais produtores rurais com receita anual abaixo de R$ 1 milhão terão obrigados a emitir a NFP-a-e a partir de 1º de dezembro, nas operações internacionais de comercialização de produtos.
Já para os produtores com faturamento superior a esse valor, a obrigatoriedade de emissão da NFP-e em operações internacionais e juros teve início em 1º de maio deste ano, conforme previsto.
O que acontece se o produtor rural não se adequar à NFP-e?
Não fique para trás! A NFP-E (Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural) é obrigatória para todas as operações do produtor rural, e quem não se adequar estará sujeito a multas.
A multa por não cumprir com essa obrigação fiscal pode representar um grande impacto nos seus resultados financeiros. As penalidades podem incluir valores significativos, prejudicando o seu negócio e comprometendo a sua atividade rural.
Emissor Sibrax emite NFP-e: conheça!
Garanta já a sua conformidade com a legislação e evite penalidades. Conheça o nosso emissor de notas da Sibrax e simplifique ainda mais o seu processo de emissão de notas fiscais.
O emissor de notas da Sibrax é totalmente adequado à emissão da NFP-e, além de ser totalmente EM NUVEM! Solicite uma demonstração: https://novo.sibrax.com.br/produtos/sistema-emissor-documentos-fiscais-nfe-nfce-nfse-mdfe/
Achou essa informação útil? Compartilhe este artigo!