LIVRO CAIXA RURAL

O produtor rural que auferir receita acima de R$ 4,8 milhões no ano tem de escriturar as receitas e despesas no Livro Caixa e exportar as informações para a Declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para esse fim. Porém o empresário rural precisa de mais controle de suas atividades e de uma perfeita apuração de custo de suas produções.
Para isso, deve-se escriturar a contabilidade, registrando os bens ativos, as obrigações, as receitas e as despesas. Só assim se obterá com precisão os reais resultados da atividade agropecuária. Quando se tem mais de uma propriedade e a compra de insumos é global, faz-se necessário estabelecer a quantidade que cada propriedade vai utilizar por meio de rateio. Só assim será possível determinar o resultado de cada propriedade.
A Sibrax tem um Plano de Contas específico que também contempla atividade rural. Tem ainda um ambiente em que você faz os lançamentos das receitas e das despesas de forma simples. O sistema faz automaticamente os rateios das receitas e das despesas no percentual que você indicar. Outro benefício do sistema é a exportação dos lançamentos para o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), instituído pela Receita Federal. Confira!
Osvaldo Lima

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.