FIQUE ATENTO

No mês de janeiro ocorrem fatos que afetam a folha de pagamento e que você deve se atentar. Este ano em especifico também ocorreram algumas mudanças novas, veja a seguir:
-Atualização do FAP: Verifique se o FAP da empresa teve alteração e atualize no cadastro da empresa. O FAP é divulgado todo ano no mês de setembro e vale a partir de janeiro do ano seguinte. O  eSocial já apura os valores conforme o FAP que trás da consulta da previdência, por tanto na folha basta que o mesmo esteja correto também.
-Atualização do salario mínimo: Novo salario mínimo nacional passa a ser 1.212,00. Alguns estados também possuem mínimo particular como é o caso da Paraná. Na folha de pagamento utilize a  opção: Lançamentos > Reajuste Salarial > Pelo salário mínimo, e ajuste de todos empregados/sócios que estejam registrados pelo mínimo.
-Opção da contribuição do empregador rural: Em janeiro o empregador rural pode optar pela contribuição do Funrural sobre a comercialização ou sobre a folha de pagamento.
-DAE do MEI inclui o FGTS: MEI com empregado registrado, a partir desse mês terá o FGTS incluso no DAE, consolidando o INSS e FGTS em uma guia só, para essas empresas a SEFIP já não é mais necessária.
-eSocial sem movimento: Empresas com CNPJ ativo mas sem movimento de folha devem enviar o fechamento do eSocial da competência 01/2022 como sem movimento.

ATENÇÃO:

COAF , último dia para declarar. A Declaração de Não Ocorrência de Operações deve ser comunicada ao CFC até o dia 31 de janeiro de 2022, para maiores informações clique aqui.

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.