Ser contador não é fácil, não é mesmo? Além de atender as necessidades de seus clientes, ampliar sua carteira de serviços, atrair novos clientes e lidar com as mudanças no mercado contábil, muitos escritórios contábeis também enfrentam outro grande desafio: receber o pagamento de seus honorários em dia.
E, vmaos adiantando, para vencer esse obstáculo, o contador precisará buscar um plano de ação que o ajude a diminuir a taxa de inadimplência de seus clientes e a receber os pagamentos em dia.
Por isso, se você está com problemas com atrasos no pagamento dos seus honorários contábeis, continue esta leitura e saiba como reorganizar as suas cobranças e obter estabilidade na hora de receber seus honorários sem atrasos. Confira!
1. Deixe tudo bem descrito no contrato
Para começar, sempre tenha um contrato com todas as clausulas corretas, incluindo a parte do seu honorário, décimo terceiro, pagamentos extras, entre outros.
Procure também colocar a data de pagamento, multas por atraso se houver. Isso facilitará na hora de cobrar, caso seu cliente atrase o pagamento do seu honorário contábil.
2. Incentive o pagamento antecipado
Todo mundo gosta de um desconto, não é mesmo? Então, por que não usar este gatilho como mais um incentivo para que seu cliente honre o compromisso de pagar seus débitos?
Em vez de esperar passivamente que seu cliente pague as contas na data de vencimento, ofereça a ele um desconto para pagamento antecipado.
Como resultado, ele terá um incentivo maior para pagar seu débito antes da data de vencimento.
Não precisa ser nada extravagante, um pequeno desconto, como de 3 a 5% para pagamentos feitos até 10 dias antes do vencimento, pode ser suficiente para atrair clientes e garantir que seu escritório receba os honorários em dia.
3. Recompense os bons pagadores
Apesar dos elevados níveis de inadimplência, sempre vão existir os clientes que fazem questão de pagar seus débitos em dia. Então, por que não o recompensá-los por isso?
Você pode pensar que ele está apenas cumprindo com uma obrigação, afinal, você e sua equipe também entregam um ótimo trabalho regularmente, certo?
Contudo, tenha em mente que essa estratégia pode ser usada para motivar até o cliente mais obstinado, que se recusa a cumprir a mesma obrigação. Em outras palavras, o objetivo é criar um efeito cascata.
A ideia é criar um bônus de fidelidade e recompensar os clientes que pagam suas contas em dia e integralmente por um determinado período de tempo.
Você pode sugerir uma orientação relacionada ao imposto de renda ou consultoria em algum assunto que seja de interesse do cliente com relação à empresa, como educação financeira, controle interno do negócio, como organizar réguas de pagamento, planejamento de cargos e salários, entre outros.
4. Opte por lembretes do pagamento
Os clientes podem esquecer de pagar, pois simplesmente não percebem que a fatura estava vencida.
Portanto, alguns dias antes do prazo de pagamento, certifique-se de ter um canal de comunicação para lembrá-lo que o honorário está próximo do vencimento.
5. Facilite o meio de cobrança
O meio de cobrança também é muito importante, sabia? Opte sempre pelo pagamento à vista no pix, boleto ou transferência bancária.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂
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